DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEBENTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIOS BÁSICOS DE COLABORAÇÃO
Advertisements

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Competências tácticas individuais e de grupo Ricardo Guimarães
Escola E. B. 2º Ciclo Pêro da Covilhã
ANDEBOL.
AVALIAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO
Avaliação - Provas Globais - 9º ano
TÁCTICA COLECTIVA.
Recuperação defensiva...
Princípios colectivos comuns
CONTRA-ATAQUE.
Conceito Conjunto de ordens/principios que organizam todas as acções dos jogadores na defesa, tanto individuais como colectivas.
Curso de Treinadores – Grau 2 Federação de Andebol de Portugal DEFESA Departamento Técnico FAP DEFESA.
O movimento e o exercício
Como se avalia a condição física?
Saltos.
Jogos desportivos coletivos:
Regras de ouro da Educação Física
Ataque no basquetebol.
Exemplos de exercícios para treino da táctica
Área dos Conhecimentos
Matéria de Atletismo para o teste teórico: Corridas Saltos Lançamentos
UNIDADE DE TREINO Juvenis
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 3
UNIDADE DE TREINO Iniciados
Iuri severo Enzo Humberto Cristiano Maglioli
UNIDADE DE TREINO Iniciados
REGRAS BÁSICAS DO voleibol.
BADMINTON.
(ESEQ 09) BADMINTON Objectivo do jogo - colocar o volante no campo adversário (marcando ponto) e impedir que este caía no nosso. Professora: Fátima Nunes.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Acção de Formação “Maia Saudável” – Junho 2009
DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 8
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores Nº 7 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 120’
UNIDADE DE TREINO Juvenis
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 4
OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 2
UNIDADE DE TREINO Iniciados Nº 4 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 85’
UNIDADE DE TREINO Infantis Nº 3 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 75’
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
Pedro trigo araújo Futebol.
UNIDADE DE TREINO Iniciados
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
UNIDADE DE TREINO Minis
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Basquetebol.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO HANDEBOL Professor: Ms. Emerson Miguel da Cruz.
UNIDADE DE TREINO Infantis Nº 2 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 75’
UNIDADE DE TREINO Iniciados
UNIDADE DE TREINO Infantis
Fase de movimentos especializados
O esporte é Handebol? Fone:
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010
UNIDADE DE TREINO Juvenis Nº 4 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 95’
Voleibol.
Atletismo.
Corfebol 1902 – Nasceu, na Holanda, o Corfebol, inventado pelo professor holandês Nico Broekhuyesen – Fundou-se a Associação Holandesa de Corfebol.
FUTSAL.
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
Atletismo Educação Física
Elementos técnicos fundamentais:
GINÁSTICA de SOLO.
Desporto Modalidades. Vantagens da prática desportiva É bom para o equilíbrio psíquico; Liberta a agressividade; Reduz o stress e a ansiedade; Aumenta.
Transcrição da apresentação:

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEBENTA Professores: Ana Cristóvão / Carlos Nunes

MOSTRAR ESPÍRITO DESPORTIVO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDER AS TÉCNICAS DAS MODALIDADES DESENVOLVER CAPACIDADES FÍSICAS CONVIVER COM OS TEUS COLEGAS E PROFESSOR MOSTRAR ESPÍRITO DESPORTIVO ACEITAR AS DECISÕES DOS ÁRBITROS

EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDER A JOGAR DIVERTE-TE COM OS TEUS COLEGAS TOMA ATENÇÃO À EXPLICAÇÃO , DEMONSTRAÇÃO E CORRECÇÕES DO PROFESSOR EXPERIMENTAR, EXECUTAR AS TÉCNICAS DIVERTE-TE COM OS TEUS COLEGAS APRENDER A JOGAR EXECUTA COM CORRECÇÃO

NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA TRAZER EQUIPAMENTO ADEQUADO SER ASSÍDUO E PONTUAL CUMPRIR AS REGRAS DE SEGURANÇA RETIRAR OS OBJECTOS PERIGOSOS CUIDAR DO MATERIAL ENTREGAR OS VALORES AO FUNCIONÁRIO

