Universidade Federal de Rondônia Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura Curso de Comunicação Oral e Escrita Aula 8: Como analisar os enunciados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A RAZÃO: INATA OU ADQUIRIDA?
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Dra. Elizabeth Teixeira
Matemática para todos Educação Básica
Mobilizando o operatório
TCC: Monografia e/ou Artigo
PRODUÇÃO RESENHA.
Fundamentação Teórica
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Como escrever um Artigo científico?
Desenvolvimento Sustentável: Uma Revisão Crítica
QUEM DETERMINA O QUE É ARTE?
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Regras e limites na educação de crianças
Filosofia
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Aula 2- Elaboração de Questionários
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Transferência de aprendizagem
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Orientação Importante:
ARTIGO CIENTIFICO.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Dissertação.
Leitura de Textos Científicos
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Conhecimento de mundo.
Resenha Produção de texto.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Planear a mudança Tomar controle.
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Professora Aline Duarte
Forma Canônica e Definições
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Ilustração.
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Gestaltismo ..
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
RESENHA.
Metodologia Científica
As Etapas da Pesquisa - TCC
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
A DISSERTAÇÃO PASSO A PASSO.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Comunicação e Redação Empresarial
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Texto expositivo & argumentativo
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Rondônia Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura Curso de Comunicação Oral e Escrita Aula 8: Como analisar os enunciados de questões de provas para cumprir rigorosamente o que pedem. Prof. Maigon Pontuschka 2º semestre 2012

 Se você estiver fazendo uma prova ou escrevendo uma dissertação para o ENEM, para um concurso ou para um teste de emprego uma coisa é certa: você precisa seguir rigorosamente o que o enunciado pede.  Caso não siga as diretrizes do enunciado, você pode ser desclassificado. No ENEM, por exemplo, você recebe um zero na redação se fugir do tema esperado. Comunicação oral e escrita

 Mesmo os enunciados mais abertos de redação têm orientações que devem ser seguidas. Pode haver uma questão específica a ser tratada, um certo tipo de abordagem que precisa ser feita, ou um certo número de linhas ou de palavras a cumprir. Exemplo: Selecione alguma questão que seja importante para você e discuta a sua visão sobre ela. Escreva de 20 a 30 linhas. Comunicação oral e escrita

 Quando o enunciado não é aberto há ainda mais restrições. Mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. Os enunciados proporcionam uma estrutura dentro da qual trabalhar. Exemplo: Redija um texto dissertativo sobre o tema do trabalho infantil e reflita sobre as seguintes questões: É justo explorar a força de trabalho infantil? O trabalho infantil não gera analfabetismo? Comunicação oral e escrita

 Essa estrutura não somente pode orientá-lo através do processo de escrita, como também pode eliminar o tempo que você gastaria para decidir sobre um tema adequado. Comunicação oral e escrita

Se fizer isso, você envia uma mensagem positiva aos seus examinadores. Mostra que: 1. Você sabe como seguir instruções. 2. Você pode lidar com o tema em questão. 3. Você pode enfrentar o desafio apresentado. Em situações cronometradas você mostra que: 4. Consegue organizar seus pensamentos sobre um tema específico enquanto sob pressão. Comunicação oral e escrita

 Para cumprir a tarefa, você deve entender exatamente o que o enunciado está lhe pedindo para fazer. Enquanto isso parece algo simples, na verdade alguns enunciados não são tão óbvios assim. O que significa, por exemplo, "discutir" uma experiência? Como você deve "analisar" um problema? Comunicação oral e escrita

Para compreender um enunciado você precisa entender o seguinte: ■ TÓPICO(S) - Sobre quais tópicos você precisa escrever ■ ABORDAGEM – De que modo precisa abordar cada tópico. Em alguns casos, pode haver MAIS DE UM TÓPICO E MAIS DE UMA FORMA DE ABORDAR CADA TÓPICO. Você deve PREOCUPAR-SE COM TODOS ELES para cumprir aquilo que é esperado de você. Comunicação oral e escrita

Para quebrar o enunciado em partes: 1) Sublinhe as palavras que descrevem os tópicos sobre os quais tem de escrever. 2) Circule todas as palavras que indicam o modo como deve escrever seu texto. Estas "palavras de direção" indicam o tipo de abordagem que você deve ter em cada tópico. Incluem palavras como “analise”, “descreva”, “discuta”, “explique”, “avalie”, “identifique”, “ilustre” e “argumente”. Comunicação oral e escrita

Vejamos um exemplo de uma prova de Biologia: Descreva a natureza química dos genes. Discuta o processo de replicação do DNA em organismos eucarióticos. Certifique-se de incluir os vários tipos de mutações genéticas que podem ocorrer durante a replicação. Ao quebrar o enunciado, é possível identificar três tópicos, cada um com a sua própria palavra de direção. Comunicação oral e escrita

Veja os tópicos sublinhados e as palavras de direção circuladas: Descreva a natureza química dos genes. Discuta o processo de replicação do DNA em organismos eucarióticos. Certifique-se de incluir os vários tipos de mutações genéticas que podem ocorrer durante a replicação. Comunicação oral e escrita

Para deixar mais claro ainda, faça uma tabela: Comunicação oral e escrita TópicosDireção/ Abordagem 1. A natureza química dos genesDescrever 2. O processo de replicação do DNA em células eucarióticas Discutir 3. Os vários tipos de mutações genéticas que podem ocorrer durante a replicação Incluir Para cumprir totalmente a tarefa é necessário cobrir os três tópicos exatamente da maneira que o enunciado pede.

