POLITICAS DE / PARA / COM JUVENTUDES. Introdução São considerados jovens: BRASIL (Federação): Cidadãos com idade entre 15 à 29 anos, segundo a Secretaria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Sessão sobre Mapa de ativos
Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
POLÍTICAS PÚBLICAS DE/COM/PARA A JUVENTUDE Projeto de Extensão
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS
Ficha Institucional Ministro da Justiça
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
Trabalho Decente e Juventude
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIPOCA – CEARÁ
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Kátia Rodrigues Araújo (IC) e Flávia Ulian (PQ)
Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde
Crianças e Adolescentes
27/04/09. Programa Mais Cultura Criado em outubro de 2007, o Programa marca o reconhecimento da Cultura como: - Necessidade básica; - Direito de todos.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
PROGRAMA MAIS CULTURA Outubro de 2007.

Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Ser Jovem Ser Cidadão Por Floriano Pesaro
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
19 E 20 DE NOVEMBRO NO BAIRRO RESTINGA
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
BRASIL Euzébio Jorge – Presidente CEMJ e Conselheiro do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve.
E.E Dom José de Camargo Barros Trabalho de Filosofia 2ºBimestre 2012
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
APRESENTAÇÃO.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
O Projeto Estrutura/Logística Programação Cultural Fotos do Evento
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
Quem somos: O Instituto João XXIII é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado, com reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Rio Mulher.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL –PNEF
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL “Criança tem pressa de viver, e não lhe prometam uma compensação no futuro, a necessidade é urgente, o bálsamo que venha.
27/04/09.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
CTR Nova Iguaçu.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
Juventude.
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA. FINALIDADES Proporcionar formação integral aos jovens, por meio de associação entre: Proporcionar formação integral aos.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Centros da Juventude Novembro 2012.
VAGAS EM ABERTO TEMOS O ESTÁGIO QUE VOCÊ PROCURA VAGAS DE DIVERSAS ÁREAS Informações pelo Fone: (11) INDIQUE AOS SEUS AMIGOS !!! ___________________________________________________________________________________________.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Fórum Permanente de Combate CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Biblioteca Pública Menotti del Picchia
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
18 de julho de 2008 local: Muriaé – MG CURSO DE FÉRIAS Conceito sobre Juventude Realidade Jovem Desenho Institucional Políticas Públicas Vereador Labenert,
Transcrição da apresentação:

POLITICAS DE / PARA / COM JUVENTUDES

Introdução São considerados jovens: BRASIL (Federação): Cidadãos com idade entre 15 à 29 anos, segundo a Secretaria Nacional de Juventude, regida por Beto Cury; CHINA: Cidadãos entre 15 à 40 anos; SÃO CAETANO DO SUL: Cidadãos entre 13 à 29 anos.

Grupos Juvenis A juventude é uma construção relacionada com forma de ver o outro, inclusive por estereótipos, momentos históricos, referências diferenciadas e situações de classe, gênero, raças, entre outros. Portanto, políticas de juventude devem trabalhar diretamente em parceria com a psicologia e regatar cidadania, dignidade e auto-estima ao jovem. Exemplo anos 70: Hippies Exemplo anos 80: Punks Exemplo anos 90: Caras Pintadas Exemplo anos 00: Emos

Exemplo prático para diagnosticar a necessidade de políticas de juventude (Personagem: Mariana Perin) SonhosMedos Aos 15 anos Mudar o mundo, ser atriz que vive de teatro, ser Presidente da República, arrumar um namorado legal, perder a virgindade, etc. Ficar grávida, morar na rua, ser assaltada à mão armada, sofrer, não passar no vestibular, não ter amigos, etc. Aos 18 anos Mudar o mundo, sair de casa, arrumar um emprego bacana / estágio, conhecer outras culturas / estados / países, acabar com a fome no Brasil, etc. Ficar grávida, perder o emprego, ser assaltada mais de 1 vez ao ano, medo da decepção. Aos 25 anos Mudar o mundo, casar, ser eleita vereadora / deputada nos próximos 10 anos, fazer parte da ONU, acabar com a fome no mundo, acabar com o desmatamento no mundo, viver numa sociedade que não precise de veículos particulares, ter um filho, etc. Ficar grávida, não poder ficar grávida porque meu filho não terá água potável para beber, morrer assassinada porque reagi num assalto, medo da morte de familiares, medo da decepção.

Políticas de/para/com juventudes de hoje: Gov. Federal: -Estatuto da Juventude; -PEC da Juventude; -Programa Integrado de Juventude (Projovem): ProJovem Adolescente, ProJovem Urbano, ProJovem Campo e ProJovem Trabalhador. -Programa Juventude e Meio Ambiente; -Programa Bolsa-Atleta / Programa Brasil Alfabetizado / Programa Escola Aberta / Programa Universidade para todos (ProUni) / outros

Políticas de/para/com juventudes de hoje: Gov. Estadual Coordenadoria Estadual de Juventude serve como colaboradora e orientadora para que os municípios consigam levar e fazer políticas para juventude. A atual Coordenadora Estadual de Juventude se chama Mariana Montoro. -Portal da Juventude: Neste site, pode-se consultar desde a programação cultural nos municípios a vagas de emprego para jovens.

