Professor Antonio Carlos Coelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correlação e Regressão
Advertisements

ANÁLISES DE REGRESSÃO.
Analise de Regressão Parte 2.
MÉTODOS QUANTITATIVOS
Cálculo - Thomas Capítulo 1.
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
Sumário, aula 10 Exercícios sobre elasticidade Elasticidade e despesa
Sumário Teorema de Jevon.
Ludwig Krippahl, 2007 Programação para as Ciências Experimentais 2006/7 Teórica 9.
Ludwig Krippahl, 2008 Programação para as Ciências Experimentais 2007/8 Teórica 11.
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
MB751 – Modelos de previsão
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
FUNÇÃO MODULAR.
Distribuição F Considere duas populações com distribuição de Gauss com médias 1, 2 e variâncias 12 e 22 . Retire uma amostra aleatória de tamanho.
Auditoria de Segurança da Informação
Estatística Aplicada (Aula 5)
Estatística Aplicada (Aula 4)
Diagramas de dispersão
1 ESTATÍSTICA. 2 UDIII - Relação Entre Duas ou Mais Variáveis ESTATÍSTICA Ass 01: Regressão Múltipla (2 a Parte)
Calculada a solução óptima
Expressão algébrica a partir da representação gráfica da função
Como aplicar leis da lógica
RESUMO DE APOSTILA Matemática Aplicada UNIDADE I.
AULA 3 Função Quadrática Função Modular.
Funções.
ESTATÍSTICA.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
BIO Métodos Quantitativos Aplicados à Ecologia
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Momentos de Inércia Cap. 10
1 ESTATÍSTICA. 2 UDIII - Relação Entre Duas ou Mais Variáveis ESTATÍSTICA Ass 01: Regressão Simples.
ESTATÍSTICA.
ESTATÍSTICA.
Estatística e Probabilidade
Funções e suas propriedades
INCLINAÇÃO DE UMA RETA.
Análise Fatorial Factor analysis.
Centro de Gravidade e Centróide Cap. 9
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
ESTATÍSTICA.
Econometria Aula 3 – 27/9/2013.
Funções de mais de uma variável
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Regressão Múltipla Profas: Gardênia da Silva Abbad Elaine Rabelo Neiva
Regressão Pontos mais importantes: -objectivo -regressão linear
SOLVER – EXCEL Prof. Antonio Carlos Coelho
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
Exercício - 1. Criar no SPSS o banco de dados com as informações fornecidas 2. Salvar o banco com o nome atividade física na pasta pos pilates 3.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
Inferência Estatística
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Análise de Regressão Camilo Daleles Rennó
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Regressão Linear.
Modelagem Estatística
Professor Antonio Carlos Coelho
Regressão e Previsão Numérica.
7 Ajuste de Curvas UFSC.PósMCI.FME.Ajuste de curvas. (11.1)
Regressão.
Ajuste do Modelo Avaliação dos Coeficientes
Estatística e Probabilidade
Regressão Linear Simples
Regressão linear simples
Regressão linear simples
Correlação Análise do grau de relacionamento entre duas variáveis quantitativas.
AULA 11 – REGRESSÃO Parte I
LINEARIDADE Kamila Dias Nayara Rayanne Pereira Renata Fernandes Solange Araújo.
Regressão Linear (aula 14 – Parte 2).
Transcrição da apresentação:

Professor Antonio Carlos Coelho CONTABILOMETRIA EAC-303 Professor Antonio Carlos Coelho

Modelo de inferência estatística

Especificar um modelo estatístico: fórmula e premissas Passos na Construção de um Modelo Estatístico Especificar um modelo estatístico: fórmula e premissas Se o modelo não for aprovado Estimar os parâmetros do modelo a partir dos dados amostrais Examinar os resíduos e testar a adequação do modelo Usar o modelo para seu propósito pretendido

Modelo de Regressão tipos e técnicas

Regressão TIPOS LINEAR Simples Uma variável independente Múltipla Duas ou mais variáveis NÃO-LINEAR  Curvilínea

Regressão Linear Objetivos Encontrar uma equação matemática que permita Descrever e compreender a relação entre 2 ou mais variáveis aleatórias Projetar ou estimar uma nova observação Ajustar uma reta a partir dos dados amostrais

Utilidades Regressão Linear Predição de valores Busca de relações de Causa e Efeito Predição de valores Economia em custos de projeção Estabelecer explanação sobre uma população a partir de uma amostra A primeira é por razões teóricas A terceira é No caso de 2 variáveis relacionadas, se o custo de medição de 1 variável é muito maior, medimos a variável de menor custo e através da regressão estimamos a outra.

Regressão Linear Simples Na análise de regressão linear simples busca-se encontrar a equação de uma reta que permita    Descrever e compreender a relação entre duas variáveis  Projetar e estimar uma das variáveis em função da outra.

