ANTONIO LATORRACA NETTO – MESTRANDO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alguns elementos para reflexão:
Advertisements

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Metodologia de Pesquisa
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Paisagem Natural e ação do Homem
DIRETRIZES CURRICULARES
Renaturalização de cursos d’água
ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Aula de revisão – Parte II
A INSERÇÃO DA GEOGRAFIA INDUSTRIAL NOS GRANDES EVENTOS DA GEOGRAFIA BRASILEIRA Vivian Rodrigues de Moraes Storer Bolsista PIBIC/CNPq Orientadora: Olga.
Clima Urbano e Dengue em Cidades do Centro-Sul do Brasil: Condicionantes Climatológicos na Tríplice Fronteira de Foz do Iguaçu/PR Nathan Rodrigues de.
XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP Resultados e Discussão
Para uma primeira avaliação, os resultados mostram que, para a escolha do projeto a implementar, o método AHP foi muito eficaz e pode novamente, ser utilizado.
Cristiane jonas Francisconi
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Geotecnologias Aplicadas à Engenharia Civil e Ambiental
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
PROJETO “reinventando o ensino médio”
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
As intervenções urbanas em Curitiba relacionadas à Copa de 2014 e seu papel no contexto dos GPU – Grandes Projetos Urbanos. Ana Caroline de Oliveira Chimenez.
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
Universidade de Coimbra Mestrado em Eng.ª Geográfica
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Introdução A Escola de Saúde Publica de Mato Grosso (ESPMT), vem atuando na formação de Indígenas a partir de 1987, onde iniciou a execução do Projeto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO XVIII SEMANA.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Objeto e objetivos A revisão bibliográfica sobre o papel das imagens nas pesquisas sociais e nas sociedades fundamenta o campo de reflexão onde nos situamos.
ESTUDO SOBRE INVESTIMENTOS E LEGADOS DA COPA DO MUNDO DE 2014 EM CUIABÁ/MT Introdução A Copa do Mundo de 2014 tem sido objeto de intensos e acalorados.
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
Introdução a Questão Social
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL XVIII SEMANA.
Título: INDICADORES DO POTENCIAL POLUIDOR DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO: SÉRIE HISTÓRICA Acadêmico: Felipe Abrão Franco Orientador:
Agroecologia.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORADORES DE REGIÕES LITORÂNEAS SUL- CATARINENSES SOBRE MEIO AMBIENTE - Ciências Humanas / Psicologia Social REIS, Diego Machado.
Amália Souza Engel Orientadora: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
Política Educacional Brasileira
Mestrando: Roberto Luiz Mendonça Garcia
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
Professor(es)-Pesquisador(es):
Aluno-autor: Marcela Prado Silva, bolsista CNPq/PIBIC
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) LINHA DE PESQUISA planejamento e projetos em espaços urbanos e regionais PROGRAMA mobilidade urbana.
Projeto CANTECHIS-FINEP
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
A ORGANIZACÃO E AS CONDICÕES DE TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUACÃO Fernando Henrique Protetti (autor) Profa. Dra. Aparecida Neri de Souza (orientadora)
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
Projeto de Lei nº 396/15 (PDDU) Capítulo V – Da Mobilidade Urbana.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
Análise de Dissertação Metodologia de Pesquisa Científica – SER 212 Docente: Prof. Dr. Gilberto Câmara DADOS MODIS PARA MONITORAMENTO E DETECÇÃO DA RETIRADA.
GEOGRAFIA DO TURISMO PROFA. DRA. ROSÂNGELA C. CORTEZ THOMAZ
DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará,
Departamento de Geografia A EXPANSÃO DE CONDOMÍNIOS FECHADOS EM CAMPO GRANDE, CIDADE DO RIO DE JANEIRO: MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO SOCIOECONÔMICA NA PERIFERIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

ANTONIO LATORRACA NETTO – MESTRANDO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – PPGEO TÍTULO: A QUALIDADE AMBIENTAL URBANA E AS OBRAS DE INTERVENÇÕES NA INFRAESTRUTURA DA CIDADE PARA A COPA DO MUNDO DE 2014 EM CUIABÁ, MATO GROSSO ANTONIO LATORRACA NETTO – MESTRANDO PROF. DR. JOSÉ CARLOS UGEDA JÚNIOR – ORIENTADOR

Pesquisa – Método – Metodologia - Pesquisa Em busca de aprimoramentos Teóricos e Conceituais do conhecimento Geográfico. Pesquisa – Método – Metodologia - Pesquisa Proposta do Projeto de Mestrado

Dissertação de Mestrado QUALIDADE AMBIENTAL URBANA Problemática Urbana – Ambiental. Processos de Planejamento e Gestão OBRAS DE INTERVENÇÕES NA INFRAESTRUTURA DA CIDADE Processos de Re Adequação da Cidade – Implantação do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT

OBJETIVOS: OBJETIVOS: GERAL: ESPECÍFICO: O objetivo principal do projeto é analisar a qualidade ambiental urbana nas regiões de influência e diretamente afetada pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT (eixo de transporte coletivo que atravessa algumas das principais avenidas da cidade de Cuiabá, MT). ESPECÍFICO: - Contribuir para reunir um conjunto de idéias, teorias, conceitos e práticas que vem sendo desenvolvidas sobre Qualidade Ambiental Urbana; - Analisar os impactos socioambientais contemporâneos da cidade de Cuiabá no contexto dos grandes investimentos em infraestrutura da cidade – especificamente a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos em Cuiabá e todos impactos socioambientais que serão promovidos em função de sua instalação;

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A pesquisadora Maria Encarnação SPOSITO (2005) , sobre o processo de urbanização, evidencia processos de novas formas e consumo da/na cidade, contudo, esse processo em curso, tem aprofundado as contradições entre o ambiental e o social nos espaços urbanos (SPOSITO, 2005, p. 295) acrescenta ainda que é preciso considerar que o ambiente “não se restringe ao conjunto de dinâmicas e processos naturais” (2005, p. 295), sobretudo, é necessário destacar para análise, a existência de um entrecruzamento intenso e complexo entre as ações antropogênicas e as dinâmicas naturais.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A análise ambiental precisa levar uma abordagem integrativa de tais questões, que por sua vez, vão além da base naturalista, Francisco MENDONÇA (2004), aponta que: “A cidade (...) não é somente uma construção humana; ela é esta construção somada a todo o suporte que a precedeu – natureza – mais as atividades humanas. Da interação entre estas dimensões da realidade, produzem-se ambientes aprazíveis e com ótimas condições para o desenvolvimento da vida do homem, porém, em grande parte, ambientes desagradáveis, degradados e altamente problemáticos são também produzidos.” (2004, p. 185-186).

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Diversas questões devem ser consideras em um processo de planejamento urbano ambiental, a autora Dirce Maria A. Suertegaray (2005) escreve que a qualidade de vida precisa ser compreendida no sentido amplo: “(...), ou seja, na perspectiva ecológica, de justiça e bem-estar social contrapondo-se ao nosso modo de vida que tudo desrespeita, que a todos desrespeita, que desrespeita uns em relação aos outros e, entre esses outros, a nossa própria natureza (...)”. (SUERTEGARAY, p. 356)

O Plano de Mobilidade Urbana da SECOPA- MT e O VLT: METODOLOGIA O Plano de Mobilidade Urbana da SECOPA- MT e O VLT: Os megaprojetos que o perfazem; Os seus espaços físicos e sociais; O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental e a participação popular;

Figura 1: Avenida Rubens de Mendonça – AV. do CPA Figura 1: Avenida Rubens de Mendonça – AV. do CPA. Construção do Viaduto Da SEFAZ-MT. Foto: Antonio Latorraca Netto, 2012.

Figura 2: Canteiro arborizado da Av. do CPA – 2012 Figura 2: Canteiro arborizado da Av. do CPA – 2012. Foto: Antonio Latorraca Netto, 2012.

Figura 3: Avenida Fernando Côrrea da Costa Figura 3: Avenida Fernando Côrrea da Costa. Perspectiva da passagem do córrego do Barbado em 2012. Na atualidade, o córrego do Barbado encontra-se canalizado e deu origem a Av. Parque do Barbado ainda em construção.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: MENDONÇA, F. (org) Impactos Socioambientais Urbanos. Curitiba-PR: Editora: UFPR, 2004. MONTEIRO, C. A. F. Teoria e Clima Urbano. São Paulo: EdUsp, 1976. NUCCI, J. C. Qualidade Ambiental e Adensamento Urbano: um estudo de planejamento da paisagem no município de Santa Cecília, SP. (Tese de Doutorado em Geografia) FFLHC – Universidade de São Paulo – Pós-Graduação em Geografia, 1996. SPOSITO, M. E. B. Os Embates entre as questões ambientais e sociais no urbano. 2005,. P. 295. IN: CARLOS, Ana Fani Alessandri; LEMOS, Amália Inês Geraiges (ORGs) Dilemas Urbanos: Novas abordagens sobre a cidade. 2ª edição. São Paulo: Contexto. 2005. SUERTEGARAY, D. M. A. Debate entre Questões Ambientais e Sociais No Urbano. p.352-357. IN: CARLOS, Ana Fani Alessandri; LEMOS, Amália Inês Geraiges (ORG s) Dilemas Urbanos: Novas abordagens sobre a cidade. 2ª edição. São Paulo: UGEDA JÚNIOR, J. C. Clima Urbano e Planejamento na cidade de Jales-SP. Tese (Doutorado em Geografia) Instituto de Ciências e Tecnologia – UNESP – Presidente Prudente. Programa de Pós Graduação em Geografia UNESP, 2011.