I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEFESA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brasília– DF 20 de maio de 2013 Brasília– DF 20 de maio de 2013 Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Diretrizes estratégicas.
Advertisements

Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretário Nacional de Juventude
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
BARRACÃO INDUSTRIAL.
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Os Desafios da Análise de Interesse Público: Processo e Metodologia
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Relato Coordenação Nacional Prof. Tomás Dias Sant´ Ana Coordenação Nacional Porto Alegre, 13 de Março de 2014.
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
Brasília, 13 de novembro de 2013
RACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Panorama da Saúde no Brasil
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Audiência Pública sobre Sucata Ferrosa no Brasil
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO SECRETARIA DE COMÉRCIO E SERVIÇOS DEPARTAMENTO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
9ª. Reunião Extraordinária Comitê Comércio Exterior 27 de outubro de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Benefícios da participação em CGV
Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 2011 Fernando A. Freitas Lins Diretor de Transformação e Tecnologia Mineral SECRETARIA DE GEOLOGIA, MINERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO.
1º Seminário Internacional de Defesa 18 de novembro de 2014 Santa Maria / RS Claudio Ferreira da Silva, Ms.C Líder das Empresas do Setor Espacial.
“O IFI e o Desenvolvimento Aeroespacial Nacional”
“Catalogação Aplicada à Logística”
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
Planejamento Institucional da Aeronáutica
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
COOPERAÇÃO MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior SCS - Secretaria de Comércio e Serviços Inmetro - Instituto Nacional de.
Comunicação Social da Defesa
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
CENTRO DE DEFESA CIBERNÉTICA
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
República Federativa do República Federativa do BRASIL BRASIL ‘ FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE CARNES MDIC/SDP/DEORN.
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA Laboratório de Novos Conceitos em Aeronáutica - LNCA Plataforma do Conhecimento no contexto.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC A Política Industrial para o Setor Automotivo Brasília – 23 de novembro de 2011.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEFESA Participação do MDIC na elaboração das políticas públicas para o setor de Defesa Santa Maria, 18 novembro 2014 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) Departamento de Setores Intensivos em Capital e Tecnologia (DESIT) Coordenação-Geral das Indústrias de Aeroespacial e de Defesa (CGAD)

ROTEIRO Quem é e o que faz o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Novo protagonismo do MDIC como apoiador da indústria de defesa do Brasil

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) )

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) Departamento de Setores Intensivos em Capital e Tecnologia (DESIT) Coordenação-Geral das Indústrias Aeroespacial e de Defesa (CGAD)

Principais Atividades e Instrumentos da CGAD Grupo Técnico Responsável por Elaborar a Política Nacional de Offset Apoio às Forças Armadas na verificação da implementação de Projetos de Cooperação Industrial (contratos de compra com offset) Participação na CMID -Fortalecimento da Indústria Nacional de Defesa

Protagonismo MDIC: GT Responsável por Elaborar a Política Nacional de Offset (PNAC) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) Departamento de Setores Intensivos em Capital e Tecnologia (DESIT) Coordenação-Geral das Indústrias de Aeroespacial e de Defesa (CGAD)

Elaboração da Política Nacional de Offset Objetivos da Política Nacional de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica (PNAC) Fomentar a capacidade produtiva brasileira. Incentivar a indústria nacional por meio da cooperação industrial. Consolidar a base industrial e tecnológica nas áreas de interesse estratégico nacional.

Protagonismo MDIC: Apoio às Forças Armadas no Processo de Verificação e Implementação de Projetos de Cooperação Industrial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) Departamento de Setores Intensivos em Capital e Tecnologia (DESIT) Coordenação-Geral das Indústrias de Aeroespacial e de Defesa (CGAD)

Verificação de Projetos de Cooperação Industrial Programa H-XBR Programa H-XBR – aquisição de 50 helicópteros EC725 para atender às demandas das Forças Armadas. Por meio do Acordo de Compensação e Cooperação Industrial (offset e acordo de Cooperação Industrial) o Consórcio Eurocopter/Helibras vem fazendo a transferência de tecnologia que está alavancando a indústria brasileira com capacitação tecnológica para conceber, desenvolver e produzir aeronaves de asas rotativas no Brasil. Protagonismo MDIC acompanhar e verificar a implementação dos Projetos de Cooperação Industrial (ICP’s); elaborar relatórios que ensejam reconhecimento dos créditos por parte da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC - que é responsável pela coordenação dos trabalhos relativos ao desenvolvimento e aquisição de aeronaves militares e sistemas relacionados para o Comando da Aeronáutica).

Compra Contrato Principal Contrato de Offset CLS Verificação de Projetos de Cooperação Industrial Programa H-XBR Compra Contrato Principal Contrato de Offset CLS Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3 Projeto N ... Milestone 1 (P1) Milestone 2 (P1) Milestone 3 (P1) Milestone M (P1) ...

Verificação de Projetos de Cooperação Industrial Processo de Reconhecimento de Créditos de Offset

Protagonismo MDIC: Fortalecimento da Indústria Nacional de Defesa Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) Departamento de Setores Intensivos em Capital e Tecnologia (DESIT) Coordenação-Geral das Indústrias de Aeroespacial e de Defesa (CGAD)

Indústria Nacional de Defesa Eixos Estruturantes da Estratégia Nacional de Defesa (END) Estabelece normas especiais para as compras de produtos e de sistemas de defesa. Lei 12.598/2012 Cria a CMID. DPP e DCN. Produtos e Empresas Estratégicas de Defesa. Decreto 7.970/2013 Fórum de mais alto nível da Indústria de Defesa Nacional. Poder decisório no credenciamento das EEDs. Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID) Organizar e Orientar as Forças Armadas Reorganizar a Indústria Nacional de Defesa Composição dos Efetivos das Forças Armadas

Indústria Nacional de Defesa Declaração de Processo Produtivo (DPP) Protagonismo MDIC: PORTARIA nº289 de 14 novembro 2014 O MDIC emitirá Declaração de Processo Produtivo (DPP), especificando a manufatura ou o desenvolvimento de Produto de Defesa (PRODE) ou Sistema de Defesa (SD) nacional, mensurado de acordo com as apropriações de custos, desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no País. O MDIC, em articulação com o Ministério da Defesa e MCTI, realizará quando necessário verificação de conformidade de DPP ou Declaração de Conteúdo Nacional (DCN.

Coordenador-Geral das Indústrias Aeroespacial e de Defesa Edilson URBANO Coordenador-Geral das Indústrias Aeroespacial e de Defesa Edilson.urbano@mdic.gov.br Tel (61) 2027 7928