PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATIVIDADE 8 DIVULGANDO A PESQUISA
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Curso Informática Básica
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Projeto - A escola e o meio ambiente
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Produção de historias em quadrinho e textos.
Produção de historias em quadrinho e textos.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
GEOGRAFIA NA VIDA , NO COTIDIANO
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
DIVULGANDO A PESQUISA.
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO JOSÉ PANIAGO
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
Planejamento PNAIC 2014.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
LEILÃO DE JARDIM.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Jornal como Recurso Didático
Sugestão de Atividade:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Capitalismo e suas influências
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ESTUDANTE NO TRÂNSITO.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Instrunção de texto observando As midias e tecnologias
Projeto água aplicado na Escola Municipal Sebastião Mendes
FABIANA DE PAULA PEREIRA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Criações visuais/ história da arte e HQ's
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
Proposta de atividade, esboço inicial
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Formação continuada 2º Encontro
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Formação continuada 3º Encontro
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto Weschenfelder - Osasco - SP Aliandro Molina Edna Mara Costa Ledo Barboza Selma da Cruz Pontes Grupo Utilizar as tecnologias digitais da Informação e Comunicação para desenvolver junto aos alunos o projeto de conscientização sobre a importância da preservação da água e do consumo racional. Intencionalidade O projeto promoveu uma interdisciplinaridade com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa: Diversos gêneros textuais: Informativos, relatórios, entrevistas, reportagens, poemas e acrósticos, ênfase na utilização dos padrões da norma culta, ortografia, produção escrita e leitura. Ciências: Ciclo da água, Estados físicos da água, Saneamento Básico, Água e Energia. Geografia: Estados e Regiões do Brasil e Hidrografia. Matemática: Elaboração de gráficos. Interlocuções O projeto foi desenvolvido através da utilização de diversos recursos tecnológicos: computador, internet como ferramenta de busca e consulta , através do site de pesquisa google, câmera digital para o registro de vídeos de entrevista com funcionários da escola e registros fotográficos de visita ao entorno escolar afim de identificar situações de desperdício de água, bem como, de uso consciente, data show para socialização dos registros e pesquisas, elaboração de portfólio de aprendizagem através do editor de texto word , aplicativos de vídeo , animação e imagens do google, elaboração e desenvolvimento de blog para socialização das aprendizagens. Dinâmicas: Em sala de aula foi realizado um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, através de roda de conversa, gerando a necessidade de busca por informações sobre o sistema de abastecimento de água do Estado de São Paulo - Sistema Cantareira, o funcionamento da estação de tratamento de água, ciclo da água e funcionamento de uma Usina hidrelétrica, todas estas pesquisas foram realizadas com o recurso da internet, site de busca google, através de vídeos com animação. O projeto também despertou nos alunos a curiosidade por conhecer os Estados afetados pela seca e pesquisas foram realizadas, com recurso da internet, proporcionando uma viagem virtual a vários Estados e Regiões do Brasil. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos utilizaram o blog para realizarem postagens sobre as aprendizagens mais significativas e divulgarem ações para evitar o desperdício de água e promover o uso consciente, desta forma, utilizaram a tecnologia como ferramenta para socializar o conhecimento com os demais alunos da escola e com as famílias dos alunos envolvidos no projeto, proporcionando sobretudo, um portfólio de aprendizagens. Desdobramentos Os alunos compreenderam que os recursos tecnológicos podem ser utilizados para elaboração e socialização dos conhecimentos, proporcionando um processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo, superando as barreiras físicas e nos levando a conhecer o mundo em tempo real. Desenvolveram o senso crítico, investigativo, coletivo e de responsabilidade durante as etapas do projeto e na execução das atividades propostas apresentando compreensão e preocupação quanto à utilização da norma culta da língua portuguesa e o uso de imagens . Conscientizaram–se sobre a importância da preservação da água promovendo e socializando atitudes de uso consciente na escola e junto às famílias, através do blog desenvolvido para o projeto. Resultados