Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente para um bom estudo e preparação para a avaliação.
Grupo 8 – A sociedade de consumo
- Primeiras comunidades Assegurar a sobrevivência e o conforto - Aumento da população Divisão de terras e aumento da produção agrícola Surgimento da propriedade e do excedente - sociedade de consumo a partir da produção em série, viabilizada com a revolução técnica na indústria, nos transportes e na comunicação, e do aparecimento da mão de obra assalariada. - Consequências Esse consumo desenfreado exige um fornecimento desmedido de matéria-prima e de recursos naturais
Grupo 9 – Maiorias e minorias
Conceito Caso consideremos a simples contagem numérica, concluiremos que o conceito de minoria está ligado à quantidade. No entanto, as sociedades humanas estão fracionadas em camadas sociais. As tradições que compõem essas sociedades, por vezes, ignoram os conceitos numéricos de maioria e minoria. Nesse caso, esses conceitos são definidos por fatores culturais, econômicos e políticos.
Grupo 10 – Pobreza
Desde que alguém, nos primórdios da humanidade, cercou um pedaço de terra e disse “isto é meu!”, teve início a desigualdade entre os indivíduos e surgiu uma sociedade baseada na propriedade privada. No século XVIII, os ideais do Iluminismo atingiram seu apogeu, provocando intensas ações de transformação política e social. Discussão retomada após a Revolução Industrial Se, por um lado, a questão da pobreza não é recente para a humanidade, por outro, vem sendo intensificada, deteriorando as relações entre os homens.
Grupo 11 – Violência
- A intenção que direciona uma ação de agressão e intimidação é considerada violência. - Nas primeiras organizações sociais, havia necessidade de zelar pelo bem comum contra a invasão de grupos estranhos. A partir do momento em que o homem se tornou definitivamente sedentário, a propriedade individual e a diferenciação social constituíram a organização dos grupos humanos, a violência passou a ser utilizada para preservar ou ampliar a propriedade privada, conservando a desigualdade social. - Aceleramento da violência com a Revolução Industrial e tecnológica.
A violência sempre existiu, mas hoje ela possui elementos do mundo contemporâneo que a estimulam e a tornam mais frequente em todos os aspectos da vida humana pela população que se tranca. Por ser tamanha sua incidência, hoje a violência é até banalizada.