Bandura e a Aprendizagem Observacional. Biografia  1925: 04 de Dezembro em Mundare no Canadá, nasce Albert Bandura. Estudou em uma escola simples até.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objectivos do Módulo Identificar os conceitos e as principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem; Identificar os principais factores.
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
A criança e a cultura lúdica
Federação Portuguesa de Atletismo
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
Dinâmica e Gênese dos Grupos
TEORIA COMPORTAMENTAL
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Características Biográficas:
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Administração Geral - Aula 04
O que é Aprendizagem?.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Autopercepções Novembro 2011.
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Teorias da Aprendizagem
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Terapia cognitivo comportamental
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Subsistema de Desenvolvimento
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
AS EMOÇÕES.
Relações Precoces.
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Gestão Estratégica de Pessoas
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
A socialização O modo como os indivíduos aprendem e recriam habilidades, conhecimento, valores, motivos e papéis adequados à sua posição em um grupo ou.
Professora: Janine Fernandes
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Socialização e integração social
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

Bandura e a Aprendizagem Observacional

Biografia  1925: 04 de Dezembro em Mundare no Canadá, nasce Albert Bandura. Estudou em uma escola simples até concluir o ensino médio.  1949: Concluiu sua licenciatura em Psicologia.  1951: Em Iowa concluiu seu mestrado.  1952: Concluiu doutorado.  1953: Postula um cargo no Guidance Center em Wichita.

Professor na Universidade de Stanford.  1959: Lança seu primeiro livro “Agressão do adolescente”.  1963: Lança seu segundo livro “Aprendizagem social e o desenvolvimento da personalidade”.  1980: Prêmio por suas contribuições científicas.  1997: “Auto-Eficácia: o exercício do controle”.

Teoria da Aprendizagem Social ou Observacional  A aprendizagem social, é o processo que Bandura (1977) popularizou, em que a teoria não se confina ao ambiente escolar, mas envolve todas as vivências sociais. Somos moldados pelo nosso pensamento, as regras sociais e por aquilo que aprendemos dos nossos modelos.

Conceitos e Princípios Fundamentais  Atitudes Sociais.  Comportamentos.  Formas que atrapalham o ajustamento do indivíduo.

Aprendizagem Imitativa ou Vicarial  Aprendemos pela experiência e a observação do comportamento dos outros. Não utilizamos tudo aquilo que aprendemos, preferimos o que nos traz recompensas e é considerado aceitável pela sociedade em que vivemos. As conseqüências observadas de uma dada conduta, possuem um efeito inibidor ou desinibidor sobre o observador nesta aprendizagem.

 A aprendizagem pode ocorrer sem qualquer reforço (recompensa). No entanto a criança sente-se mais disposta a fazer certa atividade, se a pessoa que a praticou tiver sido pela mesma, objeto de elogios. Bandura designa este reforço de vicariante, uma vez que não se trata de um reforço da ação da aprendizagem, mas em que o observador se limita a testemunhar o reforço.

Modelos Imitados  São classificados de simbólicos e representativos.  Tais modelos demonstram comportamentos pro- sociais quando são desejáveis.  E comportamentos anti-sociais quando são desviantes.

Os Efeitos da Imitação  Existem três diferentes efeitos da imitação e observação, que podem tornar mais claros os comportamentos aprendidos:  Atenção  Retenção  Reprodução  Motivação

Efeito Modelador  O observador presta atenção e imita o modelo.  O observador produz comportamentos expressamente ou não, equiparando-se pela primeira vez aos comportamentos do modelo.

Efeito Desinibidor  A observação e imitação do modelo pode tanto enfraquecer quanto fortalecer respostas inibitórias que o observador já emitiu anteriormente.

Efeito Eliciador  Observando e imitando o modelo, o observador pode combinar o comportamento do modelo com respostas que já estão no seu repertório.

Alguns Fatores que Afetam a Imitação  A recompensa e a punição que o modelo pode receber, mesmo que estas não possam ser observadas, desencadeiam ou não a imitação.  Pessoas que precisam de auto-estima,competência, que foram previamente recompensadas por exibir comportamentos competitivos e aquelas recompensadas por comportamentos bem adaptados são mais imitativas.

 Pessoas que se acham parecidas com os modelos, que estão emocionalmente despertas também são mais imitativas.

Extinção de Comportamentos  Alguns meios de extinguir respostas é a não recompensa, a retirada de um reforçador positivo através da privação de um privilégio, a punição física ou verbal.

IDÉIAS COMPLEMENTARES

Facilitação Social  O observador, para conseguir uma melhor aceitação social, pode evocar uma resposta que não estava previamente inibida. Exemplo: alguém que abandonou a sua aldeia quando criança, quando volta à mesma em adulto, retoma num curto espaço de tempo, hábitos e maneiras de falar que aprendera ou testemunhará quando criança.  O observador, para conseguir uma melhor aceitação social, pode evocar uma resposta que não estava previamente inibida. Exemplo: alguém que abandonou a sua aldeia quando criança, quando volta à mesma em adulto, retoma num curto espaço de tempo, hábitos e maneiras de falar que aprendera ou testemunhará quando criança.  O desempenho de certas tarefas já aprendidas tende a melhorar quando a pessoa se sente observada por outras pessoas.

Antecipação Cognitiva  O indivíduo tende a encontrar a resposta a uma nova situação, a partir da avaliação ou consideração de respostas anteriores. Estes julgamentos tem por base nas suas próprias experiências (êxitos ou fracassos), mas também nas que observou em outros.  Os seus julgamentos acabam resultando em crenças sobre as suas capacidades, influenciando de modo decisivo o seu empenho na aprendizagem e na forma como enfrenta os obstáculos.  Os seus julgamentos acabam resultando em crenças sobre as suas capacidades, influenciando de modo decisivo o seu empenho na aprendizagem e na forma como enfrenta os obstáculos.

 A aprendizagem observacional depende em primeiro lugar da atenção do observador das atividades ou demonstrações do modelo (o que pratica na ação).  Em segundo lugar dependem da codificação simbólica e respectiva retenção. Os observadores que transformam a atividade observada em códigos verbais ou imagens aprendem ou retém a informação muito melhor, do que aqueles que se limitam a observar.

 Em terceiro lugar dependem da apreensão dos processos de produção. Por último dos aspectos motivacionais.  Em terceiro lugar dependem da apreensão dos processos de produção. Por último dos aspectos motivacionais.  Bandura afirma que as pessoas são produto do meio, mas também tem a capacidade de o escolher e alterar, num processo em que a aprendizagem jogo um papel fundamental.  Bandura afirma que as pessoas são produto do meio, mas também tem a capacidade de o escolher e alterar, num processo em que a aprendizagem jogo um papel fundamental.

EQUIPE ALEXSSANDRA DE OLIVEIRA AMANDA CRISTINA ELIENE DUARTE ERIKA COSTA IRIANE SILVA JAIRSA MARCELA KARLA MARIA DA SILVA VANNESSA LIBORIO