Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais 50º FÓRUM NACIONAL DE REITORES.

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Transcrição da apresentação:

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais 50º FÓRUM NACIONAL DE REITORES

Profa. Dra. Maria Madalena Pessoa Guerra Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da RENORBIO - PERNAMBUCO “Construção de redes interinstitucionais no ensino, pesquisa e extensão – experiência RENORBIO”

Criação: Ministério de Ciência e Tecnologia Portaria Nº 598, 26 de novembro de

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO - RENORBIO ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO Saúde, Agropecuária, Recursos Naturais, Biotecnologia Industrial PROJETOS TEMÁTICOS DE C&T&I GENOMA E PROTEOMA Unir o estudo das espécies biológicas pela funcionalidade dos seus genes RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia) Centro de Excelência Virtual INDÚSTRIA Meta: Constituir um Centro de Excelência Virtual em Biotecnologia

%GruposRegião Brasil 3354Norte 5636Centro Oeste Nordeste Sul Sudeste SITUAÇÃO EM 2005 Norte + Nordeste = 17,7% do PIB Nacional. Centro-Oeste = 6,9 % do PIB Nacional. Das regiões somadas = 24,7 % do PIB Nacional. PIB da região Sudeste = 57,8% do PIB Nacional (Slide cedido por Luiz ABC)

Acelerar o desenvolvimento do NE através da biotecnologia; Formar recursos humanos em biotecnologia; Produzir impactos socioeconômicos para melhorar a qualidade de vida no NE; Promover desenvolvimento científico nas diversas áreas de aplicação da biotecnologia; Contribuir para formulação e acompanha- mento de políticas públicas do NE. Objetivos

Objetivos Maiores: 1 - Unir as Ciências Biológicas do Nordeste a partir de um curso de pós-graduação, tendo como meta maior constituir um grande Núcleo Virtual de Excelência em Biotecnologia na região, em rede, que se constituirá como tal unindo-se o estudo das espécies biológicas pela funcionalidade dos seus genes; Núcleo de Pós-Graduação

2 - Unir a competência científica do Nordeste em ciências biológicas, também tendo como base este mesmo curso de pós-graduação, de modo a permitir uma ascensão gradual da competência dispersa em Universidades menores que, isoladamente, a curto ou médio prazo, não poderão constituir cursos de pós-graduação competitivos. Núcleo de Pós-Graduação

Curso de Doutorado em Biotecnologia Aprovado pela Capes em 2006, com nota 5

Biotecnologia em Agropecuária: – Conservação e Multiplicação de Germoplasma; – Genética e Transgênese; – Sanidade. Biotecnologia em Saúde: – Desenvolvimento de Agentes Profiláticos, Terapêuticos e Testes Diagnósticos. Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Biotecnologia Industrial: – Bioprocessos. Biotecnologia em Recursos Naturais: – Bioprospecção, Biodiversidade e Conservação; – Purificação, Caracterização e Produção de Insumos Biotecnológicos em Sistemas Heterólogos. Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Aula inaugural da Turma 2006 Ministro Sérgio Rezende: Ministro Sérgio Rezende: A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Teresina, PI, 06/09/2006

Modelo Inovador de Pós-Graduação  Consórcio de 36 instituições do NE e do Estado do Espírito Santo (Universidades e Institutos de Pesquisa).

Protocolo de Intenções (Instituições)  Participação de Docentes em:  Orientação de alunos;  Disciplinas;  Projetos de pesquisa.  Utilização da infra-estrutura de ensino e pesquisa.

Categorias de Instituições  Nucleadoras (podem emitir diploma);  Colaboradoras;  Consorciadas (só infraestrutura).

Instituições Nucleadoras No triênio :  Universidade Estadual do Ceará;  Universidade Federal do Ceará;  Universidade Estadual de Pernambuco;  Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Proposta para o triênio ; Universidade Estadual do Ceará; Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ; Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Organização Didático-Administrativa

10 Pontos Focais: MA - PI - CE - RN - PB - PE - AL - SE - BA – ES Uma Coordenação Itinerante

Coordenação  Triênio Reconduzida até 2012: Universidade Estadual do Ceará Coordenador Geral: Prof. Dr. José Ferreira Nunes, UECE Vice-Coordenador Geral: Prof. Dr. Renato Azevedo Moreira, UNIFOR

Instalações da RENORBIO no Ceará

Colegiado  Coordenador Geral;  Vice-Coordenador Geral;  Coordenador Executivo do RENORBIO;  Representantes estaduais (n=9);  Um representante de cada Câmara de Área de Concentração (n=4);  Representantes estudantis (n=2);  Secretária Executiva (voz).

