CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Gerenciamento do escopo
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Garantia da Qualidade Mário Eduardo.
SCRUM para Gerência de Projetos
GUG Porto Alegre/Brasil Desenvolvimento em GeneXus, Métodos Ágeis e Scrum.
Administração Estratégica
Gestão Ágil de Projetos
Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010.
Gerenciamento da Integração
Soluções de Software Sistemas e aplicações sob medida para as necessidades do seu negócio. Vivenciando SCRUM Experiência e desafios.
Planejamento do gerenciamento de riscos
Israel M. Santos Rafael Mendonça
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
FDD.
O mundo ágil do SCRUM Alexsandro Marques 02/09/2009.
Alunos: Artulanez Souza Iony Melo
Gerência de Configuração de Software
Workshop Smart Software SPA Saúde. Workshop Smart Software SPA Saúde.
KANBAN Por: Jessica Nunes e Karine Oliveira.
Ari Stopassola Daniel #
Métodos Ágeis e SCRUM VISÃO GERAL
Métodos Ágeis Agile Modeling, ou AG
MAPEANDO O SCRUM SEGUNDO O MPS.BR NÍVEL G
Técnicas e Projeto de Sistemas
Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária
Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária
Gerenciamento de Configuração
Princípios do SCO.
Qualidade de Produto de Software
SCRUM Equipe Amauri Cleverson Daiane Mauri Mauricio.
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Engenharia de Software
Modelo de plano estratégico
Gerência de Configuração - GC
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Metodologia Ágil SCRUM
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Scrum.
Trabalho de Engenharia de Software II
Modelando Sistemas em UML
Engenharia de Software
Estruturação Projetos
Gerenciamento de Equipes com Scrum Curso de Verão 2008 – IME/USP Dairton Bassi Danilo Sato 24/Jan/2008.
Trabalho de PAW Scrum Nome: Jaila Cíntia.
SCRUM Metodologia para o Desenvolvimento Ágil de Software Rafael Rodrigues, Rafael Rost.
Metodologias Ágeis Para o Desenvolvimento de Software
Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP)
Engenharia de Software
SCRUM.
Gestão Ágil de Projetos
Backlog Lílian.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
 confidencial restrito Reunião de Retrospectiva  O que foi bem?  Envolvimento do usuário e apoio de TI  O que deveria ser melhor?
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
PSP - Aula 02 Vanilson Burégio.
Utilizando práticas do PMBOK para implantar o Scrum
SCRUM.
Gestão de Projetos Metodologias de gestão de projetos
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
SCRUM Development Process Universidade Federal de Pernambuco Lenylda Albuquerque
Metodologia Ágil THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 04 JOINVILLE 2016 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS AGÉIS: SCRUM
Pós-Graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas Centro Universitário Estácio do Ceará.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.Introdução 2.Organização de Atividades com Kanban 3.O Framework SCRUM 4.Papéis e responsabilidades 5.Artefatos e cerimônias

Introdução Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software Diz: Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas Software em funcionamento mais que documentação abrangente Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos Responder a mudanças mais que seguir um plano Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.  

O que é Scrum E uma metodologia usada para uma gestão dinâmica de projetos, sendo muitas vezes uma prática relacionada com o desenvolvimento ágil de um software. O scrum é uma ferramenta que permite controlar de forma eficaz e eficiente o trabalho, e potencia o trabalho em equipe, onde essa equipe trabalha para alcançar um objetivo comum. Esta metodologia é essencial para muitas empresas atualmente, porque não apenas facilita a definição de objetivos, como ajuda a cumprir os prazos estabelecidos. http://www.youtube.com/watch?v=KAnBZHmvggs

Trabalho em equipe é fundamental TRADICIONAL Sem auto-gestão Fortemente hierarquizada Formada por especialistas Comando-Controle Auto Gestão Auto-gestão Auto-organizada(ninguém diz a equipe como se organizar) Interdisciplinar Não tem Hierarquia formal

Quadro Kanban Historias A FAZER FAZENDO FEITO 1.1 1 1.2 2 2.3 2.1 2.2 Kanban é fluxo continuo. Se os posts pararam de andar por muito tempo é porque há algo errado! Historias A FAZER FAZENDO FEITO 1.1 1 1.2 2 2.3 2.1 2.2 Quebrar as tarefas em partes menores, o ideal e quebrar em 8 horas diárias cada tarefa. Data Entrada:xx/xx/xx Descrição da Atividade, tarefa ou atividade Data Limite xx/xx/xx

Sonho de Consumo de Todo Gestor O pessoal está trabalhando? Exatamente no que? Em qual etapa? O que e quanto está pronto? Kanban pode ajudá-lo.

