Tipos de Fontes Combinando e Escolhendo Fontes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dosvox.
Advertisements

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
Tipografia.
TIPOGRAFIA.
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
O Título da apresentação deverá ter no máximo cinco linhas, na tipografia Verdana e corpo 32. Na cor preta e deve estar centralizado. Nome Apresentador.
O título da apresentação deve ocupar até quatro linhas
1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster
Apresentações Eletrônicas
Tipografia Propriedades Como orientar uma boa tipografia na Web
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Organização de Trabalhos no Word
Pequena revisão e alguns conselhos
Composição e Projeto Gráfico
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
Tipografia – Sua trajetória
ALGUMAS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE UM POWERPOINT
Regras na sua Utilização
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Editoração Eletrônica e Diagramação
Editoração Eletrônica e Diagramação
Campanha.
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
Deve‐se usar palavras‐chave. No Máximo 12 linhas por slides.
Como Fazer Um Cartaz!.
Como Apresentar a Monografia
Noções básicas de planejamento visual
Agrupamento de Escolas
Seleção e Combinação Criativa de Fontes
Quanto mais informação em um slide, menor a retenção de informações.
APRESENTAÇÕES NO POWERPOINT
Microsoft PowerPoint 2007.
A minha primeira apresentação…
Apresentação ao público
Título Instituições (logos) Autores.
Noções básicas de planejamento visual
RESOLUÇÃO DA IMAGEM O espaçamento dos pixels em uma imagem determina a sua resolução, medida em pixels por polegada (pixel per inch - ppi) ou ponto por.
Murais Profa. Simone Costa.
Criação de Apresentações Formadora: Vanda Martins
COMO APRESENTAR IDÉIAS um pequeno roteiro para apresentações que comunicam Antonio Simão Neto PUCPR.
Criação de Marcas Corporativas
TIPOLOGIA Se não for possível ler a mensagem, Por que usar as palavras? Hoje, o lado histórico e poético da tipologia está acabando, trabalhar o texto.
Educação Visual e Tecnológica
Planear um Website Principais etapas.
Uma formidável ferramenta de comunicação
Tipografia.
Ferramentas apresentadas
Estrutura física da revista
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Tipografia é a representação de sinais gráficos como meio de expressão de palavras, idéias ou outros elementos para.
TIPOLOGIA E DESIGN.
IMAGENS As imagens devem ser escaneadas (digitalizadas) com resolução de 300 DPI. Abaixo disso são reproduzidas com baixa qualidade. Acima disso o jornal.
Etapas de produção da revista
DIAGRAMAÇÃO Colunas.
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
Aplicativos Web – Web Design
Tipografia Fabio Baptista.
Composição e apresentação da embalagem
Ministério da Mulher e AFAM - Associada
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Escola Básica Infanta D. Mafalda
Utilizar o PowerPoint Vamos construir um JOGO
Primeira Apresentação
Como elaborar slides para apresentações orais
Sua Imagem Pessoal e o Impacto sobre sua Carreira Independente
¬ normas de orientação para elaboração de: Cartazes CAD-cascais  
BRUNA BRAGGION MISSON. Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom.
¬ normas de orientação para elaboração de apresentações electrónicas: PowerPoint |Abril|2010.
Normas da APA Tabelas e Figuras.
BrOffice.org IMPRESS Introdução – apostila p.166.
Transcrição da apresentação:

Tipos de Fontes Combinando e Escolhendo Fontes Apresentação: Joelma de Oliveira Jeise-Anne C.de Souza

Tipologia “Consiste no estudo dos tipos no intuito de fazer a escolha adequada para um determi-nado trabalho, de modo que a palavra ou o texto seja lido sem dificuldades.”

Tipos de Fontes

Tipos de Fontes Antigo Moderno Com serifa Sem serifa Manuscritos Decorativos

Antigos Criados com base nos traços das letras de escrivães públicos,escritores judeus,letrados e todos que usavam a pena como ferramenta de trabalho.

Antigos Variação entre traços finos e grossos que são características da pena; Antigo Variação de traços finos e grossos

Antigo Tipos antigos sempre tem serifas. Também se caracterizam por possuírem serifas triangular que tendem a guiar nossos olhos de uma letra para outra. Passa uma imagem que reflete seriedade,equilíbrio, cultura e longevidade. São consideradas clássicas.

utilize esses tipos,pois são mais confortáveis aos olhos. Se quiser que um leitor não se distraia, utilize esses tipos,pois são mais confortáveis aos olhos. Exemplos: Times Garamound Century

Moderno Possuem serifas retangulares. Serifas mais finas e delicadas. Transição de traços grossos e finos são mais acentuadas. Serifa mais fina.