Em alguns enunciados, você terá perguntas em vez de palavras de direção. Aqui está um exemplo: Quais foram os problemas, sucessos e fracassos do movimento das “Diretas já” de 1983 a1984? Comunicação oral e escrita

Observe que não há palavras de direção. Para este tipo de enunciado, você vai precisar determinar as palavras de direção por sua própria conta. Releia a pergunta, prestando atenção em cada palavra. Observe que começa com “Quais foram”. Este é um bom indício de que você deve identificar as questões, sucessos e fracassos. Traduzir perguntas em enunciados pode ser complicado, mas é um passo crítico na compreensão do enunciado. Você precisa determinar exatamente como deve tratar cada tópico. Comunicação oral e escrita

QUESTÕESO QUE SIGNIFICAM Qual é/quais são (…) ?definir ou identificar O que causou (…)?identificar ou explicar Em que/em qual (...)?identificar Como (…) ?explicar ou avaliar Quais as semelhanças entre (…) ?comparar Quais as diferenças /Como difere? contrastar De que maneira(s) (…) ?ilustrar Você concorda (…) ?discutir Por que (…) ?explicar O que você acha de (…) ?avaliar, opinar

1) Descreva a mudança de atitude dos cidadãos para com o governo federal na última década. Explique quais são as causas dessa mudança. Por fim, avalie o impacto dessa atitude sobre o poder do governo. Comunicação oral e escrita TÓPICODIREÇÃO

2) Descreva em detalhe a definição atual de um planeta. Como difere das definições de estrela e de asteróide? Se o tamanho torna-se uma característica definidora de um planeta, como isto mudará o sistema solar como o conhecemos hoje? Comunicação oral e escrita TÓPICODIREÇÃO

Comunicação oral e escrita PALAVRASIGNIFICADO AnalisarDividir a questão em suas partes principais e discutir cada parte. Considere como as partes interagem e como funcionam juntas para formar o todo. ArgumentarExpressar a sua opinião sobre o assunto e apoiá-la com evidências, exemplos e detalhes. AvaliarFazer um julgamento sobre a eficácia e sucesso do assunto. O que é bom e ruim sobre ele? Por quê? Descreva os seus critérios para o seu julgamento. ClassificarOrganizar o assunto em grupos e explicar por que os grupos fazem sentido. CompararApontar as semelhanças. ContrastarApontar as diferenças; fazer um contraponto DefinirMostrar qual o significado do assunto. DescreverMostrar aos leitores como é o assunto em questão; explicar o assunto.

Comunicação oral e escrita PALAVRASIGNIFICADO DiscutirRessalte as principais questões ou características do assunto e compare-as. ExplicarEsclarecer a sua posição, problema ou processo através da análise, definição, comparação e contraste. IdentificarNomear e descrever IlustrarFornecer exemplos do assunto. IndicarExplique o que você acha que o assunto significa e como você chegou a essa interpretação (o que faz você concluir que significa X). JustificarEsclarecer a sua posição, problema ou processo através da análise, definição, comparação e contraste. RelacionarApontar e discutir as ligações/relações que o assunto possui. (OU) Fazer uma lista de exemplos ResumirDescrever as ideias ou pontos principais.

Compare e contraste as práticas e os procedimentos orçamentários nacionais com as melhores práticas orçamentárias reconhecidas. Esse enunciado mostra duas palavras de direção: “compare” e “contraste”. Portanto, você deve apontar e discutir as semelhanças e diferenças entre os dois tópicos. Comunicação oral e escrita

Rousseau faz algumas colocações sobre a relativa bondade e maldade da vida de um selvagem e da vida em sociedade. Avalie a validade dessas colocações. Que argumentos fornece para apoiá-las? Estes argumentos são sólidos?  A palavra de direção explícita neste enunciado é “avaliar”.  A palavra de direção implícita na primeira pergunta "Que argumentos fornece para apoiá-las?" é “identificar”.  A palavra de direção implícita na segunda pergunta “Estes argumentos são sólidos?" é “avaliar”. Este enunciado requer que você: 1. Avalie a validade e solidez dos julgamentos de Rousseau. 2. Identifique os argumentos que usa para apoiar seus julgamentos. 3. Avalie os pontos fortes e/ou fracos dos argumentos de Rousseau. Comunicação oral e escrita

1. Se você tivesse que se descrever utilizando uma citação, que citação seria? Justifique sua resposta. 2. Se você tivesse o poder de mudar três coisas em sua comunidade ou no mundo, o que você mudaria e por quê? 3. Conte-nos como um livro, jogo, filme, música, dança, performance teoria científica ou experiência ou obra de arte influenciou você. Se você escolher uma novela, filme ou jogo suponha que sabemos o enredo. Comunicação oral e escrita

4. Sartre disse que "O inferno são os outros", enquanto Barbara Streisand cantou: "As pessoas que precisam de pessoas são as pessoas mais sortudas do mundo." Com quem você concorda? 5. Explique como suas experiências como adolescente diferem das dos seus amigos. Inclua comparações. 6. Na UNIR, a diversidade é uma componente integral da educação de todos os alunos de artes visuais. Discuta sua visão de "diversidade" e as maneiras em que você espera que ela afete sua experiência na universidade. Comunicação oral e escrita

7. Cite um livro que você leu no ano passado. Descreva a sua razão para considerar este livro significativo e o que você ganhou em lê-lo. 8. Se você pudesse viajar no tempo e entrevistar qualquer figura histórica, quem você escolheria, o que você perguntaria, e por quê? Comunicação oral e escrita