Eventos Formais do Scrum Reunião de planejamento da sprint Reunião diária Reunião de revisão da Sprint Retrospectiva da Sprint

Papéis e Responsabilidades

Alguns dos elementos que fazem parte do processo do Scrum são: O Product Owner O Product Owner, ou dono do produto, é o responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho do Time de Desenvolvimento. Como isso é feito pode variar amplamente através das organizações, Times Scrum e indivíduos. O Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto. O gerenciamento do Backlog do Produto inclui:

Expressar claramente os itens do Backlog do Produto; Ordenar os itens do Backlog do Produto para alcançar melhor as metas e missões; Garantir o valor do trabalho realizado pelo Time de Desenvolvimento; Garantir que o Backlog do Produto seja visível, transparente, claro para todos, e mostrar o que o Time Scrum vai trabalhar a seguir; e, Garantir que o Time de Desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto no nível necessário. O Product Owner pode fazer o trabalho acima, ou delegar para o Time de Desenvolvimento fazê-lo. No entanto, o Product Owner continua sendo o responsável pelos trabalhos. O Product Owner é uma pessoa e não um comitê. O Product Owner pode representar o desejo de um comitê no Backlog do Produto, mas aqueles que quiserem uma alteração nas prioridades dos itens de Backlog devem convencer o Product Owner http://www.youtube.com/watch?v=L_KX457DwaM#aid=P9mCTTuNHZo

O Time de Desenvolvimento O Time de Desenvolvimento consiste de profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão usável que potencialmente incrementa o produto “Pronto” ao final de cada Sprint. Somente integrantes do Time de Desenvolvimento criam incrementos.

- Eles são auto-organizados - Eles são auto-organizados. Ninguém (nem mesmo o Scrum Master) diz ao Time de Desenvolvimento como transformar o Backlog do Produto em incrementos de funcionalidades potencialmente utilizáveis; -Times de Desenvolvimento são multifuncionais, possuindo todas as habilidades necessárias, enquanto equipe, para criar o incremento do Produto. -O Scrum não reconhece títulos para os integrantes do Time de Desenvolvimento que não seja o Desenvolvedor, independentemente do trabalho que está sendo realizado pela pessoa; Não há exceções para esta regra. -Individualmente os integrantes do Time de Desenvolvimento podem ter habilidades especializadas e área de especialização, mas a responsabilidade pertence ao Time de Desenvolvimento como um todo; e, -Times de Desenvolvimento não contém sub-times dedicados a domínios específicos de conhecimento, tais como teste ou análise de negócios. -O idéal para um tamanho do time de desenvolvimento e entre 3 a 7 pessoas.

O Scrum Master O Scrum Master é responsável por garantir que o Scrum seja entendido e aplicado. O Scrum Master faz isso para garantir que o Time Scrum adere à teoria, práticas e regras do Scrum. O Scrum Master é um servo-líder para o Time Scrum. O Scrum Master ajuda aqueles que estão fora do Time Scrum a entender quais as suas interações com o Time Scrum são úteis e quais não são. O Scrum Master ajuda todos a mudarem estas interações para maximizar o valor criado pelo Time Scrum.

Dinamica Linha de produção de aviões

O Scrum Master trabalhando para o Product Owner O Scrum Master serve o Product Owner de várias maneiras, incluindo: Encontrando técnicas para o gerenciamento efetivo do Backlog do Produto; Claramente comunicar a visão, objetivo e itens do Backlog do Produto para o Time de Desenvolvimento; Ensinar a Time Scrum a criar itens de Backlog do Produto de forma clara e concisa; Compreender a longo-prazo o planejamento do Produto no ambiente empírico; Compreender e praticar a agilidade; e, Facilitar os eventos Scrum conforme exigidos ou necessários.

