Os propósitos de Deus na história de uma nação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
Os grandes espaços religiosos
HEBREUS HISTÓRIA PROF.ª MARYELLA
5 – A ALIANÇA COM O REI DAVID E SUA FAMÍLIA.
VISÃO PANORÂMICA DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
MARCOS 6.30 A identidade de Jesus.
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
VELHO TESTAMENTO E.
O QUE VIMOS NA AULA PASSADA...
VELHO TESTAMENTO E.
VELHO TESTAMENTO 5.
OSÉIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: a.C
Bíblia Completa 66 livros
Os Livros das Crônicas.
A Monarquia em Israel. I - Reino UNIDO. (Israel) Começar Jogo EBD
Bem Vindos !.
O Livro de Mateus TEXTO BASE: Mateus 1.23
UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.
Hebreus.
Os Profetas Menores Lições 3 e 4.
Hebreus 7 A Aliança Superior
Estado, Cultura e Sociedade
A Monarquia em Israel. II - Reino do Norte. (Israel) Começar Jogo EBD
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
“[...] filho do sumo sacerdotes Arão”. Ed 7.5b “Chame seu irmão Arão e separe-o dentre os israelitas, e também os seus filhos Nadabe e Abiú, Eleazar.
O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas.
Um povo especial Pentateuco Unidade II
Representantes de Deus em uma missão importante
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Profetas Menores O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia.
Um espaço especial Pentateuco Unidade III
LIVROS HISTÓRICOS Os propósitos de Deus na História de uma nação.
Liderança Cristã APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo
Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante.
Os propósitos de Deus na história de uma nação
SENIB 2014.
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Bíblia Completa 66 livros
Os Hebreus.
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
Josué o líder da conquista de Canaã Josué, sem dúvida alguma, é o personagem que predomina na fase da conquista da terra prometida, tendo.
3 MISSÕES NOS SALMOS E NOS PROFETAS. 3 MISSÕES NOS SALMOS E NOS PROFETAS.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
UNIDADE 4 – ANÁLISE HISTÓRICA DOS PROFETAS
Hebreus.
LIÇÃO 1 DANIEL, NOSSO “CONTEMPORÂNEO”
O Reino do Norte – Israel
ABRAÃO – 1850 aC Ur na Caldéia = Abrão e Sarai Gn 11, 29
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
Jz.2:6 a 23 e 17:6; 21:25.
Hebreus.
VELHO TESTAMENTO "E“ REIS.
LIÇÃO 2 - O NASCIMENTO DE JESUS
VELHO TESTAMENTO "E".
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
Gostaria de relacionar alguns homens, que apesar de serem fracos e vulneráveis ao pecado, Deus os usou poderosamente para desempenhar alguns trabalhos.
VELHO TESTAMENTO "E".
VELHO TESTAMENTO "E".
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
Lição 2 para 10 de outubro de 2015
01. Quão determinantes foram as influências familiares e culturais na formação do rei Josias? Podemos culpar o meio em que vivemos pelos nossos defeitos.
ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos
Oriente próximo SOCIEDADES, REINOS E IMPÉRIOS
Império Morte de Ramsés II Ano1220 Personagens não bíblicos Reis Cananeus Personagens bíblicos JosuéJuizes PeríodoTribal Linha do tempo: Período Tribal.
De Canaã A Conquista Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Lição nº.
Transcrição da apresentação:

Os propósitos de Deus na história de uma nação LIVROS HISTÓRICOS Os propósitos de Deus na história de uma nação O reino dividido Unidade III

Introdução Nesta unidade, verificaremos, no primeiro capítulo, as características especiais do Reino dividido, procurando identificar o perfil dos dois reinos recém-criados, procedendo a avaliação do período.

Capítulo 1 – As características especiais do reino dividido 1.1 – As causas da divisão Não podemos ter um olhar simplista quanto aos motivos que levaram à divisão da nação, o que estava acontecendo era o resultado de erros e pecados praticados ao longo da trajetória deste povo. 1.1.1 – O problema histórico 1.1.2 – A questão da justiça divina 1.1.3 – A arrogância de Roboão 1.2 – Judá – O reino do Sul O país do sul, também denominado Judá, embora constituído por apenas duas tribos,a própria Judá e Benjamim ( 1 Rs 12.21 )

Capítulo 1 – As características especiais do reino dividido 1.3 – Israel – O reino do Norte O Reino do Norte, Israel, formado pelas dez tribos, às vezes chamado de Efraim ( Is 7.2,9,17; Os 5 ) 1.4 – Uma avaliação do período A situação dos dois reinos após a divisão era idêntica. Ninguém havia ganhado. As duas novas nações tinham se fragilizado consideravelmente nas áreas políticas, econômica e religiosa.

