Maria Luiza Carvalho Echevenguá

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Entendendo o Adolescente Normal
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Avaliação Psicomotora
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Transtornos da Personalidade
Os progressos da psicanálise
Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
Psicologia de grupo e análise do Ego
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
6ª. Aula – Cap. 7 - Personalidade e Comportamento
O que é Aprendizagem?.
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
Quiz Psicológico JOGAR REGRAS SAIR.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
CARGA PSÍQUICA NO TRABALHO
PSICOMOTRICIDADE.
PERSONALIDADE Sigmund Freud ( ) Estruturou a personalidade em:
Liderança e Relações Interpessoais
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Limites na educação das crianças
Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Sigmund Freud ( ).
Transtornos de Personalidade
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
O aparecimento da consciência humana
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A IDADE ESCOLAR
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Disciplina Técnicas Projetivas
ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
TIPOS DE PERSONALIDADE
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Ciclo de vida – Anos Escolares Curso: Odontologia Profª Carmen Lúcia Carvalho de Souza.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Maria Luiza Carvalho Echevenguá Psicologia Aplicada Maria Luiza Carvalho Echevenguá

DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL A psicologia do desenvolvimento (Zigler, 1963), é o estudo das modificações do comportamento, ao longo do tempo, através das mudanças na forma e na organização das respostas. O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado (características próprias e o seu próprio ritmo de desenvolvimento) Comportamento humano é sigular.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL “é o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior”.(Piaget).

DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL Maturidade(emocional, social, física e intelectual) Desenvolvimento mental(ampliação dos horizontes, aumento da capacidade para lidar com abstrações e símbolo, capacidade de atenção e concentração por períodos cada vez mais longos, declínio do devaneio e fantasia, desenvolvimento da memória, aumento da capacidade de raciocínio)

DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL Períodos do desenvolvimento mental Jean Piaget (1896-1980) : 0-2 anos- período Sensório- motor: *percebe o ambiente e age sobre ele, *desenvolvimento da consciência do próprio corpo, *desenvolvimento da inteligência.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL 2-7 anos período pré-operatório: *desenvolvimento da linguagem (2 anos); *socialização da ação (atividades de faz de conta, desenhos, sonhos); *desenvolvimento do pensamento, a partir do pensamento verbal (porquês, causa/efeito); *animismo e artificialismo; * desenvolvimento da intuição.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL 7-12 anos- período das operações concretas: *Desenvolvimento do pensamento lógico sobre coisas concretas; *compreensão das relações entre coisas e capacidade para classificar objetos; *aparecimento das noções de substância, peso e volume

DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL 12 anos- operações formais: *forma e entende conceitos abstratos; *pensamento concreto. Juventude: projeto de vida : *personalidade começa a se formar( 8 a 12 anos); *Na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha então para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL Fatores que influenciam o desenvolvimento humano: *Hereditariedade -carga genética estabelece o potencial do indivíduo, inteligência =condições do meio; *Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico; *Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento; * Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL Aspectos do desenvolvimento humano: *físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica; *intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio; *afetivo-emocional – é o modo de o indivíduo integrar as suas experiências (sexualidade); *social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.

origem nos escritos de Platão e Aristóteles Processos cognitivos Cognição: origem nos escritos de Platão e Aristóteles acto ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento, linguagem e lingua, signo e significado.

Processos cognitivos Atenção: *intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles; *atenção concentrada X estímulos simultaneamente; *não seria possível e necessário responder a todos os estímulos.

Processos cognitivos *consiste na aquisição, interpretação, seleção e Percepção: *função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas; *consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos; *percepção do mundo é diferente para cada um de nós; *novas informações---percepção se altera.

Processos cognitivos Memória: *memória humana focaliza coisas específicas; *deteriora-se com a idade; *é a base do conhecimento; *processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas idéias– decisões diárias.

Processos cognitivos Raciocínio: *operação lógica, discursiva e mental; *1 ou + proposições para concluir através de mecanismos de comparações e abstrações = respostas verdadeiras, falsas ou prováveis; * premissas chegamos a conclusões.  

Processos cognitivos Juízo: *conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa; *possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento.

Processos cognitivos Imaginação: *capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos.

Processos cognitivos Pensamento: *que permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele; *forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e Desejos; *expressão mais "palpável“.

Processos cognitivos Linguagem e língua: *linguagem diz respeito à capacidade ou faculdade de exercitar a comunicação; *língua ou idioma refere-se a um conjunto de palavras e expressões usadas por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática).

Processos cognitivos Signo e significado: *Signo= significante + significado *Significado= idéia ou conceito (inteligível).

Desenvolvimento emocional: desenvolvimento do psiquismo humano tem início ainda no ambiente intra-uterino; desenvolvimento emocional saudável, necessita de um ambiente acolhedor; relações que a criança vai estabelecendo com os adultos em seu ambiente, vão se desenvolvendo os padrões afetivos.

Personalidade termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a "personagem“; personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos (individualidade pessoal e social); formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo; a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais.

