Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
O tema gerador do projeto interdisciplinar para o 2º semestre de 2011 é o Papel da Escola na Sociedade da Informação. A proposta vai além da simples inserção das ferramentas tecnológicas no contexto educacional. Ela se volta para a discussão do papel da educação diante dos dilemas éticos, políticos e sociais relacionados ao uso das diferentes tecnologias pela sociedade contemporânea. Sobre o Tema Gerador
Não podemos negar que vivemos imersos em uma sociedade mediada por inúmeros recursos tecnológicos. Na atualidade, a grande maioria das atividades humanas são realizadas com apoio de algum destes tipos de recursos. A Contextualização
Esses recursos são tão presentes no nosso dia a dia que, muitas das vezes, não nos damos conta deste fato. São aparelhos celulares, caixas eletrônicos, s, MSN, computadores, etc...
Uma das tecnologias que impactou profundamente a nossa sociedade foi a Internet. Desde sua criação, nos anos 80, ela vem transformando as relações sociais, econômicas e políticas.
Essas transformações impõem à sociedade novos dilemas éticos, políticos e sociais advindos da utilização nas tecnologias digitais, tais como: Democratização de acesso à informação; Crimes virtuais; Uso indevido da imagem de terceiros; Formação para uso das tecnologias; e Apropriação de conteúdos.
Diante dessas afirmativas, a Escola não pode mais “fechar as portas” para a entrada das tecnologias no ambiente escolar. Neste contexto, professores e gestores devem propiciar espaços que permitam discussão e reflexão sobre a utilização ética e responsável destas em diferentes espaços sociais. Além disso, devem fazer uso adequado das mesmas objetivando a construção do conhecimento de forma significativa, contextualizada, eficiente e com qualidade.
Primeiras Reflexões Qual é o papel a ser assumido pela Escola diante dos dilemas éticos, políticos e sociais apresentados pela Sociedade da Informação? Como educar na Sociedade da Informação? As tecnologias na Escola devem instrumentalizar ou favorecer a aprendizagem dos conteúdos curriculares? Os docentes estão preparados para lidar com as novas demandas educacionais advindas da Sociedade da Informação?
Material complementar.: Textos A sociedade da informação e seus desafios. Pesquisa aponta importância do uso das novas tecnologias na Educação. _uso_das_novas_tecnologias_na_educacao _uso_das_novas_tecnologias_na_educacao O ensino digital funciona Vídeos Pierre Lévy no Roda Vida - parte 1 Pierre Lévy no Roda Vida - parte 2