Bacharelado em Física de Materiais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução Ensino Pesquisa Extensão
Advertisements

Universidade Federal do Ceará
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO RES. 103/06 - CONSEPE
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Bacharelado em Sistemas de Informação
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Reunião do Programa de Iniciação Científica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM
2009.
(Metodologia Científica)
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Estágios Supervisionados
Reunião com Coordenadores de PPGs – Setembro/2012
REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação
Qualificação e utilização das informações Projeto de BI - UERJ Agosto-2010.
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
ENCONTRO COM CALOUROS – 2014/1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Primeira Reunião Acadêmica
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
SEJAM BEM-VINDOS!.
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
PROCESSO SELETIVO PARA A TURMA DE 2015
Desempenho Acadêmico Graduação
Trabalho de conclusão de curso
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Trabalho final de curso
Seja bem-vindo!. SUMÁRIO Cadastro do projeto pedagógico Cadastro.
Procedimentos e Normas do Estágio
SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DA NOVA RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES TEÓRICO- PRÁTICAS (ATPS) RESOLUÇÃO CCP Nº. 001/2013 COLEGIADO DE PEDAGOGIA.
TUTORIAL PARA ESTAGIOS
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Estágio Supervisionado
Universidade Federal de Santa Catarina
TCC I BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011/2.
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
SISTEMA DE CONTROLE DE CONVÊNIOS
Estágio Supervisionado
Seleção, qual a melhor proposta ?
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Solicitações de Serviços
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
Normas para redação de TCC
Trabalho de conclusão de curso
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
A XII Semana da Engenharia será realizada nos dias 25, 26 e 27 de setembro/13. Local: Campus II.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE MONITORIAS 1º SEMESTRE DE 2016.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Programa de Iniciação Científica O que é : É um programa que possibilita envolver alunos no desenvolvimento de projetos.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Orientações para a Renovação da Matrícula 1. Obrigatoriedade da Renovação da Matrícula 2. Etapas da Matrícula 3. Calendário 4. Critérios para o “Ranking”
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Instrutores:Rodrigo Deren Destefani Sueli Kaibava Secretariado dos Cursos “Lato Sensu” Especializações.
INSTRUÇÕES PARA MONOGRAFIA  Os trabalhos de conclusão de curso(TCC), devem ser desenvolvidos e entregues individualmente.  A formatação deve seguir o.
Transcrição da apresentação:

Bacharelado em Física de Materiais Instituto de Física Universidade Federal de Uberlândia Ingressantes 2015/1 http://www.infis.ufu.br/index.php/graduacao/fisica-de-materiais www.facebook.com/fisicademateriaisufu

Sumário O Instituto de Física Informações gerais sobre o curso. Fluxograma curricular; Atividades complementares; Trabalho de conclusão do curso. Calendário e as Normas de Graduação O calendário; Procedimentos relativos à matrícula; Sobre as avaliações.

O Instituto de Física História: 1984: Departamento de Física 1994: Curso de Física-Licenciatura. 2000: Faculdade de Física. 2001: Programa de Pós-graduação em Física 2008: Aprovação do Doutorado 2014: Conceito 5 (Excelência) da CAPES 2005: Instituto de Física - INFIS Curso de Física dos Materiais 2008: Curso de Física Médica

Coordenadores dos cursos de graduação Organização Direção Tomé Mauro Schmidt Secretaria do INFIS Representante da graduação Representante da pós Conselho do INFIS Coordenadores dos cursos de graduação Coordenador da Pós COFIS CFMAT CFMED Colegiado Colegiado Docentes da pós Discentes da pós Docentes Discentes Representante discente atual: Ângela Lopes de Almeida

Perfil Físico pesquisador: Prestador de serviços: Universidades Centros de pesquisa: laboratórios nacionais, Inmetro, Petrobras. Prestador de serviços: Bancos Pesquisa e desenvolvimento em Multinacionais Doutorado

Informações sobre o curso Duração do curso: Mínimo: 3,5 anos Médio: 4 anos Máximo: 6 anos Carga Horária: Disciplinas obrigatórias: 1950 horas Disciplinas optativas: 420 horas Atividades complementares: 120 horas Trabalho de Conclusão do Curso: 120 horas Total: 2490 horas

Fluxograma curricular Ciclo básico Ciclo Profissionalizante

http://www.infis.ufu.br/index.php/grade-curricular-fm

Diferenças entre os dois ciclos Ciclo básico: Avaliações mais fracionadas: substitutivas, testes, etc. Listas de exercícios Físicas (Licenciatura) e Cálculos: oferecidos todos os semestres. Reprovações: segunda oportunidade para evitar queda de período. “Puxar” disciplinas. Ciclo profissional: Disciplinas obrigatórias Optativas: ênfase do curso.

Atividades complementares = 120 horas

Monitorias Editais no inicio de cada semestre (dois por ano) Inscrição a partir do segundo período. 3 vagas remuneradas (R$ 240,00), de não receber bolsa. Vagas não remuneradas: definidas pela Coordenação. Seleção baseado no histórico escolar: nota da disciplina.