O Scrum Master trabalhando para o Time de Desenvolvimento O Scrum Master serve o Time de Desenvolvimento de várias maneiras, incluindo: Treinar o Time de Desenvolvimento em autogerenciamento e interdisciplinaridade; Ensinar e liderar o Time de Desenvolvimento na criação de produtos de alto valor; Remover impedimentos para o progresso do Time de Desenvolvimento; Facilitar os eventos Scrum conforme exigidos ou necessários; e, Treinar o Time de Desenvolvimento em ambientes organizacionais nos quais o Scrum não é totalmente adotado e compreendido. http://www.youtube.com/watch?v=NoqbI79p-Rk

Artefatos e Cerimônias Backlog O Backlog é uma lista (em alto nível) de todas as funcionalidades desejadas no produto, ou itens que compõem o produto final, estimadas pelo time e priorizadas pelo Product Owner. E revisado ao final de cada ciclo. Necessita ser definida peso e prioridade para cada item. http://www.youtube.com/watch?v=nr95nzsGB8Y

Estimativas Ágeis Esforço e diferente de duração ou tempo Não pesne em horas ou tempo mas apenas em esforço com relação ao tamanho Não pense em duração pois isto depende do número de pessoas e/ou recursos. Suponha que você queira mover um monte de 100m3 de brita. Quanto tempo levará? -Depende de quais recursos vai utilizar. -No entanto, o tamanho e o esforço sempre serão de 100 m3

Estimar o Backlog Story Points Pontos por História é uma forma relativa de medir o tempo necessário, focado no esforço para implementar uma historia. É uma forma de estimar a dificuldade sem se comprometer com a duração de tempo especifico. As variações nos tamanhos da equipe não afetem as estimativas.

Backlog BurnDown

Estimar o Backlog História 1 2 História 2 5 História 3 8 História 4 2

Priorizar o Backlog O que é mais importante? Técnica Moscow Quem prioriza é o Product Owner! MUST: Sem elas o produto não funciona ou não tem valor; apenas com elas já há um produto SHOULD: Tem que ser incluídas para que o produto esteja completo COULD: itens legais e úteis, fazer se tiver tempo. WONT: não será feito neste projeto. Podem ser incluídas na versão 2. MUST SHOULD COULD WON’T

SPRINT Objetivo ou meta da Sprint A meta da Sprint é um objetivo definido para a Sprint que pode ser satisfeito através da implementação do Backlog do Produto. Este fornece uma direção para o Time de Desenvolvimento sobre o porquê de estar construindo o incremento. Este é criado durante a reunião de planejamento da Sprint. O objetivo da Sprint dá ao Time de Desenvolvimento alguma flexibilidade a respeito da funcionalidade que será completada dentro dos limites da Sprint. Os itens do Backlog do Produto selecionados entregam uma função coerente, que pode ser o objetivo da Sprint. O objetivo da Sprint pode ser qualquer outro coerente que faça o Time de Desenvolvimento trabalhar em conjunto em vez de em iniciativas separadas

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DA SPRINT Parte 1: Reunião Estratégica(seleção do backulog) – Objetivo da Sprint Parte 2: Reunião Tática(criação das tarefas) – Sprint backulog

Exemplo de Quebra de 1 item de Backulog Posto de Gasolina 6 6 1 6 3 6 2 6 5 6 4

Reunião Diária O que fiz? O que farei até a próxima reunião?Ha algum impedimento? No máximo 15 minutos Participa scrum master e time. O TIME conduz a reunião. Fazer sempre no mesmo local e horário SM deve assegurar o comparecimento de todos a reunião diaria.

Reunião de Revisão de SPRINT Participa toda a equipe + stakeholdes(boa prática) Re-leia o objetivo sprint Momento para inspecionar o produto(Aceita/Rejeita!) Maximo de 2h para sprint de 15 dias Não é um momento para testar os itens entregues, mas sim de apresentação, conferência e avaliação dos itens de acordo com a indicação de pronto de cada um dos itens

Reunião de Retrospectiva da Sprint Ao final da iteração as pessoas querem ouvir e dizer o que acertaram e erraram. Principalmente as novas gerações Participa somente a equipe Conhecimento como Lições aprendidas Foco nas melhorias para a próxima sprint “Aplique, verifique, corrija e adapte conforme necessário” Desde a parte técnica, quanto na social(relacionamento,comunicação...)

Dinamica Montar um Hospital com 3 andares Montar um posto de gasolina Montar um prédio de 5 andares Montar uma ponte pencil Montar um casa com garage e toda cercada Montar um estádio de futebol. Montar um parque de diversão