Antropologia Conceitos básicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é Antropologia?.
Advertisements

Antropologia: o texto Aspectos introdutórios:
CAP 13 – A ORIGEM DA CULTURA
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Prof. Alfredo Pereira Jr.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Quadro geral das Ciências da Educação.
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
Antropologia.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Sociologia Jurídica: objeto e método
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
A SOCIOLOGIA ATÉ AOS ANOS 70 DO SÉCULO XX NOS EUA
Francisco de Assis Batista – professor.
Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
CAP 14 – A IMPORTÂNCIA DA CULTURA
Introdução à Sociologia
Etnografia e Etnologia
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
Sociologia e Antropologia em Administração
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
O Desenvolvimento da Antropologia social.
8ª Aula Profª Karina Oliveira Bezerra
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
Uma introdução meteórica
A Antropologia Gênese da reflexão.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 – Antropologia Observação: Essa revisão consiste em orientar os estudos e não substituir a revisão dos.
[Antropologia Cultural]
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
Antropologia Cultural
CULTURA Roque Laraia: antropólogo do museu nacional (UFRJ);
Antropologia Sociologia Prof. Jorge.
Retomada de conceitos: aula 3 (Saber sobre o que está distante)
SOCIOLOGIA CIÊNCIA POLÍTICA ANTROPOLOGIA
Os pesquisadores-eruditos do século XIX (evolucionismo cultural)
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
ANTROPOLOGIA.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
REVISÃO DE ANTROPOLOGIA
Émile Durkheim.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Positivismo.
Módulo 2:Culturalismo-Difusionismo
CULTURA: uma palavra muitas definições
Introdução aos estudos da Antropologia da Educação.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Introdução ao pensamento sociológico
Transcrição da apresentação:

Antropologia Conceitos básicos

O que é? Antropos = homem Logos = ciência A antropologia é o estudo do homem buscando um enfoque totalizador que integre os aspectos culturais e biológicos, no presente e passado, focalizando as relações entre os homens e o meio, entre o homem e a cultura e entre o homem com o homem.

Estabelece-se como ciência no século XIX; Antes: história natural e física do homem e do seu processo evolutivo no tempo e no espaço. Dois campos de Estudo básicas da Antropologia 1. Antropologia Biológica (Natural) Dedica-se aos aspectos biológicos dos seres humanos; Busca conhecer as diferenças raciais e etnicas, origem e evolução da humanidade Estudo dos fósseis, comportamento primatas

2. Antropologia Cultural (Social) Desenvolvimento das sociedades humanas; Estudo das origens: religiões, costumes e convenções sociais, desenvolvimento técnico e relacionamentos familiares e sociais; Linguística: Sistema de comunicação para aprender a visão do mundo das pessoas

Outros espaços/campos de estudo - Arqueologia: Disciplina que estuda as culturas e modos de vida a partir de análise de vestígios materiais; - Antropologia aplicada: Os resultados das pesquisas podem ser aplicadas a superar dificuldades que as populações específicas enfrentam em relação às mudanças históricas e sociais.

Outras disciplinas conectadas a Antropologia História, geografia, biologia, Economia, Psicologia, Sociologia, Linguística, Pedagogia, Arqueologia

As vertentes do Pensamento Antropológico Antropologia Evolucionista; Antropologia Difusionista Antropologia Funcionalista Antropologia Estruturalista

Antropologia Evolucionista Século XIX: Privilegiam o Darwinismo social; Conceito de civilização: classificar, julgar e justificar o domínio de outros povos; Teoria: preocupa-se como as formas mais simples de organização social teriam evoluído na relação das ciências e tecnologias como resultado da relação do homem – mundo –sociedade; Modelo: sociedade europeia da época.

Mais simples Mais complexas método: Comparativo Retirado das sociedades e contexto sociais, classificados de acordo com o tipo e buscando dados para a comparação das sociedades entre si. A cultura e os costumes eram considerados como substância, finalidade, origem e individualidade e não como elementos do tecido social e/ou interdependente de seu contexto.

Antropologia Difusionista Período: 1900 – 1930 Busca uma explicação para as semelhanças entre as culturas particulares. Dá ênfase ao fenômeno da difusão das culturas e dos contatos entre os povos; Método: etnografia – coleta de dados; Importância: o desenvolvimento das técnicas de observação participante. Descobrimento de novas línguas: linguística.

Foco: Universal para o particular Escolas antropológicas: Escola Inglesa: Elliot Smith (+1937) Métodos acientíficos e especulativos b) Escola Alemã: Escola de Viena Histórico cultural: estudos palpáveis e concretos: busca de informações seguras. c) Escola Americana: Franz Boas (+1942) Delimitação dos campos de estudo e preferência às informações e dados primários Culturas particulares.

Antropologia Funcionalista Período: 1914-1930 Inspira-se em Emile Durkheim Preocupava-se em explicar o funcionamento da cultura; Paralelismo com a biologia: a harmonia depende a interdependência das funções exercidas pelas partes; O estudo das funções levaria a estrutura social e a coesão interna da cultura nas relações sociais

Não se importavam com o componente histórico; Método: das ciências naturais Estudo da sociedade como um orgânismo biológico e com as partes interligadas. Academicismo: Entrada (batismo) nos povos primitivos e depois a organização dos conteúdos no magistérios Dois autores (escolas) principais:

Bronislaw Malinowski (+1942) Estudo sobre a natureza e a cultura; Biológico x social b) Radcliff Brown (+ 1955) Estudo sobre a estrutura social Extrutura x função social

Antropologia Estruturalista Aparece em 1940 Explicação da cultura e sociedade fora da preocupação histórica; A sociedade e cultura formam um totalidade. Estuda a cultura não-material Teoria: centraliza na ideia de que existem regras estruturantes da cultura na mente humana; A cultura são sistemas de signos partilhados e estruturados por princípios que estabelecem o funcionamento do intelecto (psicologia).

Duas noções principais da pesquisa antropológica: Relações sociais: matéria-prima Estrutura sociais: construção de modelos Método: 4 condições de análise: A estrutura oferece o caráter do sistema; O modelo é um grupo de transformações; As prioridades permitem prever o modo de ação; O modelo deve constituir e explicar todos os fatos.

Principal autor: Claude LeviStrauss (+2009): Professor belga, trabalhou na USP, em São Paulo em 1930.

Enfim, A antropologia vai se constituindo como ciência durante o século XX; Como ciência cria métodos próprios para entender o homem em relação consigo mesmo, a sociedade e o mundo, buscando nos elementos culturais e sociais a sua evolução ao longo do tempo-espaço. Transforma-se uma ciência importante de apoio para o estudo das ciências históricas.