TRANSPORTE URBANO NO BRASIL AULA 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro dos Usuários do EMME/2 do Brasil Novembro / 2004.
Advertisements

A matriz energética brasileira, o etanol e o gás natural veicular
Poluição do ar O desenvolvimento industrial e urbano tem originado em todo o mundo um aumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos. O acréscimo.
Prof: Michelly Gonçalves Fernandes Vitória 2007
Palestras, oficinas e outras atividades
Criação da COGEN RJ FECOMERCIO – 22/03/2003 Eng. Osório de Brito
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
Transformações e Evoluções Técnicas Os Transportes
Transporte Público Urbano
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Ônibus movido a Etanol.
Nova Tecnologia: E- Flex
BIOMASSA Energia alternativa.
Fonte das informações:
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Fornecimento de Diesel S50
Guilherme Augusto Marques Araujo
Gás LP, Uma energia ao alcance de todos.. Uma energia excepcional.
Alternativas Energéticas ao Diesel de Petróleo
Programa ECOFROTA Marcelo C. Branco.
Eduardo A. Vasconcellos
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 06 – EQUIPAMENTOS.
5º SEMINÁRIO DE TRANSPORTE URBANO DE CARGA
Técnica de Contagem.
A crise De 1998 a 2005, houve queda nas capitais brasileiras da quantidade de passageiros transportados nos Sistemas de Transporte Público de Passageiros.
Provas de Concursos Anteriores
Estimativa de Emissões de GEE
O ÁLCOOL COMBUSTÍVEL Susana Amaral Prestes Raquel Bolacel
Transporte Público Urbano
Sistema eléctrico nacional
Sistemas de Média Capacidade para Transporte Público de Passageiros
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Problemas ou Oportunidades?
9º ANO/ COC Prof. Ms. Lilian Orvatti
Mudanças Climáticas e MDL Superintendência de Planejamento e Pesquisa
André Oliveira.
SIMBRACS 2013 Otávio Cunha Presidente Executivo
Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes.
Verificação Metrológica de Cronotacógrafos
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
Por que os acidentes acontecem?
Os Temas da Microeconomia
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
PROGRAMA DE MOBILIDADE NÃO MOTORIZADA PARA O ESTADO DA BAHIA
III CISEV Congresso Iberoamericano de Seguridad Vial Seguridad vial para los motociclistas en São Paulo - Brasil Heloisa Helena de Mello Martins Junio.
Situação atual da classificação de cidades
GRUPO METROPOLITANA Mais de profissionais Cerca de 70 linhas
Aula 12 Dia – 08/11.
Potencial redução das emissões de GEE devido ao uso de Biodiesel de soja no transporte rodoviário Carlos Cerri CENA/USP Piracicaba • 14/04/2014.
Utilização eficiente de Grupos Geradores na Indústria
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
As Perspectivas do Sistema de Trens Urbanos de Maceió
TRÁFEGO E TRÂNSITO MODOS DE TRANSPORTE URBANO
Telework 2003 ESTRATÉGIA DA MOBILIDADE PAULISTANA Personal strategy to urban trips in São Paulo Rogerio Belda
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALFENA
TEMOS TODO GÁS.
ENEM 2004 AULA 04 PROFESSOR: CARLOS.
História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades
Área 5 Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Intermunicipal na Área 5 da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Modos de Transporte Urbano
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança Importância econômica Cidade como passagem e ponto de chegada.
Transcrição da apresentação:

TRANSPORTE URBANO NO BRASIL AULA 1 Rogerio Belda

O QUE É O TRANSPORTE PÚBLICO URBANO A ORGANIZAÇÃO DO TRANSPORTE URBANO PROBLEMAS DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS DO TRANSPORTE

CONCEITOS MOBILIDADE: INDICADOR DA CAPACIDADE DA PESSOA SE MOVER E O USO QUE FAZ DESSA CAPACIDADE [ Raia Jr. ] ACESSIBILIDADE INDICADOR DA FACILIDADE (OU DIFICULDADE) PARA ALCANÇAR DETERMINADO LUGAR [ Massa Goto ] Banco de Teses - USP

COMPONENTES DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO VEÍCULOS / MATERIAL CIRCULANTE ENERGIA DE PROPULSÃO / COMBUSTÍVEL PESSOAL OPERATIVO E ADMINISTRATIVO VIA / INFRAESTRUTURA USUÁRIOS / PASSAGEIROS SISTEMA DE CONTROLE E INFORMAÇÃO SISTEMA DE ARRECADAÇÃO DE TARIFAS

ENERGIA USADA EM TRANSPORTE GASOLINA / ALCOOL ÓLEO DIESEL ELETRICIDADE GÁS HIDROGÊNIO

QUIZZ Quem pode responder a esta pergunta? Somos a favor ou contra o efeito-estufa?

CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES DE POLUIÇÃO - RMSP RESULTADOS GERAIS CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES DE POLUIÇÃO - RMSP FONTE DE EMISSÃO POLUENTES (%) CO HC NOx SOx Mat. Part. VEÍCULOS a GASOLINA 59 27 16 22 10 VEÍCULOS a DIESEL 24 18 80 32 30 MOTOCICLETA E SIMILARES 15 9 < 1 1 < 1 INDUSTRIAS 2 3 4 45 10 EVAPORAÇÃO E RESSUSPENSÃO - - - 43 50 TOTAL 100 100 100 100 100 Fonte: CETESB - 2004

O TRANSPORTE E O AMBIENTE O TRANSPORTE MOTORIZADO É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NAS CIDADES OUTRAS FORMAS DE AGRESSÃO DO AMBIENTE PELO TRANSPORTE: RUÍDO, IMPERMEABILIZAÇÃO, ÓLEOS USADOS, CARCAÇAS DE PNEUS E DE VEÍCULOS MEDIDAS IMEDIATAS: MELHOR COMBUSTÍVEL, REGULAGEM DE MOTORES, TREINAMENTO DOS MOTORISTAS, MELHOR CIRCULAÇÃO MEDIDAS A LONGO PRAZO: COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS, APERFEIÇOAMENTO DOS MOTORES, ELETRIFICAÇÃO DOS TRANSPORTES COLETIVOS

SÃO PAULO EVOLUÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE 1,60 1,40 1,20 1,00 1,55 1,40 1,31 1,20 1,29 1,22 1,00 Mobilidade ( viag. Motorizadas / hab. ) 0,80 0,60 0,40 0,20 0,00 1977 1987 1997 2007

SÃO PAULO EVOLUÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DOS MODOS DE TRANSPORTE % 100 50 1900 1920 1940 1960 1970 1980 1990 2000 % ANO BONDE ÔNIBUS METRÔ E TREM AUTOMÓVEL

Rogerio Belda rbelda@terra.com.br A Pesquisa Origem Destino feita em São Paulo pela CET, CPTM, , EMTU, Metrô e SPTrans, em 2007, está disponível no site do Metrô Rogerio Belda rbelda@terra.com.br