AVALIAÇÃO EM COMUNICAÇÃO TEN VITOR Subdivisão de Relações Públicas Centro de Comunicação Social da Aeronáutica vitorvams@cecomsaer.aer.mil.br (61) 3966-9698
Vídeo 1 – Obrigado por fumar OBJETIVO Vídeo 1 – Obrigado por fumar
Distinguir conceitos da pesquisa aplicada à comunicação (Cn) OBJETIVO Distinguir conceitos da pesquisa aplicada à comunicação (Cn)
ROTEIRO Pesquisa, por quê? Conceitos de pesquisa Mensuração em comunicação
ROTEIRO Pesquisa, por quê? Conceitos de pesquisa Mensuração em comunicação
Quem já fez pesquisa?
PESQUISA, POR QUÊ? APARTAMENTO CARRO FACULDADE EMPREGO NAMORADA(O) VIAGEM
Instituição versus Indivíduo Público versus Privado PESQUISA, POR QUÊ? Instituição versus Indivíduo Público versus Privado Despesa versus Investimento
PESQUISA, POR QUÊ? Quanto mais informações sobre determinado assunto, maior será a possibilidade de tomar uma decisão acertada
O senso comum é traiçoeiro PESQUISA, POR QUÊ? Porém não apenas a quantidade... Qualidade da informação é fundamental O senso comum é traiçoeiro
PRECONCEITOS FALTA DE VISÃO ESTEREÓTIPOS PESQUISA, POR QUÊ? PRECONCEITOS “Soldado não gosta de ler jornal...” “Oficial superior não faz nada, só manda os seus subordinados fazerem...” “Hoje em dia todo mundo tem internet...” “Ninguém mais ouve rádio...” “O fantástico é mais importante do que o jornal local...” FALTA DE VISÃO ESTEREÓTIPOS
EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO A avaliação realizada habitualmente por cada um de nós está condicionada a inúmeros filtros – crenças, formação, vivência, ideologia EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO
EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO PESQUISA, POR QUÊ? Realidade contemporânea? Alteração do processo comunicativo Alteração da dinâmica das relações humanas Digitalização dos relacionamentos “Amplificação da voz” das pessoas Um cenário complexo de incertezas e alta mutabilidade EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO
Certeza versus dúvida PESQUISA, POR QUÊ? “O verdadeiro sábio é aquele que se coloca na posição de eterno aprendiz” Certeza versus dúvida Sempre questione e vislumbre possibilidades Tenha cuidado com afirmações categóricas
“É assim, porque sempre foi assim, PESQUISA, POR QUÊ? Incorporamos rotinas, metodologias, procedimentos e muitas vezes não sabemos os seus reais significados e tampouco os questionamos “É assim, porque sempre foi assim, e sempre será assim...”
Mas afinal, Pesquisa, por quê? Garante bom assessoramento à chefia (os números fortalecem os argumentos) Reduz incertezas Fundamenta a tomada de decisão Justifica ou assessora o investimento Profissionalismo Responsabilidade com o dinheiro público
ROTEIRO Pesquisa, por quê? Conceitos de pesquisa Mensuração em comunicação
Não existe uma “receita de bolo” CONCEITOS Não existe uma “receita de bolo” Cada atividade/ação de comunicação tem uma peculiaridade/necessidade Cada Organização Militar está inserida em um contexto e realidade diferente A pesquisa é ÚNICA e específica para cada situação
O QUE NÃO É MEDIDO, NÃO É GERENCIADO CONCEITOS O QUE NÃO É MEDIDO, NÃO É GERENCIADO Kaplan & Norton (1997) Pesquisa deve acontecer do início ao fim do planejamento de comunicação: Pesquisa (diagnóstico) – pesquisa documental, bibliográfica, institucional, etc Implantação – Com a função de controle, para correção de possíveis desvios Avaliação – Relatórios finais (fundamentais), para correção de falhas e aprimoramento em atividades futuras.
Pesquisa Quantitativa: Números CONCEITOS Pesquisa Quantitativa: Números Valoriza o resultado numérico Exemplos: Pesquisa eleitoral, censo, etc Pesquisa Qualitativa: Interpretações Valoriza o processo e não apenas o resultado Grupo focal, entrevista, etc
Vídeo 2 – Pesquisa qualitativa CONCEITOS Vídeo 2 – Pesquisa qualitativa
QUAL DEVO FAZER? Críticas às duas formas de pesquisa: CONCEITOS Qualitativa: Abre espaço para possíveis interpretações enviesadas pelos “filtros” pessoais dos analistas. Quantitativa: Pode basear-se apenas naquilo que se pode medir numericamente, dificultando análise de aspectos mais subjetivos. QUAL DEVO FAZER?
CCS-BR? Fichas críticas de aula – Quantitativa/Qualitativa CONCEITOS CCS-BR? Fichas críticas de aula – Quantitativa/Qualitativa Crítica de curso – Qualitativa
POPULAÇÃO VERSUS AMOSTRA CONCEITOS POPULAÇÃO VERSUS AMOSTRA População - conjunto dos elementos que se deseja estudar. Amostra - subconjunto representativo da população.
