Joyce Françoso VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS E

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Advertisements

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. A META foi constituída há mais de 25 anos e tem sua sede em São Paulo – Brasil. Nos propomos a constituir SPE (Sociedade por.
Índice Introdução Como começou? O que é?
SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS
Engenharia de Minas.
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
Ciclo de vida do produto
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Gestão Ambiental.
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Ecologística: a logística da ecologia
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Aplicações Industriais de Plasma em Meio Ambiente: Solos Contaminados
Reciclagem do Vidro.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Laboratório de Plasma Industrial (LPI)
Fundição Prof. Hélio Padilha.
Author : Willy Ank Morais Usiminas-Cubatão UNISANTA ABM
Política Nacional de Resíduos
MEIO AMBIENTE.
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
Empresas de biomassa.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Gestão de resíduos perigosos
Logística e Ecologia 19Q.
A questão do lixo no Brasil
Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Politica dos 3Rs A produção de produtos com uma maior longevidade e durabilidade são condições importantes para a redução.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
CONSUMO SUSTENTÁVEL OU CONSCIENTE
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Métodos de controle da poluição atmosférica
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
Sustentabilidade no Setor Social O que é Sustentabilidade e como desenvolvê-la em nossa área?
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
Dia do Design Sustentável
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba – junho de 2014 Logística reversa de resíduos sólidos em Ituiutaba: responsabilidades.
1 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DA 1ª. TURMA DO PROGRAMA TRAINEE DO FUTURO DATA: 16/12/ H30 ÀS 12H30 LOCAL: AUDITÓRIO DO CDT TRAINEE DO.
RECICLAGEM.
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (GIRS): da Política Nacional de Resíduos.
TRABALHO RESÍDUOS SÓLIDOS E RECICLAGEM
ÉticaQualidadeInovaçãoResponsabilidade
1 SEMINARIO Resíduos Sólidos: Gestão, Tendências e Tecnologia Elson Rodrigues
Ambiente Natural do Marketing
LOGISTICA REVERSA VIA ACORDO SETORIAL E LOGISTICA REVERSA POR DECRETO DO EXECUTIVO.
PLANO DE LOGÍSTICA MAIS SUSTENTÁVEL
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Apresentação da KMA produtos e serviços
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Aula 14 A disciplina jurídica dos resíduos sólidos Lei 12305/2010.
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

Joyce Françoso VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS E TECNOLOGIA DE RECUPERAÇÃO DE METAIS Joyce Françoso

QUEM SOMOS? Fundada em 2001, a ESSENCIS uma empresa especializada Gestão Ambiental Integrada de Resíduos, aplicando inovação e conhecimento para aplicação da melhor solução tecnológica . Em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e se antecipando às tendências econômicas, a empresa passa a adotar a nomenclatura de Central de Tratamento e Valorização Ambiental (CTVA) para todas as suas unidades.

REGIONAIS São Paulo (Caieiras, São José dos Campos, Taboão da Serra e Sede) • Rio de Janeiro (Magé e Macaé • Minas Gerais (Betim, Juiz de Fora) • Sul (Curitiba, Joinville, Capela de Santana – RS)

REGIONAIS

Gestão Responsável da Cadeia Produtiva e Recursos VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS “ ... A administração dos resíduos gerados no processo de produção e consumo representa um grande desafio na nova economia. O conceito de “responsabilidade compartilhada”, presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pede forte empenho coletivo para a sua aplicação. O comprometimento de todas as partes envolvidas deve ser pleno. A indústria é a principal utilizadora de recursos naturais e vem oferecendo diversas soluções para reintegrar os resíduos resultantes das suas atividades ao processo produtivo. ” - Instituto Ethos Gestão Responsável da Cadeia Produtiva e Recursos

HIERARQUIA NA GESTÃO DE RESÍDUOS Não Geração Redução Reutilização Reciclagem Tratamento de Resíduos e Rejeitos

CRIANDO VALOR SUSTENTÁVEL Insumos (renováveis e não renováveis) Insumos Valorizado / Combustível Substituído Matéria-prima Linha de Produtos Matéria-prima Reaproveitada TRANSFORMAÇÃO Novos Co-Produtos Resíduos Redução de Resíduos

CRIANDO VALOR SUSTENTÁVEL VALOR PERCEBIDO pelo cliente e partes interessadas, quando conseguimos atribuir a evolução dos ganhos obtidos, demonstrados de forma clara e transparente, á INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE em seu Balanço Socioambiental. Essencis Cliente

INDICADORES AMBIENTAIS E como atender as diretrizes da PNRS uma vez que a maioria dos processos industriais geram resíduos? INDÚSTRIA Incorporação de resíduos na própria cadeira produtiva Tecnologias de Valorização e Recuperação Reciclabilidade Valor agregado GRI ISO Ethos

VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS

Criando valor sustentável. RECUPERAÇÃO DE METAIS Criando valor sustentável.

