CLASSES GRAMATICAIS DAS PALAVRAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Advertisements

Prof. Leonardo Queiroga
Diferencas entre Adjunto adnominal e Predicativo do objeto
ESTUDO DO VERBO.
PROGRAMA DE APOIO AO EDUCADOR
O modelo morfossintático -
Português Professora Pollyanna Mattos.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 7 O ARTIGO E O NUMERAL
Classes Gramaticais.
Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas
COMPLEMENTO NOMINAL.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Classe Gramatical da palavra QUE
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Classe gramatical variável
ROTEIRO DE ESTUDOS 2º. ANO Ensino Médio
RELAÇÃO CAUSA E CONSEQUÊNCIA
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O que eu também não entendo
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
A Lógica das Sentenças Abertas Profa. Ana Florencia Aula 9
Sinais de pontuação.
Guias ou Fichas de exploração
COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
LÍNGUA PORTUGUESA IV SINTAXE - FRASE,ORAÇÃO e PERÍODO
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Atividade de Recuperação
Crônica com Descrição Profª Natália.
Texto Publicitário.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Recursos Expresssivos
Substantivo e Adjetivo.
Classes abertas de palavras
Artigo Gramática – Aula 4.
Profª Daniela TLBD.
Classe de palavras.

Unit 4 Word order.
Gramática Revisão - Morfologia Eduardo Batista.
CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais
EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES
Noções de versificação
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
Palavras Invariáveis Advérbio
Adjetivo Gramática – Aula 2.
O anúncio publicitário
COMPLEMENTO NOMINAL.
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
Pré-vestibular Quilombo Ilha
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
MORFOLOGIA SINTAXE SEMÂNTICA.
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
PORTUGUÊS PITTA.
TEXTO POÉTICO Algumas noções
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Resumo Assuntos estudados
Análise sintática e classe gramatical
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
Bendito seja o ensino Que tira a poeira da mente Quanto mais a gente estuda Tanto mais a gente aprende. Não há divisão de classes Entre as classes de.
Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
Quem quer ser um livro aberto?
Classes abertas de palavras Porto Editora. As classes abertas de palavras são constituídas por um número ilimitado de palavras e recebem constantemente.
CLASSES DE PALAVRAS E SEUS EMPREGOS
Transcrição da apresentação:

CLASSES GRAMATICAIS DAS PALAVRAS

Interjeição As interjeições podem ser classificadas de acordo com o sentimento que as traduzem. Alegrias,saudação, impaciência estimulo, aprovação, desejo, dor , surpresa, medo,etc Observe o exemplo abaixo

ATIVIDADES APOSTILA PÁGS.271, 272,274 E 275 1-Assinale a alternativa em que o elemento destacado pertence a uma classe gramatical diferente em relação aos demais: “atribuir tal a importância a um número”. Aplica-se a uma pessoa solitária”. “O termo descreve um sentimento de ausência, a falta de algo...” “A partir deles, outros grupos, como os astecas...” “...atribuir a cada número um sinal diferente”.

“Há muitos anos que a política em Portugal apresenta ...” Assinale a alternativa cuja frase contém um numeral cardinal empregado como substantivo. “Há muitos anos que a política em Portugal apresenta ...” “Doze ou quinze homens, sempre os mesmos, alternadamente possuem o Poder...” “...os cinco que estão no Poder fazem tudo o que podem para continuar...” “...são tirados deste grupo de doze ou quinze indivíduos...” “...aos quatro cantos de uma sala...”

Pág.274 e 275 “Mapeamento logístico da Amazônia: o caminho para uma indústria mais competitiva passa por aqui.” A- Qual é a relação de sentido existente entre a imagem de uma folha de árvore e as expressões “Mapeamento logístico” e “caminho”, empregadas no texto que compõe o anúncio acima reproduzido? A imagem apresentada possui traços que lembram caminhos que podem ser associados à exploração racional da floresta Amazônica , expressa em “mapeamento logístico”

B- A que se refere o advérbio “aqui”, presente no texto do anúncio? O advérbio “aqui” se refere a “mapeamento logístico”, indicando-o como a forma adequada de se criarem indústrias sustentáveis e lucrativas.

2-A leitura do soneto revela que o poeta seguiu o preceito parnasiano de só fazer rimar em seus versos palavras pertencentes a classes gramaticais diferentes, como se observa, por exemplo, nas palavras que encerram os quatros versos da primeira quadra, que rimam conforme o esquema ABBA. Consideradas em sua sequência do primeiro ao quarto verso, tais palavras surgem, respectivamente, como Adjetivo,verbo,substantivo,adjetivo Substantivo, adjetivo,verbo, verbo Substantivo,adjetivo, substantivo, advérbio Verbo,adjetivo, verbo, adjetivo Substantivo, substantivo,verbo,verbo