Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Sistema OCB/Sescoop Jorge Augusto Trindade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Campanha em Defesa da Vida
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Departamento de Promoção Social
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST e Aids IV Encontro Nacional.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Maio / 2006.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO LINHA ECOLÓGICA.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
EIXOS DE ATUAÇÃO DA SEDU
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Programa Aprendiz Na Administração Pública Estadual.
Ministério da Educação
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
Cooperativismo de Crédito Brasileiro
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
Sistema OCB A Força do Cooperativismo
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Projeto UCA: Um Computador por Aluno (UCA)
Petrucio Magalhães Júnior
“Qualificação Profissional: construindo
A importância da Comunicação no cooperativismo
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
ORGANIZAÇÃO PARA O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA Coordenação COORDENAÇÃO Estadual GERAL MEC UnB/ CEAD CEADCoordenador Executivo – 40h Professor Orientador.
Educação básica de qualidade para todos
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE PRONATEC – AULA INAUGURAL.
O SENAR O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
18º ENCONTRARH Encontro Anual de Recursos Humanos do Planalto Central 05e 06 de novembro de 2008 – Centro de Convenções Ulysses Guimarães / Brasília-DF.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Unimed Vitória A Unimed Vitória possui uma história marcada por desafios e conquistas desde a sua fundação em Nos últimos anos, o Sistema Unimed.
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO DE LIDERANÇA PARA COOPERAÇÃO Barbára Barrachi Gabriela Leonardo Scalon Gabriela Souza Giovanna Ricci Lellis Isabella Bolsonaro.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Sistema OCB/Sescoop Jorge Augusto Trindade.
Transcrição da apresentação:

Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Sistema OCB/Sescoop Jorge Augusto Trindade de Toledo Coordenador de Promoção Social

Quem somos Sistema Cooperativo Força social 7.682 cooperativas OCB, Sescoop, CNCoop Força social 7.682 cooperativas 7.887.707 de associados ou 13% da população Fonte: OCB / BACEN dez/08

Ramos do cooperativismo Agropecuário Consumo Crédito Educacional Especial Habitacional Infraestrutura Mineral Produção Saúde Trabalho Transporte Turismo e Lazer

Ser o agente formador e propulsor do desenvolvimento do cooperativismo Referenciais Missão Promover o cooperativismo, a capacitação, a formação profissional, a autogestão e desenvolvimento social nas cooperativas Visão Ser o agente formador e propulsor do desenvolvimento do cooperativismo

Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Áreas de Atuação: Formação e capacitação profissional Promoção social Monitoramente / desenvolvimento de cooperativas 1,3 milhão de pessoas beneficiadas 667 mil pessoas atendidas 568 mil atendimentos (GEADG, 2002-2007)

O COOPERATIVISMO BRASILEIRO E A JUVENTUDE

Cooperjovem Foco: formação de professores (60h/a) e cooperados de cooperativas educacionais Ações que buscam firmar os princípios e a filosofia cooperativista, como forma de desenvolvimento integral das pessoas - O Programa tem abrangência nacional, implementado pelas unidades do Sescoop em parceria com as Secretarias de Educação, cooperativas e escolas.

Histórico do Cooperjovem Capacitações realizadas para professores = 447 * Carga horária ministrada = 4.389 * Eventos realizados = 484 * * Informações até o ano de 2007.

Cooperjovem O Cooperjovem é destinado aos jovens que estejam cursando o ensino fundamental e médio Dividi-se: 1ᵃ Fase: Ensino Fundamental I Etapa: 1° ao 4° ano (5 a 09 anos) 5° ao 9° ano (10 a 15 anos) 2ᵃ Fase: Ensino Médio e profissionalizante com a lei do Aprendiz

Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas Início - 2007 O foco é formar jovens protagonistas, visando à sucessão em cooperativas, a proposições projetos e influenciar na gestão de cooperativas Contribui para o crescimento da rede nacional da juventude cooperativista e o movimento cooperativista brasileiro.

Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas Etapas: Análise da comunidade cooperativista envolvida Formação de candidatos à instrutor do Programa (40 horas) Seleção de jovens vinculados ao cooperativismo - idade entre 16 a 24 anos

Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas Etapas: Curso de formação presencial de 290 horas Procedimentos de acompanhamento e avaliação Geração de projetos Manutenção do envolvimento do jovem no sistema

Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas Turmas:........................................ 30 mar/10 Municípios.......................................16 Alunos.................................... 899 até mar/10 Cooperativas..............................................  24 Unidades Sescoop... (9): AL, BA, PR, RJ, SC, ES, AM, PE e SP Instrutores capacitados: 300

II INTERCÂMBIO NACIONAL DO PROGRAMA JOVENS LIDERANÇAS

Encontro de Jovens Agricultores Cooperativistas Catarinense SANTA CATARINA Encontro de Jovens Agricultores Cooperativistas Catarinense

PARÁ

ESPÍRITO SANTO Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas 3 Turmas 2 Municípios 86 Alunos Aula Inaugural São Gabriel da Palha/ES Aula Inaugural Santa Maria de Jetibá/ES Workshop Cooperativista Ação Social – Doação de Sangue

Muito obrigado! Jorge Augusto Trindade de Toledo jorge.toledo@sescoop.coop.br