Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 Experiências internacionais e nacionais sobre a governança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Advertisements

Apresentação Institucional
III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 AS CONSEQÜÊNCIAS.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
ESCOLA DE ENGENHARIA CIÊNCIAS TÉRMICAS I Profa Drª Sílvia Velázquez.
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
ARRANJOS PRODUTIVOS E DINÂMICA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Fábio Scatolin, Gabriel Porcile, Marcelo Curado e Nilson de Paula Professores da Universidade.
Conferência das Cidades Mato Grosso
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Urbanização Brasileira
OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES
Transporte Público Urbano
Mobilidade Urbana Transporte na Copa 2014 março/2011
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
FORMATO PROMOÇÃO Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) FORMATO CO-ORGANIZAÇÃO Associação das agencias gestoras de transporte.
BRT de Curitiba – Cidade Modelo
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
Painel Desafios da Organização Metropolitana O Metrô de Belo Horizonte no Contexto da Nova Legislação João Luiz da Silva Dias Companhia Brasileira de Trens.
Secretaria do Desenvolvimento Urbano
SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 O PAPEL DO SISTEMA METROFERROVIÁRIO.
Conferência das Cidades Mato Grosso
1900: 10% urbana 2007: 50% urbana 2050: 75% urbana (10 bi habitantes) Até 2050, a cada semana, 1 milhão de pessoas se deslocarão às cidades!!! (ONU)
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
Gestão Estratégica na Política Pública
TRANSPORTES E SISTEMAS VIÁRIOS URBANOS Populações Urbana e Rural Brasil / milhões de habitantes % _______________________________________________________________________________________________________________________________.
MOBILIDADE URBANA JÁ. MOBILIDADE URBANA JÁ Responsabilidade e direito de todos nós Mudança cultural Conscientização Participação social Ação Planejamento.
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
As Perspectivas do Sistema de Trens Urbanos de Maceió
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
Painel Transporte Metroferroviário nas Cidades
PROJETO URBANIZAÇÃO DISPERSA E MUDANÇAS NO TECIDO URBANO
A REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO UM PACTO PELA GOVERNANÇA
Urbanização Brasileira
Formação de Professores na UFMS:
SEDU / COMEC – Paranacidade - Assomec
Plano Nacional de Logística de Transportes
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
Região Sudeste Cap. 34.
Geografia Urbana Belo Horizonte
Globalização e as desigualdades regionais
4ª Reunião Fórum Temático de Infraestrutura 14 de setembro de 2012.
Dinâmica populacional, Políticas Públicas, dispersão urbana e periferização da pobreza Tradição fundada em formalismos (adoção de modelos com conteúdos.
REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
PNDU – MinCidades – Cooperação e coordenação federativa – Tendências, dilemas e perspectivas Jeroen J. Klink Universidade Federal do ABC.
Urbanização brasileira
Urbanização brasileira
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
Urbanização mundial e brasileira
A DINÂMICA DAS CIDADES.
Audiência Pública: Projeto de Lei n /2014 Paulo Cesar Marques da Silva 25 de agosto de 2015.
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
Mobilidade Urbana.
Seminário AS METRÓPOLES E AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS: DESIGUALDADES, COESÃO SOCIAL E GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA Curitiba metropolitana : entre transformações.
Coordenação de Ciclomobildiade MAPA ESTRATÉGICO PLANO DE TRABALHO.
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Projeto de Lei nº 396/15 (PDDU) Capítulo V – Da Mobilidade Urbana.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
Urbanização Brasileira
Urbanização 2º EM – 2015 Jeferson. CONURBAÇÃO ENCONTRO FÍSICO DE DUAS OU MAIS CIDADES.
FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CAMPUS DE CAICÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA/ CURSO: GEOGRAFIA BACHARELADO/ 2° PERÍODO.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
Transcrição da apresentação:

Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 Experiências internacionais e nacionais sobre a governança metropolitana e mobilidade urbana. Algumas reflexões sobre o caso da Região Metropolitana de Curitiba Jeroen Klink – UFABC Coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade

Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 Roteiro Curitiba não foge à regra das regiões metropolitanas brasileiras.... Um diagnóstico rápido do processo de metropolização na RMC Especificidade do modelo do transporte e mobilidade Desafios para o futuro – questões para o debate.

Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 As áreas metropolitanas concentram gargalos e potencialidades para o país Qual o cenário das áreas metropolitanas brasileiras?

Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 Grandes contradições Uso e ocupação do solo desordenado Disparidades sócio-econômicos e espaciais Arranjos institucionais imperfeitos Ao mesmo tempo: concentração de dinamismo e criatividade

POPULAÇÃO (2007) TOTAL DA RMC Núcleo Urbano Central - NUC municípios 94,61% da população metropolitana Curitiba ÁREA Região Metropolitana km² 26 municípios Curitiba 432 km 2 Curitiba NUC Região Metropolitana de Curitiba

Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) não foge a regra do processo contraditório de atração e expulsão que presenciamos nas principais áreas metropolitanas. Crescimento ocorre nas áreas ambientalmente frágeis (ignorando o PDI..- p.ex. cadeia automotiva) Descompasso entre plano (diretor) e o padrão real do uso e ocupação do solo...

Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009

Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009

Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 Até na escala intra-urbana, a idéia central de uma compatibilização perfeita entre o uso do solo, habitação, o transporte coletivo e circulação viária (conjugando trabalho, compras, escola, lazer, saúde – uso misto) foi cumprida somente parcialmente.

Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 Enquanto isso, a demanda por mobilidade cresce...(movimento pendular)

Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 E o sistema integrado não proporciona as respostas para o processo de metropolização.. A média mensal diária de passageiros transportados no sistema metropolitano (isto é, fora do limite do município de Curitiba) efetivamente se reduziu de , no ano 2006, para em 2007; Na cidade de Curitiba este número aumentou de em 2006 para no ano 2007; A participação das cidades do entorno metropolitano no sistema de transporte público integrado representa pouco mais que 20% do total dos deslocamentos que vem ocorrendo dentro da própria cidade de Curitiba. Aumento da frota de veículos particulares (46% em relação ao ano 2000)

Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 Arranjos institucionais imperfeitos Modelo da URBS – expertise no sistema integrado Papel da COMEC – convênios renovados bi-anualmente; Conflitos sobre o padrão de financiamento do sistema integrado – (R$0,2-R$0,3/passageiro?) Visão “financeira” (URBS) versus visão de “desenvolvimento” (COMEC)? Dois terminais (Colombo) não são operados Decisão de implantar estratégia de integração tem uma dimensão de irreversibilidade

Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 A estratégia de mobilidade depara-se com uma metrópole já “comprometida” – complexidades Novas institucionalidades são insuficientes – precisam ser complementadas por um processo amplo de pactuação Deficiências sistêmicas afetam com intensidade maior os segmentos mais frágeis Questões para o debate