O AQUECIMENTO NO INÍCIO DA AULA PREPARAR MÚSCULOS E ARTICULAÇÕES FEITO DE FORMA PROGRESSIVA SEM CAUSAR FADIGA COMO? Realiza 3 a 5 minutos de corrida contínua. Faz exercícios de alongamento activo e flexão. Termina com corrida com variações de velocidade. Realiza exercícios da modalidade que vais praticar. O TEU CORPO REAGE AUMENTANDO A FREQUÊNCIA CARDÍACA E RESPIRATÓRIA

NÚMERO DE BATIMENTOS DO CORAÇÃO NUM MINUTO FREQUÊNCIA CARDÍACA CONTADOS DURANTE 15 SEGUNDOS MULTIPLICAR POR 4 FREQUÊNCIA CARDÍACA EM REPOUSO: 80 PULSAÇÕES APÓS ESFORÇO:140 OU MAIS PODES MEDI-LA: NO PULSO, NO PESCOÇO OUCOM A MÃO SOBRE O CORAÇÃO.

O RETORNO À CALMA NO FINAL DA AULA RECUPERAR DO ESFORÇO ELIMINA PRODUTOS TÓXICOS FEITO DE FORMA SUAVE

A ENERGIA PARA O EXERCÍCIO FÍSICO É FORNECIDA PELO OXIGÉNIO E ALIMENTOS FICA GUARDADA NO FÍGADO E MÚSCULOS PODE GASTAR-SE RAPIDAMENTE A SUA FALTA PROVOCA “DOR DE BURRO” E CÃIBRAS.

A ENERGIA PARA O EXERCÍCIO FÍSICO NÃO TE ESQUEÇAS: O PEQUENO-ALMOÇO É FUNDAMENTAL BEBER ÁGUA É IMPORTANTE NÃO ABUSES DO AÇÚCAR E DESCANSA

EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMINDO: A E.F. É INDISPENSÁVEL PARA DESENVOLVERES A TUA PERSONALIDADE O EXERCÍCIO, A ALIMENTAÇÃO E O REPOUSO AJUDAM-TE A CRESCER COM SAÚDE OBSERVA COM ATENÇÃO AS EXPLICAÇÕES DO PROFESSOR CUMPRE O REGULAMENTO INTERNO ESPÍRITO DESPORTIVO E FORMAÇÃO CÍVICA

CAPACIDADES FÍSICAS: TESTES A REALIZAR NA AULA RESISTÊNCIA – VAIVÉM E CORTA-MATO VELOCIDADE – 40 M FORÇA - BRAÇOS, ABDOMINAL E PERNAS FLEXIBILIDADE – OMBROS, TRONCO E PERNAS AO SEU GRAU DE DESENVOLVIMENTO CHAMAMOS CONDIÇÃO FÍSICA

JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS MATA, BOLA AO CAPITÃO E OUTROS PASSE E RECEPÇÃO DESMARCAÇÃO ORIENTADA RECUPERAÇÃO DA BOLA

GINÁSTICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOLO E APARELHOS ACROBÁTICA: PARES , TRIOS E QUADRAS RÍTMICA: ARCO, BOLA FITA, MASSAS TRAMPOLIM CUMPRIR AS REGRAS DE SEGURANÇA MUITO IMPORTANTE

MATERIAIS BANCO SUECO TAPETE (SOLO) ESPALDAR BOQUE PLINTO BARRA FIXA TRAMPOLIM TRAVE

OBJECTIVOS DA GINÁSTICA DESENVOLVIMENTO CORPORAL MOBILIZAÇÃO ARTICULAR CONTROLO E COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS APRENDIZAGEM DE DESTREZAS

GINÁSTICA ARTÍSTICA SOLO ROLAMENTOS (CAMBALHOTAS) ELEMENTOS DE LIGAÇÃO: AVIÃO, PONTE, BANDEIRA RODA E RODADA APOIOS INVERTIDOS (PINO)

GINÁSTICA APARELHOS PARALELAS BOQUE / PLINTO TRAMPOLIM BARRA FIXA TRAVE BARRA FIXA

GINÁSTICA ACROBÁTICA PARES E TRIOS PEGAS, SUPORTES, MONTE E DESMONTE GINASTA BASE FORÇA, RITMO, EQUILÍBRIO, SENTIDO ESTÉTICO GINASTA VOLANTE GINASTAS INTERMÉDIOS

