Mesa Redonda 1 - A problemática da Formação de Educadores

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Mesa Redonda 1 - A problemática da Formação de Educadores I Encontro das Licenciaturas II Seminário do Prodocência III Encontro do PIBID Mesa Redonda 1 - A problemática da Formação de Educadores Organização

I Encontro das Licenciaturas II Seminário do Prodocência III Encontro do PIBID Tema:  Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções. Edna Scremin-Dias Docente da Graduação e Pós Graduação do CCBS/UFMS Chefe da Coordenadoria de Apoio à Formação de Professores Pro Reitora de Ensino de Graduação – PREG/UFMS

Pequeno histórico da Formação de Professores no Brasil Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Pequeno histórico da Formação de Professores no Brasil Final do Século XIX Formação de professores para o ensino das primeiras letras: Escola Normal Educação Infantil e Primeiros anos do Ensino Fundamental Início do Século XX – Preocupação com e a Formação de professores para o “Secundário” (envolvia as séries finais do Fundamental e Ensino Médio) Este trabalho era desenvolvido por profissionais liberais e autodidatas

Pequeno histórico da Formação de Professores no Brasil Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Pequeno histórico da Formação de Professores no Brasil Final dos anos 1930 Formação de Bacharéis nas poucas IES do país – acrescentando mais 1 ano de disciplinas na área de Educação para obtenção da Licenciatura Formação para o “Ensino Secundário” conhecido como 3 + 1 Bacharel em Pedagogia por ex., regulamentada em 1939, formava Bacharel em Pedagogia – Especialista em Educação – e, complementarmente, Formação para Professores da Escola Normal e do Ensino Médio

Pequeno histórico da Formação de Professores no Brasil Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Pequeno histórico da Formação de Professores no Brasil Conselho Federal de Educação em 1986, por meio do Parecer 161, Reformulação do Curso de Pedagogia e faculta aos IES Formar Professores para as séries 1ª a 4ª do Ensino Fundamental Algumas IES faziam esta formação “experimentalmente” Até 1980 quase que exclusivamente às IES Privadas A maioria das IES Públicas formavam apenas Bacharéis

Pequeno histórico da Formação de Professores no Brasil Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Pequeno histórico da Formação de Professores no Brasil Lei 9.294 de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases - Formação de Profissionais para Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental Alterações na estrutura de Formação tanto para as IES Formadoras quanto para os demais cursos de Formação de Professores (foi dada carência de 10 anos para implantação)

Pequeno histórico da Formação de Professores no Brasil Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Pequeno histórico da Formação de Professores no Brasil RESOLUÇÃO CNE/CP 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 - Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura Contudo.....

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Contudo..... A histórica Formação de Professores com foco na ÁREA DISCIPLINAR ainda permanece A lógica é dar foco em “carregar a carga horária” na formação disciplinar com pequeno espaço para a Formação Pedagógica E mais.... Os Professores atuais das Licenciaturas foram formados nesta lógica e estão resistentes (ou com dificuldades) em INOVAR ou, pelo menos, atender as marcos legais da Formação de Professores em seus cursos

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Resolução Nº1/CNE, de 17 de junho de 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008 Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências V - Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos: a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos;   b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções RESOLUÇÃO Nº 2 - CNE, DE 15 DE JUNHO DE 2012 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. É necessário incluir no Eixo de Formação Básica - Educação Ambiental e Educação das Relações Étnico-Raciais Temas transversais e obrigatórios na Formação não só de Licenciados como de todos os profissionais, incluindo Bacharéis

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções RESOLUÇÃO Nº 2 –CNE/CEB, DE 30 DE JANEIRO 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Art. 5º...... VI - integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização; At.8º..... § 1º O currículo deve contemplar as quatro áreas do conhecimento, com tratamento metodológico que evidencie a contextualização e a interdisciplinaridade ou outras formas de interação e articulação entre diferentes campos de saberes específicos.

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Art. 14......... XIII - a interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento.

