Criciúma – SC, 09 de dezembro de 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

Políticas Publicas e Instrumentos de Apoio do Ministério da CIÊNCIA E TECNOLÓGIA para APLs de Base Mineral V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral.
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC)
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Governança do APL de Pegmatitos PB/RN
SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS
Comitê Temático APLs de Base Mineral e RedeAPLmineral: ações conjuntas em prol do desenvolvimento dos APLs.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
1. Caracterização do APL Localização: Região do Seridó
O QUE É O PRODAFISC.
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
FINEP FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
2009.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Por uma Agenda Conjunta com os Estados Glauco Arbix
COMPOSIÇÃO DA CÂMARA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
Instituto Nacional de Tecnologia Domingos Manfredi Naveiro
3º Encontro Nacional dos Fóruns Regionais. Início do FEMEP-GO O FEMEP-GO foi criado através do Decreto 6948 de 07 de Julho de 2009 pelo Governo de Goiás.
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
PROGRAMA GÁS LEGAL É SIMPLES SER LEGAL.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
FIEP – Outubro /Campina Grande PB
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
Programa de Educação Ambiental da Bahia
Gestão:Execução:Realização: Brasília, abril de 2009 Brasília, abril de 2009.
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2012.
VII Seminário de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Associativismo e cooperativismo como instrumento de gestão sustentável para a mineração em pequena e média escala organizada em APLs Alan Ferreira de Freitas.
Ministério de Minas e Energia
Estruturação e implantação de um Centro Vocacional Tecnológico junto ao APL de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul: sucesso em soluções ambientais, tecnológicas.
O fomento ao cooperativismo mineral no Brasil
SUBPROJETOS DE MINERAÇÃO.
Projeto APL Pegmatitos da Região Seridó e Agreste Potiguar
Seminário RESÍDUOS: tecnologias e sustentabilidade APLs de base mineral, resíduos e sustentabilidade Marcelo Soares Bezerra CETEM (em publicação)
Engenharia de Minas VIII Seminário Nacional de APLs de Base Mineral
Aproveitamento de resíduos em APLs de Base Mineral
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Financiamento do BNDES para instalação da fábrica;
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
2° vice-presidente da Anicer e Presidente do Sindicer/BA
O Desafio do Licenciamento para Micro e Pequenas Empresas
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
PLANO ESTADUAL DE MINERAÇÃO com foco nos APL’s de base mineral
Região Centro – Oeste – Cristalina - GO
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT
De acordo com o objetivo geral do Prêmio, de promover reflexão e identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades entre as regiões.
ASSESSORIA TÉCNICA. Orientações na obtenção de licenças ambiental, alvará de funcionamento, corpo de bombeiro e outras. Assessoria no controle e atualizações.
EXTENSIONISMO MINERAL
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2015 Criciúma/SC Lançamento do Premio Melhores Práticas em APL de.
Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
SECRETARIA DE GEOLOGIA, MINERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO MINERAL Sustentabilidade Ambiental da Pequena Mineração IV Seminário Nacional de APLs de Base Mineral.
VIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Licenciamento e Gestão Ambiental em APLs de Base Mineral Campina Grande – PB, 06.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
DIRETRIZES COMPETITIVAS PARA OS APLs DE ROCHAS ORNAMENTAIS Brasília, DF, 08 de dezembro de 2015 XII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais (APL.
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Camarão – ABCC.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Criciúma – SC, 09 de dezembro de 2014 CDRM/PB Gabinete da Presidência – GAPRE Experiência de Governança para Sustentabilidade dos APLs de Base Mineral do Estado da Paraíba Apresentação: Marcelo Sampaio Falcão Criciúma – SC, 09 de dezembro de 2014

A CDRM/PB GAPRE DIROP GGM GHS DIRAD Gabinete da Presidência Diretoria de Operações GGM Fomento à Mineração GHS Oferta de Água Subterrânea DIRAD Diretoria Administrativa