Moderno

Moderno São elegantes porém menos poética ; Devem ser usados com moderação para longos textos , dependendo do tipo escolhido. Dividida em tipos:com serifa e sem serifas.

Tipos com serifa Serifa Serifa

Tipos sem serifa O desenho do tipo sem serifa é muito uniforme. A transição de traços grossos e finos praticamente não existe; Nem sempre os tipos sem serifas são elegantes e bonitos, é preciso saber escolher bem; O peso da letra é um só (impacto e solidez);

Tipos sem serifa Uma boa solução para usar tipos sem serifa é contrastar os pesos (Bold, Extra Bold, Medium). São indicadas para textos curtos. Exemplos:Arial,Verdana.

Tipos sem serifa É muito utilizada em títulos e mídias onde a visualização é a distância.

Manuscritos DESASTROSO !!! Se parecem com tipologias escritas a caneta,penas,pinceis,lápis. Não são bem vindos em textos corridos. Trabalhar com textos em caixa alta é: DESASTROSO !!!

Manuscritos Não são bem-vindos para utilização em textos corridos,pois a leitura fica mais difícil e acaba sendo cansativo ler grandes quantidade de texto com esse tipo de fonte,imagine como ficaria um livro inteiro um jornal ou uma revista.

Tipologia ligada ao romance!!! Manuscritos Manuscritas - Monotype Corsiva Manuscritas - Palatino Linotype Manuscritas - Rage Italic LET Tipologia ligada ao romance!!!

Decorativas São os tipos que mais entusiasmam os diretores de arte; São os tipos mais complicados de usar; Muitas vezes não possuem acentuação ( ç, ã, ó, é,etc.); Um trabalho que poderia ser equilibrado , de bom gosto, é prejudicado pelo tipo espalha- fatoso ou inadequado;

DECORATIVOS São tipos fantasiosos, brincalhões, radicais. Por isso tem que ser escolhidos com o maior cuidado possível; São tratados como arte e não como texto, sendo incorporados ao trabalho com a mesma importância que a uma imagem .

Tem a vantagem de causar uma forte identidade visual na peça gráfica;

Combinando e escolhendo fontes

Combinando e escolhendo fontes Experimente e analise de três a quatro opções de fontes. Use tipologia de fácil legibilidade pois está não prejudicará o trabalho,deixando a leitura mais confortável. Tipos serifados são bonitos e transmitem elegância,mas cuidado ao usar um corpo pequeno sobre o fundo colorido.

Combinando e Escolhendo fontes Fontes sem serifas combinam com fontes serifadas. Tipos Clássicos: perfeitos para anúncios de bancos ,seguradoras ou empresas que são ponderadas em comunicação. Combinar fontes da mesma família(variando entre bold,medium,italic).

Combinando e Escolhendo fontes Fontes sem serifa são mais frias,mais pesadas,combinam com artigos masculinos. Fontes usadas para público feminino são mais delicadas,elegantes.Normalmente tem serifas. Defina uma no máximo duas fontes para um trabalho.

Combinando e Escolhendo fontes Em texto muito longo dentro de um espaço pequeno ,use o tipo Times.Esse tipo ocupa menos espaço de composição. Não use fontes serifadas itálicas em caixa alta.Fica péssimo de ler. Os tipos novos ,usados em demasia cansam.

Combinando e Escolhendo fontes Os tipos serifados,clássicos,resistem ao tempo, e daqui há 15 anos continuarão parecendo atuais. Os tipos preferidos de diretores de artesão:Garamond,Times,Helvetica.Usar esses tipos é acertar sempre.

Tipos modernos caem bem para : Automóveis Alimentos Perfumes Moda

A importância na escolha da fonte “A fonte deve se adequar ao contexto da campanha."

A importância na escolha da fonte O tipo de letra chega a denunciar a atividade da empresa.

A importância na escolha da fonte “As letras passam sensações,seu formato diz se uma empresa é séria, tradicional,jovem,com personalidade.”

OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!!