PENTATLO, HEPTATLO. DECATLO CORRIDAS :RESISTÊNCIA ,VELOCIDADE ESTAFETAS, BARREIRAS, OBSTÁCULOS SALTOS :ALTURA, COMPRIMENTO, TRIPLO E VARA. ATLETISMO LANÇAMENTOS :PESO, DISCO, DARDO, MARTELO PROVAS COMBINADAS: PENTATLO, HEPTATLO. DECATLO

ATLETISMO NA AULA DE EF CORRIDAS VELOCIDADE: percorrer a distância definida no menor tempo possível. As corridas de velocidade têm 3 momentos: 1.“Aos seus lugares”, 2.“prontos” e 3.”partida” (apito, voz, sinal, tiro). ESTAFETAS: cada equipa transporta o testemunho desde o início até ao fim. A passagem do testemunho é feita na zona de transmissão. BARREIRAS: os atletas saltam 10 barreiras, com igual número de passos entre elas.

ATLETISMO NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SALTOS 1.ALTURA: saltar a maior altura possível sobre uma fasquia, sem a derrubar. Tem 4 partes: corrida de balanço, chamada, voo e queda. Tem várias técnicas: tesoura, rolamento ventral e costas (Fosbury). 2. COMPRIMENTO: saltar o mais longe possível sem pisar a tábua de chamada. Tem 4 partes: corrida de balanço, chamada, voo e queda. Os saltos são nulos quando pisas a tábua de chamada ou derrubas a fasquia. MUITO IMPORTANTE Cada atleta tem 3 tentativas.

ATLETISMO NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA LANÇAMENTOS BOLA: Segura a bola com os dedos, realiza uma corrida de balanço e atirara bola o mais longe possível. PESO: Coloca-te dentro do círculo, segura o peso com os dedos abertos, inclina a perna, roda o corpo e empurra o peso para o sector de queda. O lançamento é nulo quando pisas a antepara ou quando o peso sai fora da zona de lançamento. MUITO IMPORTANTE Cada atleta tem 6 ensaios.

DESPORTOS COLECTIVOS Andebol, Basquetebol, Voleibol e Futebol JOGO REDUZIDO EM CAMPO REDUZIDO (2X2, 3X3) JOGO FORMAL (5X5, 7X7) JOGO REDUZIDO EM CAMPO NORMAL ( EM MEIO CAMPO) COM E SEM CONDICIONAMENTOS

Andebol, Basquetebol, Futebol CICLO DO JOGO ATAQUE(marcar golo) DEFESA(evitar golo) Contra-Ataque Directo Recuperação Defensiva Contra-Ataque Apoiado Parar o contra-ataque Ataque Organizado Defesa Organizada

Andebol, Basquetebol, Futebol Equilíbrio de Forças ATAQUE DEFESA Conservar a bola Recuperar a bola Progredir para a baliza/ cesto Evitar a progressão Marcar golo ou Encestar Evitar golo ou o cesto

Andebol, Basquetebol, Futebol Segurança nas acções Ler o jogo Adaptar-se às situações Esforço DEFENSOR Iniciativa Táctica Individual e Colectiva Antecipação

Andebol, Basquetebol, Futebol Segurança nas acções Ler o jogo Adaptar-se às situações Eficácia ATACANTE Iniciativa Táctica Individual e Colectiva Remates Variados

Andebol, Basquetebol, Futebol Zonal Individual Cortar linhas de passe Quebrar ritmo ataque SISTEMA DEFENSIVO Iniciativa Orientado para a bola/jogador Antecipativo

Andebol, Basquetebol, Futebol Individual e colectivo Profundidade Amplitude Continuidade Ritmo SISTEMA OFENSIVO Iniciativa Variedade Individual e colectivo

DESPORTOS COLECTIVOS Voleibol JOGO REDUZIDO EM CAMPO REDUZIDO (2X2, 3X3) SERVIÇO EM PASSE PASSE COM DUAS MÃOS MANCHETTE (recepção baixa) MÁXIMO 3 TOQUES