Estruturas da personalidade: As condições genéticas(temperamento) e a influência do meio (caráter) caracteriza a personalidade do indivíduo; 1920 Freud === modelo dinâmico da estruturação da personalidade: Id, Ego e Supergo

Personalidade Id: representa os processos primitivos do pensamento; Contém nossos pensamentos e desejos de recompensa mais primitivos, de caráter sexual e perverso. Ego: alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e Morais. É o lado consciente, conciliador e equilibrador. Superego: , representa os pensamentos morais e éticos, adquiridos no meio familiar, vizinhança, escola, igreja, sociedade.

Personalidade e seus traços: Paranóide (neurótico): *indivíduo frio, rigidez comportamental,é vingativo; *alimenta suspeitas injustificáveis, ciúmes exagerado; *excessiva importância de si mesmo, tendência em culpar os outros por erros; *possui desconfiança exagerada.

Personalidade e seus traços: Esquizóide (neurótico): *não se perturbam com elogios ou críticas , timedez excessiva; *tendência ao isolamento e o distanciamento sociais; *excessiva sensibilidade em ser desprezado, guardar rancores; *auto valorizar excessivamente, preocupações com fofocas;

Personalidade e seus traços: Epileptóide (epilético): *irritabilidade, explosividade, agressividade; *instabilidade de humor, uso de agressividade verbal e ou física.

Personalidade e seus traços: Histeróide (histérico ou histrinico): *exagera seus pensamentos e sentimentos, acessos de mau humor, lágrimas e acusações sempre que percebem não serem o centro das atenções ou quando não recebem elogios e aprovações ; *pessoas freqüentemente animadas e dramáticas, tendendo sempre a chamar atenção sobre si.

Personalidade e seus traços: Astenóide (astenico): *fatigabilidade fácil; *baixo nível de energia, falta de entusiasmo; *pessimismo, incapacidade para o prazer; *sentimento de menos valia; *falta de confiança.

Personalidade e seus traços: Obsessivo(anancástica): *perfeccionismo, rigoroso e disciplinado consigo e exigente com os outros; *formal, intelectualizada, detalhista; *costuma ser reservado, dominador e inflexível. *dificilmente está satisfeito com seu próprio desempenho.

Personalidade e seus traços: ciclóide (ciclotímico): *duas variedades: hipomaníaca e a pessimista angustiosa; *Hipomaníaca (indivíduos eufóricos, expansivos, comunicativos, simpáticos, sintonizando facilmente com qualquer ambiente); *pessimista angustiosa (céticos e de exagerada crítica, tendentes ao rancor.Trabalham pouco e raramente se mostram otimistas. O que é comum é a inatividade, o parasitismo, terminando, algumas vezes, com o suicídio).

Personalidade e seus traços: hipocondróide (hipocondríaca):

Personalidade e seus traços: Psicopático (psicopata): *agem somente em benefício próprio; *desprovidos do sentimento de culpa e dificilmente estabelecem laços afetivos com alguma pessoa; *auto-estima muito elevada; *mentir, enganar e manipular.

Personalidade (Traços da sexualidade) Voerismo (Voyeurismo): *ato de observar pessoas, geralmente estranhos, sem suspeitar que estejam sendo observados, que podem estar nus, despindo-se ou em atividade sexual. *excitação sexual

Personalidade (Traços da sexualidade) Exibicionista: *forma de excitação erótica, a mesma é proveniente da exposição dos órgãos genitais; *2 maneiras: a primeira como um jogo erótico a pessoa para qual o exibicionista irá expor seu órgão genital está consciente do ato.

Personalidade (Traços da sexualidade) Masoquista: *satisfação ou prazer sexual através do sofrimento físico e ou moral. Sádico?

Personalidade (Traços da sexualidade) Incesto: *satisfação ou prazer sexual com filhos.

Personalidade (Traços da sexualidade) Pedofilia: *atração sexual de um indivíduo adulto está dirigida primariamente para crianças pré-púberes ou não.

Personalidade (Traços da sexualidade) Zoofilia: * É o envolvimento sexual de seres humanos com outras espécies de animais.

Personalidade (Traços da sexualidade) Travestismo: *Os travestis são pessoas que gostam de se vestir como membros do sexo oposto e fazem isto de modo Elaborado; *De modo geral os travestis tendem a estar contentes com o seu próprio sexo e papel sexual e não experimentam papel de identidade sexual.

Personalidade (Traços da sexualidade) Homossexualismo: *define-se por atração física, emocional, estética e espiritual(caso especificamente humano) entre seres do mesmo sexo; *lésbicas;

Personalidade (Traços da sexualidade) Bissexualismo: * O bissexualismo é a preferência sexual de uma pessoa por ambos os sexos: tanto por homens como mulheres.

Adolescência *adolescente vê-se diante de três lutos:- pelo corpo *período do desenvolvimento humano 10 aos 19 anos de idade; *defini sua identidade em três níveis: sexual, profissional e ideológico; *adolescente vê-se diante de três lutos:- pelo corpo infantil,- pelo papel e identidade infantis,- pelos pais da infância;

Adolescência *caracteriza-se: - tendência grupal; - necessidade de intelectualizar e fantasiar; - desestruturação corporal; - atitude social reivindicatória; - constantes flutuações do humor e estado de ânimo; - comportamento impulsivo, rebelde, critico, arrogante; - desafio à autoridade dos pais