Regressão Linear Simples Supondo uma variável X denominada de independente e uma variável Y, a qual chamada de dependente (de X), diremos que Y = f(X) Relação de causa e efeito: Y depende de X.

Regressão Linear Simples Dado um conjunto de valores observados de x e y, construímos um modelo de regressão linear de y sobre x, baseado numa equação de uma reta do tipo: ýi = a + bxi Fazer revisão de equação da reta

Função Linear f(x) se modifica a uma taxa constante em relação à sua variável independente Gráfico da função linear: reta Em termos algébricos: f(x) = b.x + a a e b são constantes b: coeficiente angular a: coeficiente linear x y

Coeficiente Angular (b) e Linear (a) x y (x1,y1) (x2,y2) x2-x1 = ∆ x y2-y1 = ∆ y b = tg  a → intersecção da reta com o eixo y variação de y variação de x b =

Exercício Determine o coeficiente angular e a interseção da reta 3y + 2x = 6 com o eixo dos y. Construa o respectivo gráfico. Ver solução em Previpeças (planilha dados).

Formas de Equação da Reta Forma Inclinação-Intersecção: y = b.x + a Inclinação: m (coeficiente angular) Intersecção com o eixo dos y é (0,b) Forma Ponto-Inclinação: y – y0 = b (x – x0) Passa pelo ponto (x0,y0) Inclinação: b (coeficiente angular)

Equação da Reta ýi = a + bxi

A Reta de Regressão Equação: ý = a + bx Nesse modelo se verifica que: b = declividade da reta: define o aumento ou diminuição da variável y por unidade de variação de x a = intercepto em y: define o valor médio de y com x=0, isto é, sem a interferência de x Nesse modelo se verifica que: para um valor xi podem existir um ou mais valores de yi amostrados para esse mesmo valor xi haverá um valor projetado ý para cada valor xi existirá um dado desvio di dos valores de ý sempre haverá observações que não são pontos da reta. Lembrar dispersão do slide de correlação.

Método dos Mínimos Quadrados Cálculo de a (coeficiente linear) e b (coeficiente angular). Considera as seguintes condições: Somatória de todos os desvios verticais dos pontos em relação a reta é zero. A soma do quadrado destes desvios é mínima.

Desvio do valor projetado di = yi - ýc yi ý = a + bx ýc xi

Onde: Di = (Yi – Yc)  Di = 0 (Di)2 é mínimo Aqui se referir a Demonstrar pelo livro do Corrar – pg. 149. Começa pela equação das diferenças. Onde: Di = (Yi – Yc)  Di = 0 (Di)2 é mínimo

Diferenciação – O que é? É uma técnica matemática de excepcional força e versatilidade; Derivada de uma função: exprime o coeficiente angular da tangente à curva f(x) em função de um ponto x de tangência Possui grande variedade de aplicações: Traçado de curvas Otimização de Funções Análise de Taxas de Variação

Taxa de Variação Função Linear: Função Não Linear: x f(x) x f(x) Taxa constante x f(x) Taxa variável

Problemas de Otimização Exemplo: Lucro em função do Preço P(x) = 400(15-x)(x-2) x P(x) (preço) (lucro) Coeficiente angular = zero 2 15 Coeficiente angular positivo Coeficiente angular negativo Com coeficiente zero, se está num ponto máximo ou mínimo. Se a derivada segunda for maior que zero será mínimo. Caso contrário, será máximo.

Técnicas de Diferenciação

Regra da Cadeia - Potências Seja y em função de u: f(u) = un Seja u em função de x: u(x)

Regra da Cadeia – Exemplo Calcule f(x) , sendo: Nesse caso, a função f(x) pode ser derivada de três modos distintos: Desenvolver a fatoração e aplicar a regra da soma Aplicar a regra do produto Aplicar a regra da cadeia para potências: Terceira opção: possibilita uma derivação mais simples e um resultado fatorado!

Regressão Linear Simples Calculando os coeficientes a e b a = b =

Regressão Linear Simples Calculando a e b por medidas estatísticas a = y - bx Comparar com as expressões no slide anterior Cov (x,y) b = Var (x)

Regressão Linear Simples Calculando a e b por medidas estatísticas Os coeficientes são função das médias e variâncias das variáveis.

Regressão Linear Simples a e b servem como estimativas dos dois parâmetros populacionais correspondentes a A e B, sendo a equação ýc = a + bx uma estimativa da relação populacional y = A + Bx + e onde e representa a dispersão na população.

Regressão Linear Simples Distribuição Condicional A análise de regressão supõe que, para cada valor de x, há uma distribuição de y’s potenciais que segue a lei normal.

Regressão Linear Simples

Regressão Linear Simples Hipóteses * Existem dados de mensurações tanto para x quanto para y. * A variável independente é aleatória. * Para cada valor de x há uma distribuição condicional de y’s que é normal. * Os desvios padrões de todas as distribuições condicionais são iguais.