 Órgão Superior Deliberativo  Colegiado do Programa  Órgãos Executivos  Coordenação Geral Coordenador; Vice-Coordenador; Secretária Executiva.  Pontos Focais Um Representante Estadual; Um Suplente; Um Coordenador de cada Área de Concentração.

 Câmaras de Área de Concentração  Biotecnologia em Saúde;  Biotecnologia em Agropecuária;  Biotecnologia Industrial;  Biotecnologia em Recursos Naturais.  Compostas pelos Coordenadores de cada área de cada estado.

 Comissão de Bolsa  Vice-Coordenador;  Representante Docente;  Representante do Colegiado;  Representante Discente;  Secretária Executiva.  Comissão de Seleção  Coordenador;  Um membro de cada Área de Concentração;  Secretária Executiva.

 Comissão de Acompanhamento e Avaliação  Especialistas não vinculados ao Programa (brasileiros e estrangeiros) com notória competência;  Visa instituir e disciplinar processo de acompanhamento e avaliação dos docentes.

Sistema de vídeo-conferência (RNP) Sistema WEB de Gestão  cadastro de professor e aluno;  processo seletivo;  oferta de disciplinas;  matrícula on-line de alunos;  programas de disciplinas;  NAE;  salas virtuais administrativas;  Relatórios. Sistema de Gestão do NPG

Sistema de Gestão do RENORBIO Arquitetura WEB Docentes Gestores Alunos Projetos Resultados Informações Gerenciais Pesquisa/Docência Currículos (Lattes) Dados cadastrais Portfólio de Competências Produção Científica e Tecnológica Portal Sociedade

Dados do Programa

Corpo Docente e Discente  208 Docentes 68% Bolsistas de Produtividade do CNPq  402 Alunos Matriculados;  155 Teses Defendidas;  15 Pesquisadores em Pós-Doutoramento;  2 Pós-doutores (IES). Infraestrutura Congrega mais de 200 laboratórios.

No. de Docentes e Discentes por Estado Estado No.Do- centes No.Dis- centes MA933 PI2031 CE55138 RN1925 PB813 Estado No.Do- centes No.Dis- centes PE3354 AL926 SE2039 BA1621 ES922

AgênciaQdadeAgênciaQdade CAPES - GERAL42FAPERN - RN2 CAPES - UFAL6FACEPE - PE14 CAPES - UFES4FAPEAL - AL2 CNPQ25FAPITEC - SE8 FAPEMA – MA8FAPES - ES9 FAPEPI – PI7 CAPES/FAPES/ FACITEC - ES1 CAPES – emp5Reuni9 CAPES/FUNCAP10 UAB1 FUNCAP – CE36FAPEAM1 CAPES/EMBRAPA2TOTAL183 Bolsas

Resultados Preliminares

Pontos Positivos de um programa em rede: 1.Evita dispersão de recursos humanos; 2. Fortalece grupos de pesquisa:. Reduz custos com investimentos paralelos e redundantes;. Aumenta a produtividade acadêmica e técnica;. Amplia competividade em editais.

Publicação em Periódicos Qualis Período A14443 A B B B B B52627 Total

Patentes Período No. Pedidos de Depósito Nacional No. Pedidos de Depósito Internacional No. Pedidos com Aluno No. Alunos Envolvidos Total

 Mais de 800 projetos (de professores e alunos) em desenvolvimento no âmbito do PPGB-Renorbio;  Professores mais competitivos em editais nacionais.  8 empresas criadas por alunos e professores;  Quase todas as FAPs da região atuantes;  7 mestrados e 2 graduações em Biotecnologia criados nas instituições associadas; Impacto futuro – Em 10 anos, haverá 1000 doutores em biotecnologia atuando no mercado. Outros

Fundos Setoriais – Saúde, Agronegócios, Biotecnologia etc. MCT / FINEP / CNPq CAPES FAPs  84 projetos desde 2004 Enxoval tese Vídeo-Conferência Sistema WEB de Gestão Gestão (reuniões, deslocamentos, serviços, etc.) bolsas Recursos

OBRIGADA!