Egressos em Gerontologia e o Exercício do Profissional Gerontólogo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Advertisements

Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
I Seminário Preparatório ao EREJA/CO/2011
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
1.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Apresentação do Projeto
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Vera Lúcia Regina Maria
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - LESTE
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Ministério da Educação
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Curso Técnico em Meio Ambiente
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
Autor: Pricila Arrojo da Silva
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Bacharelado em Saúde Coletiva
Promovendo Soluções Sociais
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Residência Multiprofissional em Saúde da Família Coordenadora: Profª Adj. Cristina Maria Garcia de Lima.
Curso de Graduação em Gestão Pública
Comissão de EJA de Alagoas
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
A importância do Programa Vida Ativa
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Transcrição da apresentação:

Egressos em Gerontologia e o Exercício do Profissional Gerontólogo GLENDA DIAS Gerontóloga (EACH/USP) Buenos Aires, ARGENTINA - 03/2010

Objetivos Apresentar o histórico da criação dos cursos de graduação em Gerontologia no Brasil e da fundação da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG); Apresentar as atividades desenvolvidas pela ABG e as experiências profissionais dos egressos em Gerontologia; Refletir sobre as expectativas dos estudantes em relação à atuação profissional.

HISTÓRICO

Histórico 2005 - 1ª turma bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP); 2007 – Liga de Gerontologia da EACH/USP e 1ª Jornada de Gerontologia; 2008 – Bacharelado em Gerontologia das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI);

Histórico 2008 – Discussões iniciais sobre a ABG; 2009 - Bacharelado em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); 2009 – Formatura dos primeiros Gerontólogos do Brasil; 2009 – Revisão do Estatuto e organização das atividades iniciais da ABG; 2009 - Fundação da ABG – Assembléia 21/03/09.

Liga de Gerontologia EACH/USP Painel sobre os cursos de graduação em Gerontologia – 19/08/2008

1ª Turma – USP/EACH Egressos 2008 Pré-II Jornada de Gerontologia (2008)

Assembléia de Fundação da ABG - 21/03/2009

Assembléia de Fundação da ABG - 21/03/2009

Assembléia de Fundação da ABG - 21/03/2009 1ª Gestão – 2009/2011

Nova Diretoria - 2010

Composição da ABG Associados Efetivos (Bacharéis) 24 Constituição: Assembléia Geral (associados) Diretoria Colaboradores (docentes, especialistas, parceiros) Associados Efetivos (Bacharéis) 24 Associados Estudantes 32

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ABG EM 2009

Atividades Elaboração de Informativos que veiculam informações dos profissionais e estudantes de graduação em Gerontologia; Organização de eventos para divulgação do profissional gerontólogo; Encaminhamento de oportunidades de estágio e trabalho para os associados;

Atividades Participação em reuniões para a fundação da Associação de Cuidadores do Estado de São Paulo; Parcerias com representantes do poder público para futuras discussões sobre o projeto de lei do exercício profissional do gerontólogo;

Atividades Apoio às atividades e projetos dos associados; Publicação de um artigo no Portal do Envelhecimento da PUC/SP com informações a respeito da ABG e algumas considerações sobre o campo de atuação do gerontólogo;

Atividades Visitas às universidades que possuem o curso de graduação em Gerontologia – UFSCAR (19/06/09) e FAI (28/11/2009); Confecção do site www.abgeronto.com.br, com informações sobre a ABG, projetos dos associados, cursos de graduação em Gerontologia e espaço para parceiros;

Informativo ABG

Evento do Dia dos Avós – 26/07/09

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE GERONTOLOGIA

Hospital Dia “ Hospital Dia Geriátrico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da FMUSP”

Atuação do Gerontólogo nos Hospitais Dia É responsável pela gestão do serviço, que envolve: Planejamento, organização e monitoração das oficinas terapêuticas; Articulação do serviço com outros setores da instituição; Controle financeiro; Elaboração de relatórios; Triagem e avaliação de pacientes, familiares e cuidadores; Orientações a familiares; Visitas domiciliares; Coordenação da equipe multiprofissional.

Centros de Convivência Equipamentos de proteção social básica que possuem a missão de favorecer a socialização do idoso e fortalecer os laços comunitários entre idoso, família e comunidade.

Atuação do Gerontólogo nos Centros de Convivência Planejamento, execução e supervisão das atividades; Comunicação com os serviços e comunidade, afim de favorecer as redes de atenção ao idoso; Gerenciamento do serviço, incluindo a administração de recursos materiais e humanos destinados às atividades; Acolhimento dos idosos participantes, exercitando a escuta, a comunicação e a empatia.

EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Perspectivas para a Atuação do Gerontólogo 51 respondentes (47mulheres e 4 homens) 41 – EACH/USP; 10 – UFSCAR 33% - 2º semestre; 25% - 4º semestre; 21% - 6º semestre; 13% - 8º semestre.

Perspectivas para a Atuação do Gerontólogo EXISTÊNCIA PROGRAMAS/ ATIVIDADES Bolsas de iniciação científica, participação em cursos e eventos, estágios curricular e extracurricular, aulas práticas e bolsas trabalho. Atividades/ programas existentes Pesquisa Estágio Extensão A maioria dos respondentes acredita que a universidade está preparada para a formação dos profissionais e viabiliza a participação de todos nas atividades.

Perspectivas para a Atuação do Gerontólogo PERCEPÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS/ ATIVIDADES Percepções sobre a participação em atividades/ programas Crescimento pessoal Amadurecimento acadêmico Desenvolvimento profissional Empatia Visão crítica, inovações para o aprendizado e conhecimento do sujeito estudado Colocar em prática o conhecimento teórico

Perspectivas para a Atuação do Gerontólogo EXPECTATIVAS – ATUAÇÃO PROFISSIONAL Área promissora Obstáculos Expectativas em relação à atuação profissional Desconhecimento da existência do gerontólogo - Resistência de outros profissionais Instituições públicas e privadas - Formulação de políticas públicas e leis Educação e lazer - Área acadêmica - Gestão de serviços - Processo de morrer e morte - Promoção do envelhecimento bem-sucedido

Perspectivas para a Atuação do Gerontólogo INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO - AÇÕES Ações para facilitar a inserção no mercado de trabalho Divulgação Promover a aceitação dos outros profissionais Pesquisas Parcerias com instituições Abertura de novos cursos Formulação da Lei do Exercício Profissional Obrigatoriedade da presença do gerontólogo nas modalidades de atenção ao idoso Mais possibilidade de atuação prática nos estágios Auto-promoção Concursos públicos Fortalecimento da ABG como órgão representativo

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerações Finais Diante das demandas relacionadas ao processo de envelhecimento, os gerontólogos podem favorecer a adoção de estratégias para que o envelhecimento seja um processo assistido, bem-cuidado e orientado.

Considerações Finais O universo de atuação do bacharel em Gerontologia é amplo e multifacetado, com possibilidades de atuar de forma crítica sobre as questões sociais e de saúde que afetam o curso de vida e o processo de envelhecimento.

Considerações Finais Esse profissional apresenta uma visão generalista sobre o envelhecimento e pode estabelecer canais de comunicação interativos entre serviços, programas, comunidade, idosos, família e as políticas públicas; ferramentas necessárias para a elaboração de programas e para gestão da atenção.

E-mail: glendads@gmail.com OBRIGADA! E-mail: glendads@gmail.com

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GERONTOLOGIA - ABG abgeronto@gmail.com www.abgeronto.com.br DIRETORIA GERAL GESTÃO 2009/2011 Henrique Salmazo da Silva André de Jesus Lima