Robótica Educacional com Tecnologias Livres Robótica Livre Robótica Educacional com Tecnologias Livres Danilo Rodrigues César Novembro 2004
Introdução Robótica Mundo Real Intervenção dos Humanos Multidisciplinar Robótica Educacional ou Pedagógica Ambiente de aprendizagem Professor Computador Transdisciplinar
Kits de Robótica Treinamento X Capacitação Preços Kit Livre 95% mais barato do que o Kit Proprietário Software e Hardware Limitação Produto X Processo
Construção do Ambiente de Aprendizagem Jean Piaget - Construtivista Seymour Papert - Construcionismo Vygotsky – Sócio-Interacionista / Cooperação Sócio-Construtivista
Projeto Robótica Livre Inspirado na Licença GNU - GPL (General License Public) Implementado Escola Municipal Caio Líbano Soares CET / CEFET Itabirito
Sustentação Interface de Hardware Livre – IHL Sistemas e Aplicativos em Software Livre - SASL Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados - DEC
Interface de Hardware Livre - IHL Baixo Custo Facilidade de Montagem Componentes eletrônicos encontrados em equipamentos obsoletos ou inutilizados de informática ou eletrônica 8 saídas e 4 entradas (Porta Paralela)
Sistemas e Aplicativos em Software Livre - SASL S.O. - GNU/LINUX - Libertas SuperLogo, C++, Java, Klogo, Shell Script, Qt Designer ...
Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados - DEC Descarte de equipamentos (Lixo Tecnológico) Sensores, motores, engrenagens ...
Aplicação do Projeto 4 Grupos (1 Professor e 2 alunos) / 5 Grupos (4 alunos) Dividido em 8 etapas Sensibilização Apresentação do tema Capacitação básica Experimentações Planejamento dos projetos Montagem da Interface Montagem dos projetos Avaliações
Resultados Montagem das interfaces Controle de um Robô Shell Script (LOGO) Demonstração na INFORUSO 2004 Projetos em andamento Conversão de base 10 para 2 – EMCLS Elevador - EMCLS Sucarro – CEFET Itabirito Braço Mecânico – CEFET Itabirito Monitoramento – CEFET Itabirito / EMCLS
Conclusões Aprendem, com o desafio de dominar os recursos da Robótica, a construir seu próprio projeto, articulando diversos conteúdos, como matemática, química, física, biologia, entre outras, trabalhando ativamente com seu objeto de interesse, agregando conteúdos escolares com práticas reais/concretas Postura mais ecológica, percebendo que elementos/componentes tidos como lixo podem ser fonte de recursos nos processos de desenvolvimento de novos produtos
Conclusões Os conceitos do GPL são praticados, ou seja, compartilham trabalho, informação e conhecimento, contribuindo para o capital intelectual de todo o grupo, além de desmistificarem a falácia de que soluções de baixo custo são soluções de baixa qualidade ou inviáveis Os resultados alcançados são satisfatórios, pois a cada etapa concluída os educandos se mostraram mais motivados com o projeto, dominando competências e habilidades propostas, relacionadas tanto ao conteúdo específico da robótica quanto às dinâmicas de ensino-aprendizagem que direcionam o projeto
Conclusões O Produto passa a ter importância a partir do Processo como um todo, instigando a criação de opiniões e o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo
Reflexão Despertar o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e criativo Sinônimo de Cooperação, Colaboração, Compartilhamento, Solidariedade e Liberdade
Referências CHELLA, Marco Túlio. Ambiente de Robótica Educacional com Logo. www.nied.unicamp.br/~siros/doc/artigo_sbc2002_wie_final.PDF FREITAS, Wilmar F.. Utilização de Tecnologia de Groupware no Desenvolvimento de Recursos Humanos: Uma análise comparativa entre dinâmicas disjuntas no ambiente de trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado, Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, 2001. Licenses GNU, 2004. http://www.gnu.org/licenses/licenses.html LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. LUCENA, Marisa. Um modelo de Escola Aberta na Internet: Kidlink no Brasil. Rio de Janeiro. Ed. Brasport. 1997. PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
Referências Complementares CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. SORJ, Bernardo. brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.; Brasília, DF: UNESCO, 2003. Linguagens e interatividade na educação a disttância / Leda Maria Rangearo Fiorentini; Raquel de Almeida Moraes (orgs.) Rio de Janeiro: DP&A, 2003. Ambientes informatizados de aprendizagem: Produção e avaliação de software educativo / Celina Couto de Oliveira, José Wilson da Costa, Mercia Moreira. - Campinas, SP: Papirus, 2001. - (Série Prática Pedagógica). ProInfo: Informática e formação de professores / Secretaria de Educação a Distância - Volume 1 e 2. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
Referências Complementares ProInfo: Projetos e ambientes Inovadores / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000. DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação / Thomas H. Davenport, Laurence Prusak; tradução Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998. Trabalho, Qualificação e politecnia / Werner Markert (org.) -- Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Educação e transformação).
Esta apresentação foi feita utilizando Software Livre Libertas – OpenOffice.org Impress
Danilo Rodrigues César - danilo@pbh.gov.br Sites: www.libertas.pbh.gov.br www.libertasbr.org.br www.emcls.pbh.gov.br/robotica http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/roboticalivre
Gestão do Conhecimento Software Livre na Educação Danilo Rodrigues César Novembro 2004
Software Livre e Educação Cooperação Colaboração Compartilhamento Solidariedade Liberdade
Grupos e Projetos Debian Jr. OFSET (Organization for Free Software in Education and Teaching) Enciclopédia Universal Livre Robótica Livre
Softwares e Aplicativos Educacionais KLogo Dr. Geo Ggradebook GNU Typist Gnuteca Sagu http://gnu.fyxm.net/education/education.pt.html#TOCsoft ware
Processos X Produtos
Sociedade da Informação A informação em qualquer sociedade é relevante Produzir o conhecimento
Sociedade do Conhecimento Conhecimento científico desenvolve a capacidade de inovação tecnológica
Sociedade Capitalista de Consumo de Bens Tecnológicos Ponto de vista Sociológico Comunicação, a qualidade de vida e as relações econômicas e sociais são mediadas por serviços e produtos tecnológicos que incorporam o conhecimento científico
Educação, Informação, Ciência e Tecnologia Fontes decisivas de criação de valor na economia Os recursos educacionais, informacionais e tecnológicos caracterizam-se por uma distribuição extremamente desigual pelo mundo (Unesco, 1999)
Exclusão Digital Desigualdade Social Não se expressa somente no acesso ao bem material Na capacidade do usuário de retirar, a partir de sua capacitação intelectual e profissional, o máximo proveito das potencialidades oferecidas por cada instrumento de comunicação e informação
Capacitação X Treinamento
Aprender a Aprender Nem todas as potencialidades oferecidas pelos recursos tecnológicos e de linguagem estão totalmente compreendidas e incorporadas aos novos projetos educacionais Multiplicidade de meios, materiais e linguagens que se renovam a cada dia sob o impacto das tecnologia da comunicação e informação Redefinições e reconfigurações na relação de aprendizagem