Darcy Francisco Carvalho dos Santos

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Transcrição da apresentação:

Darcy Francisco Carvalho dos Santos Renegociação da dívida e situação das finanças estaduais no período 2014-2019 Darcy Francisco Carvalho dos Santos www.DarcyFrancisco.com.br Abril/2014

Dívida refinanciada no acordo de 1998 Em R$ milhões correntes

Condições de renegociação da dívida Prazo: 360 meses Juros: 6% ao ano (capitalização mensal) Sistema de amortização: Tabela Price Amortização extraordinária: R$ 1.150 milhões, sendo conta gráfica 650 milhões e conta elétrica R$ 500 milhões. Compromentimento: 13% RLR (12% em 1998, 12,5% em 1999). Enquanto houver saldo devedor. Saldo dos resíduos: Mais 120 prestações em igual condições, sem novo limite.

Proes – valores recebidos e dívida assumida pelo Tesouro estadual - Valores de 2013

Porque não caiu o saldo devedor da dívida 1. Dívidas anteriores (5 contratos) mais Proes como intralimite, geraram grandes resíduos. 2. Redução da RLR, com a exclusão do Fundeb. 3. Crescimento da receita do RS em ritmo inferior à média nacional. Entre 1995 e 2010: 25º lugar. 4. Em 1998, IGP-DI=IPCA: 1,7%, Selic líquida 26,5%. IGP-DI cresceu 38% acima IPCA até 2012. 5. Taxa de juros de 6% mais IGP-DI muito alto para os padrões atuais. Anatocismo.

Serviço da dívida Em % RLR (2012 R$ 2,6 bilhões).

Proposta da Presidência da República Juros: Reduz de 6% para 4% Indexador: Passa de IGP-DI para IPCA Limite: Variação da Selic Desconto do saldo devedor: Diferença da Selic e IGP-DI: Não atinge o RS. Beneficia somente a cidade de São Paulo, segundo imprensa. Saldo devedor atual: Em torno de R$ 43 a 45 bilhões. Portanto 6% = R$ 900 milhões, aproximadamente.

Crescimento nominal da folha da Educação

Passivo trabalhista potencial pelo não pagamento do piso nacional do magistério

Reajustes para a Segurança Pública DESCRIÇÃO REAJUSTES DELEGADOS DE POLÍCIA 12,9% 19,1% aa. – 2013-2018 DEMAIS CARGOS DA POLÍCIA CIVIL MÉDIA DE 11% aa. – 2013-2018 Mais 5% 2015-2017 (abril/2014) PESSOAL DA SUSEPE MÉDIA DE 13,6% aa. – 2013-2018 OFICIAIS DA BRIGADA MILITAR SOLDADOS,CABOS E SARGENTOS – BM Média 10% aa. 2013 – 2018 2013-2014: SUPERIOR A 16% aa. 2015-2018: MÉDIA 14% aa.

Dispersão entre alguns cargos da Segurança com a adoção do subsídio

Despesas com saúde pública Em valores constantes pelo IPCA

Problemas previdenciários Composição da folha de pagamentos: 45,6% ativos e 54,4% inativos e pensionistas. Relação: 100 para 119. Relação no quadro de carreira do magistério: 100 para 150 (dados de 2009). Aposentadorias especiais: 87%. Despesa previdenciária/RCL: 34,7% e insuficiência/RCL: 30,1% (2013). Crescimento real da despesa previdenciária: 5,5% (2004-13) e 7,2% (2013/2012)

Receita disponível * por esfera de governo, 1960-2012

Investimentos e margem para investimentos, 1999-2013 em % da RCL

Parâmetros

Resultados orçamentários e investimentos R$ milhões (Em 2014 não inclui CEEE, R$ 1,3 bilhão)

Relação entre as variáveis

Projeções de déficits em fevereiro e abril/2014 – R$ milhões (Em 2014 Inclui a receita dos ex-autárquicos da CEEE).

Saques do caixa único por governo R$ 12,3 bilhões em valores constantes

Saques do depósitos judiciais por governo R$ 1.00,00 correntes.

Saques dos depósitos judiciais (analítico)

Proposições 1. Receitas Revisão do pacto federativo. Revisão das desonerações fiscais. Alterar a tributação vigente no e-commerce. Ampliar a capacidade do órgãos ambientais em analisar projetos de irrigação e ampliar a distribuição de energia adequada para o uso dos sistemas de irrigação por aspersão. Incentivas a produção agrícola (pecuária) com vistas ao aumento de produtividade. Buscar parcerias público-privadas para suprir carências de investimentos, especialmente na área de transportes e energia. Continuar aprimorando as boas técnicas de arrecadação.

Proposições (cont.) 1. Despesas Reforma da previdência (idade mínima, pensões e aposentadorias complementar). Redução da reposição dos servidores que se aposentam. Altera o plano de carreira do magistério. Alterar o acordo da dívida, reduzindo pagamentos e juros e prorrogando o prazo. Rever os salários iniciais de algumas categorias. Extinguir a licença-prêmio. Computar as funções gratificadas pela média na aposentadoria.

Proposições (cont.) 3. Planejamento estratégico Evitar a concessão de reajustes reais. Conter o crescimento das outras despesas correntes. Reduzir secretarias e órgãos, fazendo um reforma administrativa que envolva quadros de pessoal. 3. Planejamento estratégico Fazer um planejamento estratégico de longo prazo, estabelecendo metas de redução do déficit estrutural e outras, obrigando por lei seu seguimento pelos sucessivos governos.

Conclusão No próximo período governamental, entre duas condições, uma ocorrerá: Atraso da folha de pagamentos Não cumprimento das leis de reajustes salariais. A venda de patrimônio pode modificar um pouco esse cenário, mas enquanto não for gasto todo o recurso dela decorrente.