EFD – SPED PIS/COFINS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Compras – Relação para Alterar os Produtos
Advertisements

Compras - Controle de estoque por lote
Cadastro de produto Posto de Combustível.
Compras – Cadastro de Promoção
Financeiro - Cadastro de Conta Contábil
Cadastro de Cartão Posto de Combustível.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Cadastro de produtos por referência
Controle de produtos produzidos
Cadastrar serviço para um produto
Compras - Lista de preços IdentificaçãoCOM_017 Data Revisão16/10/2013.
Impressão de etiquetas
Fiscal - Conversão de Regra de Imposto IdentificaçãoFIS_004 Data Revisão18/10/2013.
Relação de Movimentação de Produtos 1 Posto de Combustível.
Compras – Cadastro de Cotação de Produtos
Inserir crédito para cliente
Aferição Posto de Combustível.
Entrada de Produtos Posto de Combustível.
Fiscal – Informações sobre o SPED Fiscal 2013 IdentificaçãoFIS_016 Data Revisão22/10/2013.
Compras - Pedido de Compra
Financeiro – Despesas Fixas e Variáveis
Financeiro – Despesas Fixas e Variáveis
Compras – Entrada no Estoque
Fiscal – Emitir Nota Fiscal Eletrônica
Retaguarda – Cadastro de Empresa IdentificaçãoRET_020 Data Revisão28/10/2013.
Posição do estoque na data IdentificaçãoCOM_016 Data Revisão16/10/2013.
Cliente filiado ao convênio 1 Farmácias e Drogarias.
Compras - Controle de estoque com dois ou mais depósitos
Compras - Cadastro de produtos por referência IdentificaçãoCOM_010 Data Revisão14/10/2013.
EFD – SPED FISCAL 1. Objetivos: O arquivo Sped Fiscal é uma obrigação fiscal e deve ser gerado mensalmente por alguns estabelecimentos. Esse arquivo deve.
EFD – SPED PIS/COFINS.
Pré –requisitos para gerar o EFD – SPED PIS/COFINS
LMC Posto de Combustível.
Fiscal - Regra de imposto IdentificaçãoFIS_003 Data Revisão18/10/2013.
Compras – Contagem Sequencial do Estoque. Objetivo: Registrar o balanço de estoque no sistema sem que os produtos sejam contados anteriormente.
Cadastro de Contas a Pagar
Financeiro – Contas a Receber
Fiscal – Carta de Correção NFe
Compras – Planejamento de Estoque
Folha de caixa.
Contagem Sequencial do Estoque
Contagem Sequencial do Estoque
Fiscal – Configurar Impostos Fiscais
Relação de movimentação de produtos
Compras – Entrada de Produtos por XML
EFD-PIS/COFINS.
Cadastro de produto Farmácias e Drogarias.
Entrada de Produtos por arquivo XML
Vendas e Nota Fiscal Paulista 1. Objetivo: Como realizar uma venda e emitir a Nota Fiscal Paulista da mesma. Para que serve? Se o consumidor solicitar.
Simples Nacional Cadastro de alíquota 1. 2 Objetivo As empresas optantes pelo regime tributário Simples Nacional devem pagar os seus impostos baseado.
Regra de imposto 1. 2 Objetivo Regra de imposto é o registro de uma combinação de impostos que será vinculada aos produtos que possuírem os tributos informados.
Cadastro de fornecedor
Fiscal - Nota Fiscal de Devolução
Compras - Entrada de Produtos
Cadastro de combustíveis
Como instalar o sistema de automação comercial SisMoura
Vendas e Nota Fiscal Paulista
1 SNGPC - Método automático Farmácias e Drogarias.
Cadastro de Produto 1 IdentificaçãoCOM_001 Data Revisão24/08/2013.
EFD – SPED PIS/COFINS IdentificaçãoFIS_014 Data Revisão21/10/2013.
Compras - Saída do Estoque (Correção) 1 IdentificaçãoCOM_012 Data Revisão15/10/2013.
Entrada de Produtos Manual
Controle de estoque por lote
Fiscal - Gerar Arquivos do Sintegra IdentificaçãoFIS_024 Data Revisão30/10/2013.
Compras – Controle de estoque com dois ou mais depósitos.
Regra de imposto.
Sintegra.
Nota fiscal de serviços eletrônica NFSe 1. A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente.
Compras – Saída no Estoque. Objetivo Registrar a saída de mercadorias no estoque sem que seja registrada uma movimentação de venda. Esta opção será utilizada.
SPED Fiscal (EFD) - O que é ? - Como gerar o arquivo utilizando o Sismoura.
Transcrição da apresentação:

EFD – SPED PIS/COFINS

Objetivos: O texto explica como gerar o arquivo fiscal SPED PIS/COFINS dos estabelecimentos comerciais.

Pré-requisitos 1. Todos os produtos das notas fiscais de entrada devem ser devidamente cadastrados no sistema para evitar quaisquer problemas durante a validação do arquivo SPED PIS/COFINS. Cada produto comercializado deve estar relacionado com uma regra de imposto e possuir o seu NCM cadastrado.

