Cap. IV A construção do sentido

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Transcrição da apresentação:

Cap. IV A construção do sentido

Sentido e contexto “Não há texto sem contexto” O sentido de um texto se constrói a partir das relações que ele estabelece com seu contexto. Muitas vezes, uma palavra pode ter diferentes sentido em contextos distintos. Contexto são as circunstâncias(políticas, sociais, históricas, culturais, entre outras) que estão associadas ao texto. É fundamental compreender o contexto para melhor depreender o sentido de um texto.

O contexto normalmente nos fornece elementos que orientam a leitura do texto. Mesmo sem perceber, o leitor analisa e estabelece relações entre o texto e seu “entorno”. Observar exemplo de contexto conhecido e desconhecido – p.58-9.

Tarefa – p. 60-1 Exercícios 1 a 5.

Sentido literal e sentido figurado Sentido literal – as palavras são empregadas em sentido “básico” de dicionário. Sentido figurado – as palavras sofrem modificações em seu significado primário, ganhando assim novos sentidos. Cabe ao leitor a percepção destas manutenção/mudanças no sentido da palavra. Exemplos – p. 62-4

Tarefa – p. 64-5 Ex. 1 a 4

Polissemia Diferentes significados que uma mesma palavra pode adquirir em diferentes contextos de uso. Ex: Ficar com a garota. Ficar em casa. Ficar de bobeira.

Campo semântico Quando algumas palavras que constituem um vocabulário (léxico) estão relacionadas a um mesmo conceito ou ideia, temos um mesmo campo semântico.

Sinonímia e antonímia Sinônimos – termos de significados semelhantes. Antônimos – termos de significados opostos.

Hiperonímia e hiponímia Hiperônimo – termo de significado mais abrangente. Ex: veículo Hipônimo – termo de significado mais específico. Ex: moto, carro e bicicleta.

Tarefa Exercícios – 1,2,4, 5 e 6