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Questões para pensarmos e discutirmos neste evento: É possível com os curriculos atuais dos cursos de Licenciatura formar Professores hábeis para formar os sujeitos no Ensino Médio aptos a executarem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências “Art. 60.  .......................................................................  Parágrafo único.  O poder público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede pública regular de ensino, independentemente do apoio às instituições previstas neste artigo.” (NR) 

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Após mais de uma década do Século XXI – permanece o grande desafio Mudar as práticas docentes internas para Formação de Educadores em Áreas Disciplinares para práticas integrando Formação Disciplinar e Formação Docente

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Quais são as demandas atuais INTERNAS para Formação de Professores? Assegurar a cumprimento das Leis estabelecidas para a Formação de Professores aptos a atuarem na Educação Básica e capacitados para Educar e Fortalecer: 1) uma cultura de respeito aos direitos humanos e dos princípios da democracia; 2) Trabalhar temas transversais relativos a História e Cultura dos povos que integram nossa sociedade;

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Quais são as demandas atuais INTERNAS para Formação de Professores? Assegurar a cumprimento das Leis estabelecidas para a Formação de Professores aptos a atuarem na Educação Básica e capacitados para Educar e Fortalecer: 3) Com consciência ambiental e social; 5) Capacidade de trabalhar de forma interdisciplinar; 4) Sujeitos focados, com resiliência, com espírito de equipe e estímulo à liderança e inovação e capazes de interferirem positivamente na sociedade;

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Quais são as demandas atuais INTERNAS para Formação de Professores? Assegurar a cumprimento das Leis estabelecidas para a Formação de Professores aptos a atuarem na Educação Básica e capacitados para Educar e Fortalecer: 5) Atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação

Formação Continuada de Professores Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções As DEMANDAS ATUAIS INTERNAS para Formação de Professores correspondem também as DEMANDAS de Formação EXTERNAS Formação Continuada de Professores Demandas de Formação Externa – SEB e SECADI/MEC Mais de 60 cursos demandados Vários níveis de formação – Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização Diversas Áreas Temáticas para atender a legislação A UFMS já certificou mais de 10.000 professores

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Lei Nº 13.005, de 25 junho de 2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE Diretrizes do PNE Art.2º..... X - ....promoção dos princípios de respeito aos Direitos Humanos, à Diversidade e à Sustentabilidade Socioambiental

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Lei Nº 13.005, de 25 junho de 2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE Diretrizes do PNE Art.7º..... §4º......implementação de modalidade de Educação Escolar que necessitem de considerar Territórios Étnico-Raciais e a utilização de estratégias que levem em conta as identidades e especificidades sócio culturais e linguísticas de cada comunidades envolvida .........

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Diretrizes do PNE Art.7º..... §5º. Será criada uma instância permanente de negociação e cooperação entre a União, os Estados e os Municípios (MEC-COMFOR – IES/Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente - Forprof/Fepad -/UNDIME) §6º. Fortalecimento do regime de colaboração entre Estados e Municípios .......

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Diretrizes do PNE Art.7º..... §7º...... regime de colaboração entre municípios dar-se-á, inclusive, mediante a adoção de arranjos de desenvolvimento da educação.

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Questões para reflexões/discussões/soluções: 1) Nossas estruturas curriculares contemplam os marcos legais? 2) Se contempladas, a forma que esta sendo executada está contribuindo efetivamente para a formação de Professores da Educação Básica capazes de Educar sujeitos com as premissas humanísticas, ambientais e de sustentabilidade?

Demandas internas e externas para formação de Educadores: dinâmica, problemas e possíveis soluções Questões para reflexões/discussões/soluções: 3) Estamos preparados para Formar Professores para Educar sujeitos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação?

Como formar Professores com a “Capacidade de Pensar, Encontrar Caminhos Originais e Inovar (Robert Resnick (MIT)” ?

“Os analfabetos do Século XXI não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas aqueles que se recusam (ou não conseguem) aprender, desaprender e reaprender” Alvir Toffler Foto: Paulo Robson de Souza (UFMS)

Coordenadoria de Apoio à Formação de Professores /CFP/PREG I Encontro das Licenciaturas II Seminário do Prodocência III Encontro do PIBID Coordenadoria de Apoio à Formação de Professores /CFP/PREG Servidores da Unidade: Profª. Edna Scremin-Dias (Chefia) Thalita Rios Brito Adriano Gonçalves Soares Contatos: ramais: 7460 e 7154 e-mail: cfp.preg@ufms.br

Obrigada! Foto: Paulo Robson de Souza (UFMS)