Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais 50º FÓRUM NACIONAL DE REITORES
Profa. Dra. Maria Madalena Pessoa Guerra Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da RENORBIO - PERNAMBUCO “Construção de redes interinstitucionais no ensino, pesquisa e extensão – experiência RENORBIO”
Criação: Ministério de Ciência e Tecnologia Portaria Nº 598, 26 de novembro de
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO - RENORBIO ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO Saúde, Agropecuária, Recursos Naturais, Biotecnologia Industrial PROJETOS TEMÁTICOS DE C&T&I GENOMA E PROTEOMA Unir o estudo das espécies biológicas pela funcionalidade dos seus genes RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia) Centro de Excelência Virtual INDÚSTRIA Meta: Constituir um Centro de Excelência Virtual em Biotecnologia
%GruposRegião Brasil 3354Norte 5636Centro Oeste Nordeste Sul Sudeste SITUAÇÃO EM 2005 Norte + Nordeste = 17,7% do PIB Nacional. Centro-Oeste = 6,9 % do PIB Nacional. Das regiões somadas = 24,7 % do PIB Nacional. PIB da região Sudeste = 57,8% do PIB Nacional (Slide cedido por Luiz ABC)
Acelerar o desenvolvimento do NE através da biotecnologia; Formar recursos humanos em biotecnologia; Produzir impactos socioeconômicos para melhorar a qualidade de vida no NE; Promover desenvolvimento científico nas diversas áreas de aplicação da biotecnologia; Contribuir para formulação e acompanha- mento de políticas públicas do NE. Objetivos
Objetivos Maiores: 1 - Unir as Ciências Biológicas do Nordeste a partir de um curso de pós-graduação, tendo como meta maior constituir um grande Núcleo Virtual de Excelência em Biotecnologia na região, em rede, que se constituirá como tal unindo-se o estudo das espécies biológicas pela funcionalidade dos seus genes; Núcleo de Pós-Graduação
2 - Unir a competência científica do Nordeste em ciências biológicas, também tendo como base este mesmo curso de pós-graduação, de modo a permitir uma ascensão gradual da competência dispersa em Universidades menores que, isoladamente, a curto ou médio prazo, não poderão constituir cursos de pós-graduação competitivos. Núcleo de Pós-Graduação
Curso de Doutorado em Biotecnologia Aprovado pela Capes em 2006, com nota 5
Biotecnologia em Agropecuária: – Conservação e Multiplicação de Germoplasma; – Genética e Transgênese; – Sanidade. Biotecnologia em Saúde: – Desenvolvimento de Agentes Profiláticos, Terapêuticos e Testes Diagnósticos. Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Biotecnologia Industrial: – Bioprocessos. Biotecnologia em Recursos Naturais: – Bioprospecção, Biodiversidade e Conservação; – Purificação, Caracterização e Produção de Insumos Biotecnológicos em Sistemas Heterólogos. Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Aula inaugural da Turma 2006 Ministro Sérgio Rezende: Ministro Sérgio Rezende: A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Teresina, PI, 06/09/2006
Modelo Inovador de Pós-Graduação Consórcio de 36 instituições do NE e do Estado do Espírito Santo (Universidades e Institutos de Pesquisa).
Protocolo de Intenções (Instituições) Participação de Docentes em: Orientação de alunos; Disciplinas; Projetos de pesquisa. Utilização da infra-estrutura de ensino e pesquisa.
Categorias de Instituições Nucleadoras (podem emitir diploma); Colaboradoras; Consorciadas (só infraestrutura).
Instituições Nucleadoras No triênio : Universidade Estadual do Ceará; Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual de Pernambuco; Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Proposta para o triênio ; Universidade Estadual do Ceará; Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ; Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Organização Didático-Administrativa
10 Pontos Focais: MA - PI - CE - RN - PB - PE - AL - SE - BA – ES Uma Coordenação Itinerante
Coordenação Triênio Reconduzida até 2012: Universidade Estadual do Ceará Coordenador Geral: Prof. Dr. José Ferreira Nunes, UECE Vice-Coordenador Geral: Prof. Dr. Renato Azevedo Moreira, UNIFOR
Instalações da RENORBIO no Ceará
Colegiado Coordenador Geral; Vice-Coordenador Geral; Coordenador Executivo do RENORBIO; Representantes estaduais (n=9); Um representante de cada Câmara de Área de Concentração (n=4); Representantes estudantis (n=2); Secretária Executiva (voz).