QUESTÕES ESSENCIAIS AULAS ATAQUE DEFESA PASSE /RECEPÇÃO MARCAÇÃO AJUDAS DESMARCAÇÃO REMATE GUARDA-REDES JOGO JOGO

QUESTÕES ESSENCIAIS JOGO DEFESA: INDIVIDUAL ZONAL ATAQUE: MARCAR GOLO SUPERIORIDADE ORGANIZADA SEMPRE A TENTAR INTERCEPTAR A BOLA FAZER SEMPRE CONTRA-ATAQUE

SERVIÇOS: CURTO LONGO E LOB. BATIMENTOS: CLEAR, AMORTI, SMASH E DRIVE. RAQUETAS SERVIÇOS: CURTO LONGO E LOB. PEGA UNIVERSAL BATIMENTOS: CLEAR, AMORTI, SMASH E DRIVE. OBTÉM-SE PONTO - QUANDO O JOGADOR QUE REALIZOU O SERVIÇO COLOCA O VOLANTE NO CAMPO DO ADVERSÁRIO.

REGRA de OURO: EVITAR MAGOAR O ADVERSÁRIO LUTA Na escola a iniciação à luta faz-se com jogos de ataque e defesa Técnicas básicas a aprender: dupla prisão de pernas, prisão do braço, controlo do braço, dupla prisão de braços e braço rolado. REGRA de OURO: EVITAR MAGOAR O ADVERSÁRIO

1 UNIDADES DIDÁCTICAS EXEMPLOS BLOCO FASES OBJECTIVOS MEIOS ARTICULAR MOBILIZAÇÃO GERAL ARTICULAR (5-7’) 1. Activação de todos os grandes grupos musculares e de todas as articulações; 2. Melhoria da manipula- ção da bola; 1. Exercícios indi- viduais com bola; 2. Exercícios aos pares com uma ou mais bolas; 3. Exercícios em trios com uma ou FUNCIONAL (5-7’) 1. Activação do sistema cárdio-respiratório; 2. Melhoria da manipula- ção da bola; 1. Jogos de perse- guição, em grupos reduzidos, com uma ou mais bolas; 2. Jogos de peque- na organização, em grupos reduzidos; 1

2 UNIDADES DIDÁCTICAS EXEMPLOS (5-7’) BLOCO FASES OBJECTIVOS MEIOS MOBILIZAÇÃO TÉCNICA GERAL (5-7’) 1. Melhoria da capacidade geral de remate; 2. Activação geral dos guarda-redes; Exercícios i individuais com bola; 2. Exercícios aos pares com bola; ESPECÍFICA (10’) 1. Melhoria da capacidade de remate, por posto Específico; 1. Exercícios em grupo, na zona activa de jogo; 2

3 BLOCO FASES OBJECTIVOS MEIOS GERAL (10’) ESPECÍFICA (15-20’) 1. Melhoria do raciocínio táctico básico; 2. Aperfeiçoamento das capacidades técnicas, tácticas., e estratégicas individuais básicas; 1. Jogos Pré- - Desportivos; MOBILIZAÇÃO TÉCNICA TÁCTICA E ESTRATÉGICA ESPECÍFICA (15-20’) 1. Aperfeiçoamento das capacidades técnicas, tácticas. e estratégia. individual, ofensiva/def;ensiva 2. Aperfeiçoamento Tácticas de grupo, ofensivas e defensivas; 3. Melhoria das capacidades coordenativas. e condicionais. 1. Exercícios Competitivos; 2. Exercícios Específicos; PRINCIPAL (20-30’) 1. Aperfeiçoamento das capacidades técnicas tácticas e estratégia individual, ofensiva/def;ensiva 2. Aperfeiçoamento das capacidades tácticas e estratégicas. de grupo, ofensivas e defensivas; 3. Melhoria das capacidades condicionais. 1. Jogo Reduzido; 2. Jogo Reduzido, condicionado; 3. Jogo Formal; 4. Jogo Formal, Condicionado; 3

4 UNIDADES DIDÁCTICAS EXEMPLOS BLOCO FASES OBJECTIVOS MEIOS GLOBAL RELAXAÇÃO E REGRESSO À CALMA GLOBAL (5-7’) 1. Relaxação física e psíquica; 1. Corrida contínua; 2. Exercícios individuais sem bola; 4