Robótica Educacional com Tecnologias Livres

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
Informática na Educação
A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento
Contexto de Educação a Distância
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Élton Carneiro Marinho –
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Profa. Reane Franco Goulart
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
Francisco Gerlandio de Sena Histórico  LPEM criado em projeto de pesquisa n. 2010/03 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
INCLUSÃO DIGITAL: IMPLEMENTANDO UMA REDE DE BAIXO CUSTO COM LTSP Autores: Erick Gonçalves Cavalcante; Ismael Rodrigues de Souza; Silvana Madeira Alves.
Danilo Rodrigues César
Secretaria de SEED Educação a Distância As tecnologias da informação e a Educação: a ação do Governo Prof. Dr. Marcos Dantas Secretário de Educação a Distância.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Robótica Livre: Uma alternativa de construção cooperada do conhecimento com o uso de soluções tecnológicas livres Danilo Rodrigues César Maria Helena S.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Perguntas de Modelação
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Ensinando e Aprendendo com as TIC
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” A robótica no currículo : ensinando e aprendendo com o laptop UCA Bruno Leal Bastos Universidade Estadual.
O computador como Meio e como Fim...
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Transcrição da apresentação:

Robótica Educacional com Tecnologias Livres Robótica Livre Robótica Educacional com Tecnologias Livres Danilo Rodrigues César Novembro 2004

Introdução Robótica Mundo Real Intervenção dos Humanos Multidisciplinar Robótica Educacional ou Pedagógica Ambiente de aprendizagem Professor Computador Transdisciplinar

Kits de Robótica Treinamento X Capacitação Preços Kit Livre 95% mais barato do que o Kit Proprietário Software e Hardware Limitação Produto X Processo

Construção do Ambiente de Aprendizagem Jean Piaget - Construtivista Seymour Papert - Construcionismo Vygotsky – Sócio-Interacionista / Cooperação Sócio-Construtivista

Projeto Robótica Livre Inspirado na Licença GNU - GPL (General License Public) Implementado Escola Municipal Caio Líbano Soares CET / CEFET Itabirito

Sustentação Interface de Hardware Livre – IHL Sistemas e Aplicativos em Software Livre - SASL Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados - DEC

Interface de Hardware Livre - IHL Baixo Custo Facilidade de Montagem Componentes eletrônicos encontrados em equipamentos obsoletos ou inutilizados de informática ou eletrônica 8 saídas e 4 entradas (Porta Paralela)

Sistemas e Aplicativos em Software Livre - SASL S.O. - GNU/LINUX - Libertas SuperLogo, C++, Java, Klogo, Shell Script, Qt Designer ...

Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados - DEC Descarte de equipamentos (Lixo Tecnológico) Sensores, motores, engrenagens ...

Aplicação do Projeto 4 Grupos (1 Professor e 2 alunos) / 5 Grupos (4 alunos) Dividido em 8 etapas Sensibilização Apresentação do tema Capacitação básica Experimentações Planejamento dos projetos Montagem da Interface Montagem dos projetos Avaliações

Resultados Montagem das interfaces Controle de um Robô Shell Script (LOGO) Demonstração na INFORUSO 2004 Projetos em andamento Conversão de base 10 para 2 – EMCLS Elevador - EMCLS Sucarro – CEFET Itabirito Braço Mecânico – CEFET Itabirito Monitoramento – CEFET Itabirito / EMCLS

Conclusões Aprendem, com o desafio de dominar os recursos da Robótica, a construir seu próprio projeto, articulando diversos conteúdos, como matemática, química, física, biologia, entre outras, trabalhando ativamente com seu objeto de interesse, agregando conteúdos escolares com práticas reais/concretas Postura mais ecológica, percebendo que elementos/componentes tidos como lixo podem ser fonte de recursos nos processos de desenvolvimento de novos produtos

Conclusões Os conceitos do GPL são praticados, ou seja, compartilham trabalho, informação e conhecimento, contribuindo para o capital intelectual de todo o grupo, além de desmistificarem a falácia de que soluções de baixo custo são soluções de baixa qualidade ou inviáveis Os resultados alcançados são satisfatórios, pois a cada etapa concluída os educandos se mostraram mais motivados com o projeto, dominando competências e habilidades propostas, relacionadas tanto ao conteúdo específico da robótica quanto às dinâmicas de ensino-aprendizagem que direcionam o projeto