Capítulo 2 – O reino de Judá 2.1 – O reino após Salomão De acordo com as informações históricas encontradas ( 2 Cr 10-12; 1 Rs 12 ) Robão, o sucessor de Salomão, rejeitou o conselho que as autoridades de Israel lhe deram. 2.2 – Jerusalém e as duas tribos do Sul Por muitos anos a “cidade da paz”, como é traduzido o termo, foi o quartel general dos jebuseus, porém, por volta do ano 1000 a.C., foi incorporado ao território de Israel.

Capítulo 2 – O reino de Judá 2.3 – A dinastia Davídica A existência da monarquia procedente e fundamentada em Judá se justifica em um plano feito por Yahweh e comunicado a Davi 2.4 – Os sacerdotes e os levitas em Jerusalém Com a divisão do reino em 931 a.C., surgiu um fato novo: a migração de levitas e sacerdotes para o sul, em especial para Jerusalém.

Capítulo 3 – O reino de Israel 3.1 – Jeroboão, um homem ímpio De acordo com a lei, um rei deveria possuir algumas qualidades que o distinguisse como bom líder e o tornasse exemplo para toda a nação. 3.2 – Samaria e as dez tribos do norte Israel, ao longo de sua história, teve três capitais: Siquém ( reinado de Jeroboão ). Tirza ( reinado de Baasa – 1 Rs 15.33 ) e Samaria, a capital que foi palco dos fatos mais importantes da história desse povo.

Capítulo 3 – O reino de Israel 3.3 – Os reis de Israel Israel, diferente de Judá – que possuiu apenas uma linhagem real ( a davídica ) -, vivenciou cinco dinastias ( Jeroboão 1, Baasa, Onri, Jeú e Menaém ) 3.4 – O juízo O capítulo dezessete de 2 Reis descreve as causas que motivaram o castigo divino, as oportunidades dadas ao povo de Israel para que experimentasse a misericórdia divina através do arrependimento e, finalmente,a aplicação do Juízo divino a esse povo.

Capítulo 4 – Vozes proféticas: Elias e Elizeu 4.1 – Considerações sobre o trabalho profético O trabalho profético no Antigo Testamento foi muito intenso, homens como Abraão e Moisés foram incluídos na categoria. 4.2 – A situação política de Israel O período era o do rei Acabe, um governante hábil e poderoso que marcou a história de Israel como um dos seus principais monarcas.

Capítulo 4 – Vozes proféticas: Elias e Elizeu 4.3 – Elias e sua luta contra a idolatria Elias, um dos profetas de maior destaque do Antigo Testamento, surgiu na história de Israel em um momento muito tumultuado e recebeu como missão o combate à idolatria 4.3.1 – O ministério de Elias 4.4 – Elizeu e as provisões para um povo em miséria Elizeu – um homem consagrado por Deus e com um ministério semelhante ao de seu antecessor, Elias – desenvolveu uma obra ao longo de seis reinados.

Capítulo 5 – Os avivamentos em Judá 5.1 – O momento de Josafá Josafá, filho do rei Asa, pôde observar as experiências positivas de seu pai, quando esse se dedicou ao Senhor; 5.2 – Intervenções divinas na época de Joás Yahweh tinha celebrado uma aliança com Davi na qual constava que não faltaria um descendente davídico sobre o trono de Israel.

Capítulo 5 – Os avivamentos em Judá 5.3 – Ezequias e a preservação da nação Ezequias, um rei bondoso e temente ao Deus eterno, era filho do idólatra rei Acaz. 5.4 – Josias e a retomada da palavra O rei Josias, o último monarca piedoso do reino de Judá antes da completa destruição da nação, herdou, aos oito anos, um reino completamente entregue ao paganismo.