Políticas de/para/com juventudes de hoje: PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL SECRETARIA DA CULTURA COORDENADORIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA JUVENTUDE Historico: 2003 – Criada a Coordenadoria Municipal da Juventude - COMJUV; 2005 – Coordenadoria Municipal da Juventude passa a ter caráter consultivo e propositivo à Diretoria de Educação; 2008 – COMJUV inaugura seu Centro de Referência de Juventude – Estação Jovem e passa a responder ao Gabinete do Prefeito; 2009 – Após reforma administrativa, COMJUV se liga à Secretaria de Cultura e torna-se “mais” independente e deliberativa.

Políticas de/para/com juventudes de hoje: Gestores: 2003 – Reinaldo Monteiro 2005 – Darlan Olivo 2008 – Adriana Sampaio (Ex-Coordenadora de Juventude do Estado); 2009 – Mariana Perin

Programas da COMJUV de São Caetano do Sul: -Programa Agente Cidadão – Integração ao mercado de trabalho; Bolsa auxilio + Cesta básica para trabalhar nos setores administrativos da prefeitura; -COMJUV na Escola – Palestras de orientação vocacional, sexual, meio ambiente e outras, dentro das escolas municipais de ensino médio; -Dando a Letra – Programa de cursos profissionalizantes Galera – Programa para estreitar as relações com o movimento estudantil e apoiar a formação de grêmios e centros acadêmicos no município. -Centro de Referência da Juventude – Estação Jovem

ESTAÇÃO JOVEM O Estação Jovem é o mais novo centro de referência voltado à cultura e formação jovem de São Caetano do Sul. Inaugurado em 27 de Julho de 2008, o espaço já é atração entre os jovens de todo ABC Paulista e Grande São Paulo. Administrado pela SECULT através da Coordenadoria Municipal de Juventude, o local pretende resgatar tradições juvenis na cidade, além de disponibilizar um espaço público completamente equipado para os jovens de 13 a 29 anos. Se a juventude do ABC se sentia perdida, agora ela pode se encontrar aqui, no Centro de Referência da Juventude – Estação Jovem.

O ESPAÇO: Pista de Skate:

O ESPAÇO: Quadra Poliesportiva:

O ESPAÇO: Palco ao ar livre com gramado sintético:

O ESPAÇO: Midiateca: Espaço com acesso gratuíto a internet, televisores e mais de itens de cultura pop, englobando filmes, livros, HQ´s raras, CD´s entre outros.

O ESPAÇO: Espaço Cênico / Estúdio: Equipado com projetor para ações didáticas, programação de cinema, além de suportar pequenos espetáculos. Também possui sala acústica para ensaio de bandas / músicos jovens moradores de SCSul.

O ESPAÇO: Salas de Cursos, workshops, multiuso: A COMJUV abre espaço para os artistas jovens ensaiarem, além de promover diversas oficinas de formação artística.

O ESPAÇO: Profissionais: A sede da COMJUV está localizada no Estação Jovem. Composta por qualificados profissionais, promove e cria diversos projetos voltados para os jovens sul-sancaetanenses, proporcionando a inserção social e cultural do público-alvo envolvido. Além disso, a Comjuv apóia a Associação de Skate de São Caetano do Sul, os grupos de teatro, Hip Hop, dança e bandas musicais da região, ao ceder espaço e divulgação para os mesmos.

UM INSTRUMENTO SEM FINS LUCRATIVOS O uso do local e toda programação oferecida são inteiramente gratuitos. Nosso horário de funcionamento é: Segunda-feira: 12h as 20h Terça a Sexta: 10h as 20h Sábado e Domingo: 12h as 18h Venha nos visitar e seja bem vindo!

LOCALIZAÇÃO: O piso superior do Módulo II do Terminal Rodoviário Nicolau Delic é hoje um ponto de referência jovem, recebendo visitantes de toda grande São Paulo no espaço apresentado neste projeto. O Centro de Referência da Juventude – Estação Jovem tem localização privilegiada e de facílimo acesso. Portanto, você pode chegar sem se preocupar. Basta pegar o trem metropolitano ou qualquer ônibus para São Caetano do Sul, descer em nossa “rodoviária” e caminhar poucos metros até aqui!

Bibliografia: Politicas públicas de/para/com juventudes. – Brasília: UNESCO, SPOSITO, Marília Pontes. Espaços públicos e Tempos Juvenis. São Paulo: Fapesp, Ação Educativa, 2007.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL SECRETARIA DE CULTURA COORDENADORIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE – COMJUV CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE – ESTAÇÃO JOVEM / Tel: End: Rua Serafim Constantino, s/n - Centro. Piso Superior do Módulo II do Terminal Rodoviário Nicolau Delic. CEP: São Caetano do Sul - São Paulo.

Mariana Perin m