Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
PÓS-GRADUAÇÃO `LATO SENSU` NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
Curso: Docência do Ensino Superior
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO V Encontro Estadual dos Tecnólogos - SP
Curso de Docência Universitária
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
SINAES: Concepções e Diretrizes
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Flexibilização Curricular
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores?
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
Cursos de Especialização Heloiza Henê M. da Silva Coordenadora Geral de Regulação do Ensino Superior SESu/MEC.
Antes de decidir, pense no estudante. Legislação e Atos Normativos de Regulação do Ensino Superior (temas selecionados)
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Curso de Especialização em Educação Infantil
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
INEP Florianópolis Maio/2008. INEP Iguatemy Mª de Lucena Martins DAES/INEP/MEC.
Prof. Dr. David Lopes Neto
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Universidade Federal de Uberlândia
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Ensino Médio e Educação Profissional
Proposta do Curso É parte da estratégia de fortalecer a capacidade avaliativa e institucionalizar a avaliação nos diferentes níveis de atuação das intervenções.
Política Educacional Brasileira
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
O papel do Estagio na Formação de Professores
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Objetivos do Curso Objetivos gerais: Delineados com base na distribuição das disciplinas em subáreas nos três primeiros anos de formação do biomédico.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior Prof. Rubens de Oliveira Martins Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC rubensmartins@mec.gov.br

Políticas Estratégicas SESu/MEC Expansão com qualidade e inclusão social Formação continuada Educação a distância Avaliação do Ensino Superior

Educação Corporativa X Educação Formal Questões legais Definições do art. 44 da LDB para Educação Superior Cursos seqüenciais Cursos de Tecnologia Pós-graduação lato sensu (especialização) Extensão

Cursos Seqüenciais Cursos Superiores de Formação Específica Sujeitos à autorização e reconhecimento Carga horária mínima: 1.600h e 400 dias letivos Conferem diploma Cursos Superiores de Complementação de Estudos Conferem certificado

Conhecimentos minimos necessários para um profissional graduado EIXOS DO SISTEMA EDUCACIONAL Atribuições Teóricas Ciência Básica Pesquisa Aplicada Inovação / Desenvolvimento de produto Projeto, distribuição e produção Ed. Científica Montagem e manutenção Conhecimentos minimos necessários para um profissional graduado Ed. Tecnológica Atribuições Práticas Elaborado por: Prof. Eden Januário Netto e Prof. Mauricio Alves Mendes

Cursos Seqüenciais Tecnologias X Seqüenciais: Parecer 436/01 de 2001, incorporado à Resolução CES/CNE nº 03 de 18/12/2002 Seqüenciais: Maior margem de inovação e de prospecção para propor novos cursos, alterar grades curriculares existentes, inserir novos módulos, balancear alternativamente as dimensões teóricas e práticas, uma vez que a regulamentação a que estão submetidos não define diretrizes curriculares nem áreas previamente estabelecidas. Não apresentam conflitos com Legislação profissional.

Educação Corporativa X Educação Formal Questões Culturais A importância dos diplomas A importância dos títulos Atuação dos Conselhos Profissionais Legitimidade social da supervisão do MEC

Possibilidades da Educação a distância Ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior Novas formas de construção do conhecimento (pró-atividade) Novas formas de Interatividade (tecnologias de comunicação) Flexibilizar formatos de oferta de cursos Reutilização de conteúdos Domínio de ferramentas tecnológicas Valorização do autodidatismo e a velocidade do aprendizado Valorização do trabalho em equipe, negociação, capacidade de síntese, criatividade

Perspectivas no âmbito da proposta de Reforma Universitária Consolidação da educação continuada como estratégia vinculada ao ensino superior formal Autonomia para as IES poderem elaborar propostas diversificadas de cursos superiores (in company e on demand)