Encontro Regional de Gestão de Pessoas das Instituições Federais de Ensino Superior – Região Sudeste Universidade Federal Fluminense.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

PCCTAE.
APRESENTAÇÃO DA UFRN, ADAPTADA PARA UNIFESP 19/Novembro/2008.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
Projeto UAB - UFSCar Subsídios para Decisão Quanto a: Continuidade Estrutura Organizacional Compromisso dos Departamentos.
O Papel da CIS no PCCTAE.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
A formação profissional técnica de
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Grupo 3 Relatório Final.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONCILIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE INTERESSES
SÉCULO XX.
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
Compartilhando experiências: superação das Assimetrias Regionais e Setoriais nos eixos do Ensino, Pesquisa e Extensão. Algumas contribuições do ForGrad.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Daniel Bellissimo Versão 1.0 Julho de 2012
Etapas da construção do PDI IFTO
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Glauce-Mônica Vilela Souza
Seminário Saúde da.
Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Competências e obrigações da SUDAM
CÂMARA DE SAÚDE.
O PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Universidade Federal de Goiás
Levantamento das necessidades de treinamento
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
REUNI Programa de reestruturação e expansão das IFES Participação voluntária Prazo de realização a partir de 2008 até 2012.
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Pró-Reitoria de Planejamento
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS E METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAQI E O CAQ NOVA FORMA ESTRUTURANTE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Novembro de 2015.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Introdução As Instituições Federais de Ensino Superior passam por um processo de expansão, por meio da ampliação das matrículas, cursos, campus, infraestrutura,
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
Transcrição da apresentação:

Encontro Regional de Gestão de Pessoas das Instituições Federais de Ensino Superior – Região Sudeste Universidade Federal Fluminense

 Processo de identificação e análise quantitativa e qualitativa da força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos institucionais, considerando as inovações tecnológicas e modernização dos processos de trabalho no âmbito da IFE (Decreto 5825/2006)  Envolve a verificação do quantitativo, composição e perfil dos profissionais e identificação das habilidades, experiências e competências adequadas, para desempenhar as tarefas no local e momento

 Processo continuo. Dimensionar / redimensionar  Deve ser avaliado conforme as mudanças nos processos de trabalho e politicas institucionais (metas e objetivos)  Necessária a definição das estratégias e ações para viabilizar o alcance das necessidades identificadas  Deve estar integrado ao planejamento estratégico  Sujeito às disponibilidades orçamentárias e  fatores externos que podem influenciar no resultado e cumprimento do planejamento

 a análise do quadro de pessoal, (composição etária e à saúde ocupacional);  a análise da estrutura organizacional da IFE e suas competências;  a análise dos processos e condições de trabalho; e  as condições tecnológicas da IFE.

 Ações:  identificação da força de trabalho da IFE e sua composição;  descrição das atividades dos setores em relação aos ambientes organizacionais e à força de trabalho;  descrição das condições tecnológicas e de trabalho;  identificação da forma de planejamento, avaliação e do nível de capacitação da força de trabalho da IFE;  análise dos processos de trabalho com indicação das necessidades de racionalização, democratização e adaptação às inovações tecnológicas;  identificação da necessidade de redefinição da estrutura organizacional e das competências das unidades da IFE;

 aplicação da matriz de alocação de cargos e demais critérios para o estabelecimento da real necessidade de força de trabalho;  comparação entre a força de trabalho existente e a necessidade identificada, de forma a propor ajustes;  remanejamento interno de pessoal com vistas ao ajuste da força de trabalho à matriz de alocação de cargos; e  dentificação da necessidade de realização de concurso público, a fim de atender às demandas institucionais.

 O processo envolve: ◦ analise da situação atual do quadro de pessoal ◦ identificação das necessidades e a oferta de recursos humanos ◦ avaliação dos cenários atuais e futuros ◦ prever estratégias para atendimento das demandas futuras (capacitação, qualificação, expansão) ◦ identificar alterações nos processos de trabalho ◦ avaliação dos processos seletivos ◦ conexão com o planejamento estratégico ◦ participação dos gestores da instituição ◦ disponibilidade de recursos ◦ considerar as restrições legais ◦ 

 Quais as habilidades que a força de trabalho deve possuir para alcançar os objetivos e metas da instituição ?  Quais as mudanças esperadas nas atividades, processos e fluxos de trabalho em razão das metas, prioridades políticas, avanços tecnológicos e do processo de terceirização ?  Quais as habilidades necessárias no futuro e quais deixarão de ser ?  Quais as estratégias de recrutamento, redistribuição, capacitação e retenção que deverão ser implementadas para obter uma força de trabalho qualificada e diversificada e assegurar a sua manutenção ?