RECUPERAÇÃO DE METAIS DEFINIÇÃO: Processo físico-químico de separação de metais contidos em resíduos industrias na forma de hidróxidos, óxidos ou sulfatos, transformando estes metais em matéria prima de aplicação e valor comercial retornando à cadeia produtiva.

RECUPERAÇÃO DE METAIS GERAÇÃO DE RESÍDUOS COM METAIS: Indústrias Químicas; Refinarias de Petróleo; Siderurgia; Indústrias de metais; Galvanoplastia; Pinturas; Mineração; Etc... . Bijuterias Coloração metálica de peças em geral Metais sanitários Cobreação de peças

FLUXOGRAMA DO PROCESSO Recebimento Peneiramento Solubilização (H2SO4) Filtração Concentração Precipitação Estocagem Solubilização em digestão ácida Após a digestão, obtém-se uma solução contendo os metais e partes insolúveis que é bombeada para um separador centrífugo, na qual o material insolúvel (solo, areia, carvão, sílica) é separado. A solução contendo os metais e livre dos insolúveis é encaminhada setor de precipitação composto por reatores e um filtro prensa. E dentro de um reator com agitação, a solução recebe soda cáustica por meio de um monitoramento contínuo para elevação do pH e alcance do grau de alcalinidade necessária para a precipitação do metal trabalhado naquele reator. O metal é precipitado na forma de Hidróxido Aditivos Insolúveis Aditivos NaOH

RECUPERAÇÃO DE METAIS RESÍDUOS: Coproduto Ind. Química; Imagem: http://www.superbaglda.com.br/ Ind. Química; Pesquisa em desenvolvimento: Agronegócio; Coproduto

RECUPERAÇÃO DE METAIS Hidróxido Metálico: Hidróxido Metálico Recuperado 60 -70% H2O Comercializado sempre baseado na LME (Bolsa de Valores para os Metais).

VALORIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO REATORES:

VALORIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO

Indústria de transformação NIQUEL / COBALTO O cobalto no Brasil é fornecido pela Votorantim para as indústrias químicas, fabricantes de sulfatos de cobalto (fertilizantes e ração animal), secantes,, adesivos para borracha e outros, assim como para as indústrias fabricantes de ligas especiais e superligas, que serão utilizadas na fabricação de peças e componentes, como partes de turbinas de avião. CONTAMINANTES Ni, Cu, Co, Zn, Mn

DIMINUIÇÃO DE IMPACTOS RECUPERAÇÃO DE METAIS Para 1kg COBALTO é necessária a exploração de 600kg minério Só em 2014 a ESSENCIS devolveu ao mercado 49 toneladas de COBALTO – isso contribuiu para minimizar a exploração em 24.500Ton. de minério. DIMINUIÇÃO DE IMPACTOS

VALORIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO CENÁRIO ATUAL - PNRS

London Metal Exchange (LME) : VALORIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO London Metal Exchange (LME) : A LME é o centro mundial de negociação de metais industriais e de gestão do risco de preço.  Figura 2: Variação preço do cobre (Fonte: Infomine) Figura 2: Variação preço do Níquel (Fonte: Infomine)

RECUPERAÇÃO DE METAIS VANTAGENS AMBIENTAIS: - Sustentabilidade (ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito) Diminui a carga poluidora do resíduo colocado no aterro ; Ao final do processo o passivo deixa de existir ; - Reaproveitamento dos metais finitos na natureza;

ESSENCIS SOLUÇÕES AMBIENTAIS OBRIGADO!!!! ESSENCIS SOLUÇÕES AMBIENTAIS Contatos: Joyce Françoso - Consultora Técnica joliveira@essencis.com.br Danilo Pereira – Eng.º Responsável: dapereira@essencis.com.br