Conclusões O Produto passa a ter importância a partir do Processo como um todo, instigando a criação de opiniões e o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo

Reflexão Despertar o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e criativo Sinônimo de Cooperação, Colaboração, Compartilhamento, Solidariedade e Liberdade

Referências CHELLA, Marco Túlio. Ambiente de Robótica Educacional com Logo. www.nied.unicamp.br/~siros/doc/artigo_sbc2002_wie_final.PDF FREITAS, Wilmar F.. Utilização de Tecnologia de Groupware no Desenvolvimento de Recursos Humanos: Uma análise comparativa entre dinâmicas disjuntas no ambiente de trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado, Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, 2001. Licenses GNU, 2004. http://www.gnu.org/licenses/licenses.html LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. LUCENA, Marisa. Um modelo de Escola Aberta na Internet: Kidlink no Brasil. Rio de Janeiro. Ed. Brasport. 1997. PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

Referências Complementares CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. SORJ, Bernardo. brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.; Brasília, DF: UNESCO, 2003. Linguagens e interatividade na educação a disttância / Leda Maria Rangearo Fiorentini; Raquel de Almeida Moraes (orgs.) Rio de Janeiro: DP&A, 2003. Ambientes informatizados de aprendizagem: Produção e avaliação de software educativo / Celina Couto de Oliveira, José Wilson da Costa, Mercia Moreira. - Campinas, SP: Papirus, 2001. - (Série Prática Pedagógica). ProInfo: Informática e formação de professores / Secretaria de Educação a Distância - Volume 1 e 2. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

Referências Complementares ProInfo: Projetos e ambientes Inovadores / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000. DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação / Thomas H. Davenport, Laurence Prusak; tradução Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998. Trabalho, Qualificação e politecnia / Werner Markert (org.) -- Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Educação e transformação).

Esta apresentação foi feita utilizando Software Livre Libertas – OpenOffice.org Impress

Danilo Rodrigues César - danilo@pbh.gov.br Sites: www.libertas.pbh.gov.br www.libertasbr.org.br www.emcls.pbh.gov.br/robotica http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/roboticalivre

Gestão do Conhecimento Software Livre na Educação Danilo Rodrigues César Novembro 2004

Software Livre e Educação Cooperação Colaboração Compartilhamento Solidariedade Liberdade

Grupos e Projetos Debian Jr. OFSET (Organization for Free Software in Education and Teaching) Enciclopédia Universal Livre Robótica Livre

Softwares e Aplicativos Educacionais KLogo Dr. Geo Ggradebook GNU Typist Gnuteca Sagu http://gnu.fyxm.net/education/education.pt.html#TOCsoft ware

Processos X Produtos

Sociedade da Informação A informação em qualquer sociedade é relevante Produzir o conhecimento

Sociedade do Conhecimento Conhecimento científico desenvolve a capacidade de inovação tecnológica

Sociedade Capitalista de Consumo de Bens Tecnológicos Ponto de vista Sociológico Comunicação, a qualidade de vida e as relações econômicas e sociais são mediadas por serviços e produtos tecnológicos que incorporam o conhecimento científico

Educação, Informação, Ciência e Tecnologia Fontes decisivas de criação de valor na economia Os recursos educacionais, informacionais e tecnológicos caracterizam-se por uma distribuição extremamente desigual pelo mundo (Unesco, 1999)

Exclusão Digital Desigualdade Social Não se expressa somente no acesso ao bem material Na capacidade do usuário de retirar, a partir de sua capacitação intelectual e profissional, o máximo proveito das potencialidades oferecidas por cada instrumento de comunicação e informação

Capacitação X Treinamento

Aprender a Aprender Nem todas as potencialidades oferecidas pelos recursos tecnológicos e de linguagem estão totalmente compreendidas e incorporadas aos novos projetos educacionais Multiplicidade de meios, materiais e linguagens que se renovam a cada dia sob o impacto das tecnologia da comunicação e informação Redefinições e reconfigurações na relação de aprendizagem