Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar – 2011.2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Instrumentos de Avaliação - MEC
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Contexto de Educação a Distância
Avaliação Institucional
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Informática na Educação
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Redes Sociais e Mídias na Educação
Escolhendo o nosso Futuro
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Tecnologia e Educação.
Danielle Domeneghetti Crepaldi Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Educação a Distância e a Extensão Universitária
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
CURRICULO +.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Profa. Reane Franco Goulart
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FORMAS DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA Utilização de software social.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Leitura como prática social. As pessoas permanecem na condição de “jecas tatus” da leitura, não porque livremente optaram por essa condição, mas porque.
Educação Especial Aula 7
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Coleção de E-books Dicas de como criar rapidamente um livro interativo por meio da Internet.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
REDES SOCIAIS E OPORTUNIDADES DE EXPRESSÃO NA WEB 2.0 Fabio Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde Laboratório.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –

O tema gerador do projeto interdisciplinar para o 2º semestre de 2011 é o Papel da Escola na Sociedade da Informação. A proposta vai além da simples inserção das ferramentas tecnológicas no contexto educacional. Ela se volta para a discussão do papel da educação diante dos dilemas éticos, políticos e sociais relacionados ao uso das diferentes tecnologias pela sociedade contemporânea. Sobre o Tema Gerador

Não podemos negar que vivemos imersos em uma sociedade mediada por inúmeros recursos tecnológicos. Na atualidade, a grande maioria das atividades humanas são realizadas com apoio de algum destes tipos de recursos. A Contextualização

Esses recursos são tão presentes no nosso dia a dia que, muitas das vezes, não nos damos conta deste fato. São aparelhos celulares, caixas eletrônicos, s, MSN, computadores, etc...

Uma das tecnologias que impactou profundamente a nossa sociedade foi a Internet. Desde sua criação, nos anos 80, ela vem transformando as relações sociais, econômicas e políticas.

Essas transformações impõem à sociedade novos dilemas éticos, políticos e sociais advindos da utilização nas tecnologias digitais, tais como:  Democratização de acesso à informação;  Crimes virtuais;  Uso indevido da imagem de terceiros;  Formação para uso das tecnologias; e  Apropriação de conteúdos.

Diante dessas afirmativas, a Escola não pode mais “fechar as portas” para a entrada das tecnologias no ambiente escolar. Neste contexto, professores e gestores devem propiciar espaços que permitam discussão e reflexão sobre a utilização ética e responsável destas em diferentes espaços sociais. Além disso, devem fazer uso adequado das mesmas objetivando a construção do conhecimento de forma significativa, contextualizada, eficiente e com qualidade.

Primeiras Reflexões Qual é o papel a ser assumido pela Escola diante dos dilemas éticos, políticos e sociais apresentados pela Sociedade da Informação? Como educar na Sociedade da Informação? As tecnologias na Escola devem instrumentalizar ou favorecer a aprendizagem dos conteúdos curriculares? Os docentes estão preparados para lidar com as novas demandas educacionais advindas da Sociedade da Informação?

Material complementar.: Textos A sociedade da informação e seus desafios. Pesquisa aponta importância do uso das novas tecnologias na Educação. _uso_das_novas_tecnologias_na_educacao _uso_das_novas_tecnologias_na_educacao O ensino digital funciona Vídeos Pierre Lévy no Roda Vida - parte 1 Pierre Lévy no Roda Vida - parte 2