DESENVOVIMENTO HUMANO (DH)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dr. Thomé E. Tavares Filho
Advertisements

Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner
Estagiária: Alciane Barbosa Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Psicologia do desenvolvimento I
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Vida Artificial e Ambientes Virtuais
observar cientificamente o ser humano
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Provocação e reflexão Crítica ao mito da Ciência e Tecnologia:
Sociologia e seu campo – história da sociologia desde os clássicos
4. Eu nos contextos Modelo ecológico do desenvolvimento
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Prof. Everton da Silva Correa
Parque da Família Estudo preliminar. Apoio Referências Históricas.
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Terapia(s) Comportamental(is)
Exemplos de questões contempladas pelos desenvolvimentalistas:
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
CONTRIBUTO PARA O DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA O ENSINO AGRÍCOLA NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO Agostinho Ferreira Castelo Branco, 22 de janeiro de 2014.
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
Cursos Científico-Humanísticos Que saídas para o Ensino Superior? Serviços de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas de Estarreja.
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
EDUCAÇÃO EM SAÚDE II Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa.
DOS SISTEMAS ECOLÓGOCOS, DE URIE BRONFENBRENNER
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
PSICOMOTRICIDADE.
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
O Behaviorismo eliminou por quase 50 anos o estudo da mente no campo da Psicologia
Profª Drª. Lília Iêda Chaves Cavalcante
Problema 01 Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Grupo 02 Professores: Eduardo Mendes Eduardo Mariano Neto Jeamylle Nilin.
Bronfenbrenner e os contextos
Teoria Sociocultural.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
DIFICULDADES DE APRENDIAZGEM
Teoria Psicanalítica.
ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - AMAS
Noções sobre Psicologia do Trânsito
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
Apresentação Multimédia #24 Tema IV | EU NOS CONTEXTOS capítulo 1 | O MODELO ECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO → OS DIFERENTES CONTEXTOS DE EXISTÊNCIA DOS.
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
 Todos temos uma personalidade: patrimônio mais importante;  Por mais da metade da história da Psicologia como ciência, os psicólogos deram pouca atenção.
Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano
O modelo bioecológico de Bronfenbrenner
Urie Bronfenbrenner e a Ecologia do Desenvolvimento Humano
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
Saúde e qualidade de vida
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
Desenvolvimento motor
Introdução à Fisioterapia Preventiva
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Envelhecimento: Processo pessoal? Tarsila Cunha. Envelhecimento Devemos levar em conta alguns fatores, quando nos referirmos ao envelhecimento: O desenvolvimento.
COAÇÃO E COOPERAÇÃO Jean Piaget Coação - transmissão social
PERSONALIDADE: por que estudar?
Sociologia Jurídica.
QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: UM CONCEITO SUBJETIVO
Bem-estar e Comportamento Animal
Apresentação Multimédia #24 Tema IV | EU NOS CONTEXTOS capítulo 1 | O MODELO ECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO → OS DIFERENTES CONTEXTOS DE EXISTÊNCIA DOS.
Transcrição da apresentação:

DESENVOVIMENTO HUMANO (DH)

Para que estudar o desenvolvimento humano? Conhecer os padrões de desenvolvimento “normal” Ajudar no pleno desenvolvimento do indivíduo

O estudo científico do desenvolvimento humano é a área de conhecimento (BERGER, 2009, p.3).

O estudo científico do desenvolvimento humano é a área de conhecimento (BERGER, 2009, p.3).

Fatores influentes no DH Crescimento físico Transformações Melhoras e declínios Código genético Experiências particulares - Vida pré-natal - Família - Escola - Demais grupos - Sociedade - Cultura

O desenvolvimento humano é... Multidirecional

O desenvolvimento humano é... Multicontextual

O desenvolvimento humano é... Multicultural

O desenvolvimento humano é... Multidisciplinar Multicultural

O desenvolvimento humano é... Plástico

Domínios predominantes do Desenvolvimento Humano Cognitivo Biossocial Psicossocial

Forças internas Forças externas Maturação física Programação genética Circunstâncias Interações sociais Forças externas

Sistemas ecológicos Microssistemas Mesossistemas Exossistemas Macrossistemas Cronossistemas

Curso de Capacitação para Seleção em Pós-graduação Contexto histórico

Contexto Socioeconômico

Contexto cultural Pobre rural versus Rica e urbana

Etnia versus Cultura

Estudo científico do Desenvolvimento Humano Natureza versus Criação

Continuidade versus Descontinuidade

Diferença versus Déficit

Religião versus Ciência

Referências COOL, C.; MARCHESI, A.; PALÁCIOS, J. et al. Desenvolvimento psicológico e Educação: Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artmed, 2004. BERGER, K.S. O desenvolvimento da pessoa da infância à terceira idade. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003.

Desenvolvimento neuropsicomotor