O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
APLICABILIDADE DISCIPLINA: PORTUGUÊS SÉRIE: 3º ANO DURAÇÃO DO PROJETO: AO LONGO DO ANO TEMÁTICA: LITERATURA INFANTIL SUB-TEMAS: LIVROS DE LITERATURA, FILMES, DESENHOS, PRODUÇÕES DE TEXTO.
OBJETIVO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE PELA LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DOS CLÁSSICOS; CRIAR O HÁBITO SAUDÁVEL DE LEITURA OU VÍDEO; VENCER AS DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS; CONHECER E APLICAR AS ESTRUTURAS CORRETAS DE UMA PRODUÇÃO DE TEXTO; DESENVOLVER AS CAPACIDADES DE INTERPRETAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS; UTILIZAR A LEITURA DOS LIVROS DA LITERATURA CLÁSSICA COMO FORMA DE CONHECER O MUNDO E AGIR SOBRE ELE.
PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL AULA 1 A PROFESSORA CONVIDA OS ALUNOS A SE ORGANIZAREM PARA A HORA DA LITERATURA. ESCOLHE O LIVRO”BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES”. QUESTIONA O SEGUINTE: QUAL O TÍTULO DO LIVRO? QUEM É O AUTOR? O ILUSTRADOR? A EDITORA? SOBRE O QUÊ CONTA A HISTÓRIA? COMO TERMINA? SE AO ALUNOS GOSTARAM DA HISTÓRIA DA “BRANCA DE NEVE”?
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO AULA 2 A TURMA ASSISTE O VÍDEO DA BRANCA DE NEVE E DEPOIS DEBATE SOBRE OS PERSONAGENS, SUAS CARACTERÍSTICAS, A QUESTÃO DA IMPORTÂNCIA DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS ... RELACIONA A HISTÓRIA DO LIVRO COM O VÍDEO, COM SUAS CARACTERÍSTICAS... SE A HISTÓRIA TEM RELAÇÃO COM FATOS DA ATUALIDADE OU NÃO.
APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO AULA 3 A TURMA SE DIRIGE AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E UTILIZARÁ O COMPUTADOR PARA CONCLUIR A COMPREENSÃO DA ATIVIDADE, REALIZANDO UMA PRODUÇÃO DE TEXTO EM FORMA DE RESUMO DO CLÁSSICO COM ILUSTRAÇÃO E A SEGUIR A IMPRESSÃO DO TRABALHO. TODOS OS ALUNOS DEIXARÃO EXPOSTAS SUAS APRECIAÇÕES SOBRE A OBRA. Apresentação CLAUDIA NUNES, MERI, ADELINA.