 Quais estratégias que deverão ser adotadas nos próximos anos a fim de suprir as deficiências de habilidades que poderão surgir em razão das vacâncias?  Quais as barreiras estatutárias, administrativas, estruturais ou culturais identificadas para a reestruturação da força de trabalho ?

 Expansão  Autorização para reposição e manutenção do quadro de pessoal  Programas de Expansão  Banco de Professor Equivalente  Quadro de Referencia dos servidores técnico- administrativo

CLASSE Provimentos Autorizados 2008 a 2011Programados Docentes Técnico- administrativo (C – 334) (B - 80)11.642

Docentes Técnico-administrativo Lei / PL Univ novas Total

 Lei /2012  TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO CRIADOS NO ÂMBITO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PARA REDISTRIBUIÇÃO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

DESCRIÇÃO DOS CARGOSCLASSEQUANTITATIVO ASSISTENTE DE ALUNOSC1.300 AUXILIAR DE BIBLIOTECAC900 AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAISC70 MARINHEIRO DE MÁQUINASC20 OPERADOR DE MÁQUINAS AGRÍCOLASC120 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃOD2.584 DIAGRAMADORD100 MECÂNICO (APOIO MARÍTIMO)D30 REVISOR DE TEXTO BRAILLED568 TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREAD1.939 TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOD1.090 TÉCNICO EM AGROPECUÁRIAD300 TÉCNICO EM ALIMENTOS E LATICÍNIOSD287 TÉCNICO EM ARQUIVOD478 TÉCNICO EM AUDIOVISUALD300 TÉCNICO EM CONTABILIDADED418 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕESD150 TÉCNICO EM ELETROTÉCNICAD100 TÉCNICO EM ENFERMAGEMD368 TÉCNICO EM MECÂNICAD100 TÉCNICO EM QUÍMICAD100 TÉCNICO EM RADIOLOGIAD20 TÉCNICO EM SECRETARIADOD450 TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHOD527 TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAISD2.562

ADMINISTRADORE1.310 ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOE1.428 ARQUITETO E URBANISTAE220 ARQUIVISTAE369 ASSISTENTE SOCIALE589 ASSISTENTE TÉCNICO EM EMBARCAÇÕESE30 AUDITORE564 BIÓLOGOE25 BIBLIOTECÁRIO-DOCUMENTALISTAE477 CONTADORE537 DIRETOR DE ARTES CÊNICASE2 ECONOMISTAE109 ENFERMEIRO/ÁREAE438 ENFERMEIRO DO TRABALHOE177 ENGENHEIRO AGRÔNOMOE115 ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHOE307 ENGENHEIRO/ÁREAE259 ESTATÍSTICOE99 FARMACÊUTICOE74 FISIOTERAPEUTAE130 FONOAUDIÓLOGOE116 JORNALISTAE210 MATEMÁTICOE10 MÉDICO VETERINÁRIOE387 MÉDICO/ÁREAE200 MUSEÓLOGOE41 NUTRICIONISTA/HABILITAÇÃOE428 ODONTÓLOGOE110 PEDAGOGO/ÁREAE924 PROGRAMADOR VISUALE150 PSICÓLOGO/ÁREAE647 PUBLICITÁRIOE50 RELAÇÕES PÚBLICASE289 REVISOR DE TEXTOE140 SECRETÁRIO-EXECUTIVOE378 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAISE446 TECNÓLOGO EM COOPERATIVISMOE100 TECNÓLOGO/FORMAÇÃOE808 TERAPEUTA OCUPACIONALE20 ZOOTECNISTAE70 TOTAL27.714

 Implantado em 2007  Proporciona:  realização de concursos públicos independentemente de prévia autorização  a manutenção dos quadros e reposição da força de trabalho das IFES  contratação de professores substitutos e visitantes, nos termos da Lei nº /93

 Decreto / 24/04/2007 ◦ relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professor para dezoito  Portaria Interministerial 22/2007 ◦ Professores do quadro efetivo + professores substitutos  Decreto 7.485/2011  Professores do quadro efetivo + professores substitutos + visitantes

totalclasse EClasse DClasse CClasse BClasse A ativos aposentados pensionistas

 Decreto 7.232/2010  Define os quantitativos de lotação dos cargos dos níveis de classificação “C”, “D” e “E” – PCCTAE das universidades federais

 Proposta de dimensionamento  o número de técnico-administrativos distribuídos pelos níveis de classificação “C”, “D” e “E” ativos nas Universidades;  o número de matrículas  a oferta de cursos em diferentes áreas do conhecimento;  a relação entre o número de matrículas e número de técnico- administrativos;  a oferta de cursos no turno noturno;  o número de câmpus fora de sede;  a região geográfica.  (graduação presencial e pós-graduação stricto sensu)

 Coordenação Geral de Recursos Humanos da Rede de IFES /  DIFES/SESu/MEC Telefone: (61)