SALA DE LEITURA
Objetivo pedagógico Extensão da sala de aula Conceito de rede
Planejamento do Trabalho na Sala de Leitura
Perfil do responsável pela sala de leitura
Conhecer a realidade da escola Características e especificidades Modalidade de ensino Situação sócio-econômica da comunidade
Conhecer a realidade da escola Materiais e recursos disponíveis Estrutura de atendimento da região em esporte, saúde, cultura e lazer Parcerias
Interesses e Necessidades Mapear a clientela Interesses e Necessidades Alunos Professores Comunidade Escolar
Colher informações Regimento escolar Projeto pedagógico da escola Proposta curricular Metas da escola Resultados obtidos no IDESP, SARESP, ENEM e avaliações internas.
Conhecer a situação da sala de leitura Observações Levantamentos Consultas Relatórios Documentos Registros Conversas com: Alunos, Professores, Coordenadores, Diretores, Pais
Conhecer a situação da sala de leitura Acervo Qual o perfil do material documental? Onde se encontra?
Pontos a serem observados Importância da Consulta Qualidade no Atendimento Divulgação da Sala de Leitura na Comunidade Estrutura do Serviço de Empréstimo
Construção do plano de trabalho da sala de leitura Informações obtidas Analisar e identificar os aspectos que merecem intervenção e prioridades
Construção do plano de trabalho da sala de leitura Estabelecer Ações Objetivos Período previsto Envolvidos
Dinamicidade dos fatores do contexto escolar Necessidades concretas da escola, dos alunos e professores Um bom plano de trabalho Avaliação dos resultados que estão sendo obtidos
Estratégias Rodas de leitura – vários gêneros literários: contos, poesia, crônicas; Contação de histórias. Retrato de Julia Makoviskaya – Konstantin (1881)
Formação dos professores e acompanhamento Participação de Orientações Técnicas na Diretoria de Ensino Parceria com o Instituto Ayrton Senna – curso online
Ambiente Virtual de Aprendizagem Orientações: www.crmariocovas.sp.gov.br Sala de Leitura Ambiente Virtual de Aprendizagem Login: ESC-Cie da escola Senha: ESC-Cie da escola Assistir à primeira videoconferência
Escolas participantes - 2013 EE Alessandra Cristina R. Pezzato EE Maurílio Tomanik – Padre EE Ana P. D. Paes EE Siqueira de Moraes - Cel EE Antenor Soares Gandra EE Manoel José da Fonseca EE Bairro de Fazenda Grande EE Antônio Dutra EE Barão de Jundiaí EE Manuel Euclides de Brito EE Bispo Dom Gabriel EE Duílio Maziero EE Cecília Rolemberg P. Guelli EE Joaquim Antônio Ladeira EE Deolinda Copelli S. de Lima EE Odilon Leite Ferraz EE Getúlio Nogueira de Sá EE Marcos Alexandre Sodré EE Joceny Vilela Curado EE Maria de São Luiz – Irmã EE José Feliciano de Oliveira EE Tibúrcio Estevam de Siqueira EE José Silva Júnior EE Frei Dagoberto Romag EE Maria de Almeira Schledorn EE Mário Pereira Pinto. EE Maria de Lourdes F. Silveira EE Conde do Parnaíba
Multiplicar e expandir as experiências do leitor
“Os livros têm o poder de transportar o leitor no tempo e no espaço, de levá-lo a penetrar em outros modos de vida, mostrar-lhe realidades desconhecidas... Permitem o acesso a uma maneira especificamente humana de ver e sentir o mundo.” Colomer, Teresa Andar entre livros