Para acessar a tela Cadastro de Produto: Módulo Compras> menu Estoque > submenu Produto> tela Cadastro de Produto.

Pré-requisitos 2. Os fornecedores das notas fiscais de entrada devem ser devidamente cadastrados no sistema para evitar quaisquer problemas durante a validação do arquivo SPED PIS/COFINS. É preciso informar os dados solicitados na tela cadastro de fornecedor, tais como: razão social, endereço, CNPJ válido e inscrição estadual. Resumidamente, o cadastro do fornecedor deve estar completo no sistema.

Módulo Compras> menu Fornecedor > tela Cadastro de Fornecedor. Para acessar a tela Cadastro de Fornecedor: Módulo Compras> menu Fornecedor > tela Cadastro de Fornecedor.

Pré-requisitos 3. Todas as notas fiscais de entrada devem estar cadastradas no sistema. Para as notas cadastradas manualmente, ou seja, sem a importação do arquivo XML da nota fiscal de compra, deve ser informada a chave de acesso (44 dígitos) da nota no cadastro da Nota fiscal de compra. As notas fiscais de compra registradas através da importação do XML terão a chave de acesso informada no cadastro de entrada de produtos de forma automática.

Para acessar a tela Cadastro de Entrada de Produto: Módulo Compras> menu Compras > submenu Entrada de Produto> tela Cadastro de Entrada de Produto.

Pré-requisitos 4. As despesas do mês (energia elétrica, água, telefone, etc) devem ser cadastradas como uma entrada de serviço. É preciso também cadastrar a empresa fornecedora de energia elétrica como um fornecedor e realizar esse procedimento para as demais despesas.

Para acessar a tela Cadastro de Entrada de Produto: Módulo Compras> menu Compras > submenu Entrada de Produto> tela Cadastro de Entrada de Produto.

EFD – SPED PIS/COFINS A EFD (Escrituração Fiscal Digital) é um dos subprojetos do SPED (Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital). Em sua nova fase o EFD realizará a apuração dos tributos de PIS e COFINS para empresas que optaram pelo regime tributário Lucro Real ou Presumido. É preciso gerar um arquivo digital com as informações dos tributos de PIS e COFINS dos produtos comercializados. O arquivo gerado para ser transmitido para a receita Federal do Brasil utilizando um certificado digital do tipo A3.

O novo modelo de escrituração do PIS/ Pasep e da COFINS contribui para a modernização do acompanhamento fiscal e uniformização do processo de recolhimento destes impostos. As informações que serão inseridas no arquivo EFD PIS/COFINS são as informações contidas nas notas de entrada, saída e nos cupons fiscais da empresa. Também constarão nesse arquivo as informações da empresa emitente do arquivo, regime de incidência e dados do contabilista responsável pela empresa.

Os dados dos clientes contidos na nota fiscal de saída e os dados das notas fiscais de entrada serão importantes para a emissão do arquivo EFD PIS/COFINS. Todos os produtos inclusos em notas de compra, notas de saída e cupom fiscal serão encontrados no arquivo EFD PIS/COFINS. Os arquivos conterão a situação tributária do PIS e COFINS nas notas de entrada e saída, alíquota do PIS e COFINS, tributação monofásica e CST dos produtos. Todas essas informações serão importantes para o arquivo de escrituração digital SPED PIS/COFINS,

Como gerar o EFD – SPED PIS/COFINS no Sismoura Para gerar o arquivo a ser transmitido, abra o módulo Fiscal do sistema, menu Arquivos Fiscais e abra a tela Gerar Arquivo EFD- PIS/COFINS.

Na aba mês informe o mês e o ano referente ao arquivo a ser gerado. Pressione o botão Gerar.

Na aba Resumo dos documentos fiscais serão exibidas as notas de entrada e saída referentes ao mês selecionado para gerar o arquivo.

Observação: Os erros que aparecerem deverão ser corrigidos, pois caso contrário o arquivo poderá ser exportado, mas não será validado no PVA do governo (programa validador da Receita Federal). Assim que os erros forem corrigidos, o arquivo deve ser gerado novamente.

Caso o estabelecimento trabalhe com a impressora fiscal na aba cupons fiscais serão exibidos todas as informações dos cupons emitidos no mês selecionado.

Clique sobre o botão Exportar.

Clique no botão sim caso deseje visualizar o arquivo txt.

Clique no arquivo de extensão txt caso deseje visualizar. Observação: O arquivo estará salvo na pasta indicada na tela que será aberta.

Um arquivo de texto será gerado com as informações que serão transmitidas às receita federal do Brasil. É preciso ainda realizar a validação do arquivo. Após a validação, o contador da empresa realizará a transmissão do arquivo.

Dúvidas. Acesse o site www. jnmoura. com Dúvidas? Acesse o site www.jnmoura.com.br e conecte-se ao suporte on-line. 05/03/2012