Eixos da Política Mineral na Paraíba Desenvolvimento do Setor Mineral 2. PRODEMIN 1. Políticas Públicas 3. Viabilização das Jazidas Próprias

Mapa Geológico da Paraíba

Breve Histórico 2003 – Implantação do APL de Minerais do Seridó PB/RN; 2005 – Liberação dos recursos; 2007 – Formatação do Projeto do Governo da Paraíba em parceria com o SEBRAE para o fortalecimento do APL de Minerais do Seridó Paraibano; Lançamento do Projeto do Governo da Paraíba em parceria com o SEBRAE (sede do SEBRAE/PB); 2008 – Início da execução das ações; 2012 – Transferência da Gestão do APL SETDE → CDRM/PB.

Como funciona Parceria CDRM/SEBRAE Relações institucionais constante Principal Instrumento: Extensão Mineral A extensão mineral é uma ação presencial realizada por técnicos da CDRM/PB, que visa orientar os pequenos produtores de minerais, organizados em cooperativas, na gestão da produção, beneficiamento e comercialização dos bens produzidos.

Ações Realizadas Formalização de 07 cooperativas com 620 cooperados; Formalização de 15 Títulos Minerários; Elaboração de duas cartilhas ambientais; Missões técnicas: MG/BA/GO/RJ/RS/SP; Aprovação pelo COPAM de normas específicas para licenciamento ambiental (PLG e Usinas de beneficiamento); Aquisição de máquinas de serrar quartzitos, perfuratrizes e rompedores, duas retroescavadeiras (convênio SETDE/MI);

Ações Realizadas RFP, Melhoria método lavra, Instalação de uma usina piloto para produção de argamassa a partir de resíduos de quartzito (convênio MCTI/CETEM/UFCG/CDRM/FINEP/SEBRAE); Acesso a crédito através do EMPREENDER/PB (empréstimo com juros subsidiados) (COOPEVÁRZEA, COOMIPEL, COOGARIMPO, COOPICUÍ e COOPERMINERAL);

Ações Realizadas Aquisição de equipamentos e máquinas através do Projeto COOPERAR (COOPEVÁRZEA, COOMIPEL, COOGARIMPO, COOPICUÍ e COOPERMINERAL); Análise mineral (convênio MI/SEBRAE); Capacitação e consultoria em gestão de cooperativas;

Ações Realizadas Projeto PROCASE/FIDA Aprovação e início da implantação de unidade de fundição para produção de joias e bijuterias por mulheres da COOGARIMPO; Aprovação e início da implantação de unidade de classificação de mica por mulheres da COOPERMINERAL; Recuperação de Área Degradada por atividade minerária em Frei Martinho.

Ações Continuadas Realização de DIAS DE CAMPO; Estagiários da CDRM à disposição das Cooperativas; Novos requerimentos de títulos, sessões de direitos minerários, licenças ambientais e suas respectivas manutenções.

Títulos Minerários das Cooperativas PROCESSO DNPM SUBSTÂNCIA SITUAÇÃO COOPEVÁRZEA 846.478/2007 Quartzito Requerimento de Lavra COOPERJUNCO 846.348/2012 Caulim Em pesquisa 846.563/2011 Aguarda Guia de Utilização 846.058/2010 PLG – Em lavra 846.247/2009 846.095/2009 846.129/2010 Quartzo e feldspato Em Licenciamento Ambiental PLG COOMAR 846.197/2012 846.183/2010 Aguarda homologação de Cessão de Direitos Minerários 846.194/2010 COOMIPEL 846.557/2009 Feldspato 846.130/2013 Talco COOGARIMPO 848.614/2007 COOPICUÍ 846.527/2012 Granito 846.708/2011 COOPERMINERAL Projetos de Cessão de Transferência Total ou Parcial de Áreas

Obrigada! Contato: nininhageo@gmail.com Telefones: +55 83 3331-4909 / +55 83 88269011