Órgão Superior Deliberativo Colegiado do Programa Órgãos Executivos Coordenação Geral Coordenador; Vice-Coordenador; Secretária Executiva. Pontos Focais Um Representante Estadual; Um Suplente; Um Coordenador de cada Área de Concentração.
Câmaras de Área de Concentração Biotecnologia em Saúde; Biotecnologia em Agropecuária; Biotecnologia Industrial; Biotecnologia em Recursos Naturais. Compostas pelos Coordenadores de cada área de cada estado.
Comissão de Bolsa Vice-Coordenador; Representante Docente; Representante do Colegiado; Representante Discente; Secretária Executiva. Comissão de Seleção Coordenador; Um membro de cada Área de Concentração; Secretária Executiva.
Comissão de Acompanhamento e Avaliação Especialistas não vinculados ao Programa (brasileiros e estrangeiros) com notória competência; Visa instituir e disciplinar processo de acompanhamento e avaliação dos docentes.
Sistema de vídeo-conferência (RNP) Sistema WEB de Gestão cadastro de professor e aluno; processo seletivo; oferta de disciplinas; matrícula on-line de alunos; programas de disciplinas; NAE; salas virtuais administrativas; Relatórios. Sistema de Gestão do NPG
Sistema de Gestão do RENORBIO Arquitetura WEB Docentes Gestores Alunos Projetos Resultados Informações Gerenciais Pesquisa/Docência Currículos (Lattes) Dados cadastrais Portfólio de Competências Produção Científica e Tecnológica Portal Sociedade
Dados do Programa
Corpo Docente e Discente 208 Docentes 68% Bolsistas de Produtividade do CNPq 402 Alunos Matriculados; 155 Teses Defendidas; 15 Pesquisadores em Pós-Doutoramento; 2 Pós-doutores (IES). Infraestrutura Congrega mais de 200 laboratórios.
No. de Docentes e Discentes por Estado Estado No.Do- centes No.Dis- centes MA933 PI2031 CE55138 RN1925 PB813 Estado No.Do- centes No.Dis- centes PE3354 AL926 SE2039 BA1621 ES922
AgênciaQdadeAgênciaQdade CAPES - GERAL42FAPERN - RN2 CAPES - UFAL6FACEPE - PE14 CAPES - UFES4FAPEAL - AL2 CNPQ25FAPITEC - SE8 FAPEMA – MA8FAPES - ES9 FAPEPI – PI7 CAPES/FAPES/ FACITEC - ES1 CAPES – emp5Reuni9 CAPES/FUNCAP10 UAB1 FUNCAP – CE36FAPEAM1 CAPES/EMBRAPA2TOTAL183 Bolsas
Resultados Preliminares
Pontos Positivos de um programa em rede: 1.Evita dispersão de recursos humanos; 2. Fortalece grupos de pesquisa:. Reduz custos com investimentos paralelos e redundantes;. Aumenta a produtividade acadêmica e técnica;. Amplia competividade em editais.
Publicação em Periódicos Qualis Período A14443 A B B B B B52627 Total
Patentes Período No. Pedidos de Depósito Nacional No. Pedidos de Depósito Internacional No. Pedidos com Aluno No. Alunos Envolvidos Total
Mais de 800 projetos (de professores e alunos) em desenvolvimento no âmbito do PPGB-Renorbio; Professores mais competitivos em editais nacionais. 8 empresas criadas por alunos e professores; Quase todas as FAPs da região atuantes; 7 mestrados e 2 graduações em Biotecnologia criados nas instituições associadas; Impacto futuro – Em 10 anos, haverá 1000 doutores em biotecnologia atuando no mercado. Outros
Fundos Setoriais – Saúde, Agronegócios, Biotecnologia etc. MCT / FINEP / CNPq CAPES FAPs 84 projetos desde 2004 Enxoval tese Vídeo-Conferência Sistema WEB de Gestão Gestão (reuniões, deslocamentos, serviços, etc.) bolsas Recursos
OBRIGADA!