O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
Advertisements

Nazaré Marta M. C. Lazarone
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
Área do conhecimento: Biologia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Escola Angelina Jaime Tebet
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET João e o Pé de Feijão Ariana Fernanda Nery Gonçalves.
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
TECENDO LEITURAS ESTRUTURA DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Passo a passo:
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
O FOLCLORE BRASILEIRO.
RELEITURA DE UMA POESIA
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
Relato das Experiências
A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol. Rocío Morales Vázquez, Danielle Braun, Edith Fabiola González Caballero.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
1ª REUNIÃO DE PAIS RADEANE 2012.
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Fechamento.
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Diretrizes para leitura e análise de textos
E.E. ProfªApparecida Ferreira Cursino
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
Relatório de Proposta de Projeto
E NCONTRO DE C OORDENADORAS E O RIENTADORAS DA USEB.
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
Como elaborar um trabalho de pesquisa
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Projeto semana da Pátria
Ilustração de texto observando as mídias e tecnologias.
SIMPÓSIO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
Descrevendo a atividade
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial
A Arte na Literatura de Cordel
Registro Digital da Experiência PROJETOPROFISSÕES.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Etapas de uma sequência didática
OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima
Roteiro básico para Plano de Aula
Seminário de Análise e Produção Textual III
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Equipe responsável pela produção
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Metodologia Científica
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
ENERGIA HIDRELÉTRICA: CONFORTO X DESENVOLVIMENT O SUSTENTÁVEL Prof. Dennys Christian Atividade para alunos da III fase do II Ciclo.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL

APLICABILIDADE DISCIPLINA: PORTUGUÊS SÉRIE: 3º ANO DURAÇÃO DO PROJETO: AO LONGO DO ANO TEMÁTICA: LITERATURA INFANTIL SUB-TEMAS: LIVROS DE LITERATURA, FILMES, DESENHOS, PRODUÇÕES DE TEXTO.

OBJETIVO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE PELA LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DOS CLÁSSICOS; CRIAR O HÁBITO SAUDÁVEL DE LEITURA OU VÍDEO; VENCER AS DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS; CONHECER E APLICAR AS ESTRUTURAS CORRETAS DE UMA PRODUÇÃO DE TEXTO; DESENVOLVER AS CAPACIDADES DE INTERPRETAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS; UTILIZAR A LEITURA DOS LIVROS DA LITERATURA CLÁSSICA COMO FORMA DE CONHECER O MUNDO E AGIR SOBRE ELE.

PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL AULA 1 A PROFESSORA CONVIDA OS ALUNOS A SE ORGANIZAREM PARA A HORA DA LITERATURA. ESCOLHE O LIVRO”BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES”. QUESTIONA O SEGUINTE: QUAL O TÍTULO DO LIVRO? QUEM É O AUTOR? O ILUSTRADOR? A EDITORA? SOBRE O QUÊ CONTA A HISTÓRIA? COMO TERMINA? SE AO ALUNOS GOSTARAM DA HISTÓRIA DA “BRANCA DE NEVE”?

ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO AULA 2 A TURMA ASSISTE O VÍDEO DA BRANCA DE NEVE E DEPOIS DEBATE SOBRE OS PERSONAGENS, SUAS CARACTERÍSTICAS, A QUESTÃO DA IMPORTÂNCIA DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS ... RELACIONA A HISTÓRIA DO LIVRO COM O VÍDEO, COM SUAS CARACTERÍSTICAS... SE A HISTÓRIA TEM RELAÇÃO COM FATOS DA ATUALIDADE OU NÃO.

APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO AULA 3 A TURMA SE DIRIGE AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E UTILIZARÁ O COMPUTADOR PARA CONCLUIR A COMPREENSÃO DA ATIVIDADE, REALIZANDO UMA PRODUÇÃO DE TEXTO EM FORMA DE RESUMO DO CLÁSSICO COM ILUSTRAÇÃO E A SEGUIR A IMPRESSÃO DO TRABALHO. TODOS OS ALUNOS DEIXARÃO EXPOSTAS SUAS APRECIAÇÕES SOBRE A OBRA. Apresentação CLAUDIA NUNES, MERI, ADELINA.