Iniciação Científica Três modalidades: PIBIC: programa de iniciação científica. PIVIC: programa de iniciação científica voluntária. Iniciação oficial no INFIS. Bolsas PIBIC de projetos. PIBIC e PIVIC: dois editais por ano – CNPq e FAPEMIG. Valor da Bolsa R$400,00 Recomendável a partir do terceiro período.

Trabalho de conclusão de curso = 120 h O trabalho de conclusão de curso é um trabalho individual que é realizado durante o último ano. Dividido em duas partes: TCC-1 (GFM033) e TCC-2 (GFM036), cada uma com carga horária de 60 horas (4 h/semana). TCC-1: elaboração do plano de trabalho TCC-2: execução da proposta e elaboração junto com a defesa da monografia

Orientadores e assuntos do TCC Qualquer docente do INFIS, sem discriminação de assunto de pesquisa. Excepcionalmente pode ser aceito um orientador da área de engenharia e ciências básicas (química, biologia e matemática). Assuntos: Correlação direta com o curso Desenvolvimento ou aprimoramento de experimentos para disciplinas da graduação. Abordagem de problemas que complementem a formação acadêmica. Atividades em projetos de IC. Pode ser interdisciplinar.

Normas do TCC1 Entrega do plano de trabalho: 8ª semana do semestre letivo. Etapas da avaliação: O colegiado ou um membro docente do INFIS avalia a proposta em um prazo de 15 dias. Aprovado: execução da proposta. Reprovado: Submissão de uma nova proposta em um prazo de 15 dias a partir da comunicação feita pelo colegiado sobre a reprovação. Se o plano for novamente considerado reprovado ou não cumprir os prazos da norma o aluno será reprovado em TCC-1, efetuando nova matrícula no semestre posterior.

Normas do TCC-2 Execução da proposta Elaboração da monografia Seguir os objetivos e a metodologia apresentados no plano de trabalho. Elaboração da monografia Entrega da monografia Prazo máximo: 30 dias antes do final do semestre letivo. Na coordenação: três exemplares com carta de encaminhamento contendo a data prevista da defesa, assinada pelo aluno e o orientador. Podem ser indicados 5 nomes para compor a banca. Defesa da monografia Até a última semana letiva do semestre: data definida pelo orientador e informada para a Coordenação. Apresentação oral: máximo de 20 minutos Arguição: até 40 minutos Nota: 0-100, sendo a média das notas dos membros da banca. Aprovação : 60-100

Acrônimos importantes INFIS: Instituto de Física. CFMAT: Coordenação de Física de Materiais. DIRAC: Diretoria de Controle Acadêmico. PROGRAD: Pró-reitoria de Graduação. CONGRAD: Conselho de Graduação.

O calendário acadêmico e os procedimentos burocráticos Contem todas as informações sobre prazos de procedimentos burocráticos, recessos, inicio e fim do semestre, etc. Matrícula Extemporânea: Autorizada pela CFMAT. A DIRAC tem registro do número de procedimentos deste tipo feito pelo aluno. NÃO PERCA O PRAZO! Matrícula em Disciplina em outro curso: Até dois por semestre. Deve ter em mãos o Curso, Código e Turma desejados. Confira se as disciplinas são equivalente àquelas oferecidas pelo curso. Até quatro disciplinas oferecidas por curso diferente. Máximo de oito durante a graduação A partir do segundo período, vocês são considerados veteranos. A matrícula é solicitada por vocês online, via portal do aluno. Evite perder o prazo, pois só é possível fazer Matrícula Extemporânea uma única vez durante o curso. Número mínimo de disciplinas: 2 O ajuste é um procedimento para incluir e excluir disciplinas. O procedimento é feito na CFMAT após preenchimento de formulário próprio. Os pedidos de matrícula extemporânea e de disciplina em outro curso são feitos no setor de Atendimento ao Aluno, no piso térreo do bloco 1A (do lado do Banco do Brasil)

Passado 1/3 do semestre, o aluno pode solicitar o trancamento em disciplinas matriculadas. Só é possível trancar a disciplina uma única vez durante o curso. Protocolado no Setor de Atendimento ao Aluno, após pagamento de taxa. Lembrete da Coordenação no Facebook. Os professores também erram! É possível corrigir erros no lançamento de notas e faltas até um certo prazo do semestre posterior. Memorando Interno da Coordenação à DIRAC, junto com uma declaração assinada do professor contendo a nota e número de faltas corretos.

Suspensão temporária dos estudos. No máximo, dois semestres seguidos, sem risco de perder a vaga. Julgada pela Coordenação. Não pode ser pedido durante os primeiros dois períodos do curso. Justificativa comprovada com documentos.

Rendimento acadêmico e avaliação Notas 0-100 Indicadores Coeficiente de rendimento Acadêmico (CRA) Média Geral Acumulada (MGA) Avaliação: Nota: aprovação acima de 60; Frequência: faltas acima do 25% implica na reprovação automática.

Aproveitando...Instâncias de recursos: Docente (para faltas, avaliação fora de época, revisão de prova, etc. ); Coordenação; Colegiado do Curso; Conselho da Unidade; Conselho de Graduação

Mais informações Calendário da Graduação 2015 http://www.prograd.ufu.br/calendario Normas da graduação: http://www.prograd.ufu.br/normas Site do instituto de física: http://www.infis.ufu.br/