CENSO VERSUS AMOSTRAGEM CONCEITOS CENSO VERSUS AMOSTRAGEM CENSO – Estudo através do exame de TODOS os elementos da população. AMOSTRAGEM – Estudo por meio do exame de uma amostra.
RELATIVIZAR DE ACORDO COM A FINALIDADE E A APLICABILIDADE CONCEITOS Censo ou amostragem, qual escolher? Censo: maior confiabilidade nos resultados Normalmente realizado em população pequena Amostragem: economia, mais ágil Normalmente realizada em populações grandes Ex: Pesquisa eleitoral RELATIVIZAR DE ACORDO COM A FINALIDADE E A APLICABILIDADE
CCS-BR? 41 temas CONCEITOS Recursos disponíveis (computador c/ net)? Tempo disponível? Importunação Precisão desnecessária na pontuação (o objetivo é apontar as principais falhas e virtudes)
Como selecionar a amostra? CONCEITOS Como selecionar a amostra? Localidade Idade Sexo Função Outros fatores específicos da pesquisa
CONCEITOS
CONCEITOS
CONCEITOS
CONCEITOS
CONCEITOS Vídeo 3 – Pesquisa de opinião
Como selecionar a amostra? CONCEITOS Como selecionar a amostra? Amostragem probabilística: todos os elementos da população tem uma possibilidade conhecida de integrar a amostra Não-probabilística
Como selecionar a amostra? CONCEITOS Como selecionar a amostra? Amostragem probabilística: Aleatória simples – Sorteio – CCS-BR Estratificada – Ex: círculos hierárquicos Por conglomerado – Ex: COMAR Sistemática – Ex: A cada 5 carros que passarem na guarita, fiscalizar o porta-malas de 1.
NÃO É 10%, OU 20%, OU QUALQUER OUTRO CHUTE!!! CONCEITOS Como calcular o tamanho da amostra? População finita ou infinita? Proporção ou média? Técnica de amostragem? Grau de confiabilidade? Margem de erro? Variância das respostas? NÃO É 10%, OU 20%, OU QUALQUER OUTRO CHUTE!!! PEÇA AJUDA A UM ESTATÍSTICO
Evitar uso de adjetivos Faça uma aplicação teste (grupo reduzido) CONCEITOS QUESTIONÁRIO Simples Claro Objetivo Imparcialidade Evitar uso de adjetivos Faça uma aplicação teste (grupo reduzido)
Nenhuma metodologia é perfeita CONCEITOS Nenhuma metodologia é perfeita QUESTIONÁRIO Perguntas fechadas Não X Sim Não concordo X não concordo nem discordo X Concordo Escala 1 a 5 ou de 1 a 7 Existe a opção mais adequada para cada realidade
Dificuldade para tabular CONCEITOS QUESTIONÁRIO Perguntas abertas Liberdade para expressar as opiniões Dificuldade para tabular
Numerar questionários Numerar as perguntas CONCEITOS Tabulação Numerar questionários Numerar as perguntas Questionário 1 1.----------------- R :- 7 2. ----------------- R :- 5 3. ----------------- R:- 6 4. ----------------- R:- 5 5. ----------------- R:- 7 Questionário 2 1.----------------- R :- 5 2. ----------------- 3. ----------------- R:- 7 4. ----------------- R:- 5 5. ----------------- R:- 6 PERG 1 PERG 2 PERG 3 PERG 4 PERG 5 QUEST 1 7 5 6 QUEST 2
Tabulação Perguntas abertas: CONCEITOS Criação de subgrupos com os temas que mais se repetem. Exemplo no CCS: O que você sugere para melhorar o CCS-BR? Aumento dos dias do curso Aumentar a grade Fazer o curso de 1 mês AMPLIAR O CCS
ROTEIRO Pesquisa, por quê? Conceitos de pesquisa Mensuração em comunicação
MENSURAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Avaliação em Comunicação Organizacional Gilceana Soares Moreira Galerani (2006) - EMBRAPA
MENSURAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Espaço ocupado em veículos pagos Categoria Valor – avaliação com o propósito de estabelecer um valor econômico para os efeitos de comunicação e, assim, verificar o custo versus benefício de suas ações. Espaço ocupado em veículos pagos Ex:Centimetragem
MENSURAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Categoria Produção – avaliação com propósito de demonstrar o esforço da equipe de comunicação por meio do registro do número e da qualidade de produtos e da audiência de eventos e atividades de comunicação organizacional desenvolvidas. Ex: Pesquisa NOTAER
MENSURAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Categoria Retenção – avaliação com propósito de verificar compreensão, impressões e retenção da mensagem enviada pela comunicação organizacional aos públicos estratégicos. A mensagem foi compreendida pela audiência?
MENSURAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Categoria Comportamento – avaliação com o propósito de verificar efeitos das atividades de comunicação organizacional, como mudanças de comportamento e atitude nos públicos estratégicos.
MENSURAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Categoria Relacionamento – avaliação realizada com propósito de mensurar a qualidade dos relacionamentos e relacioná-la à eficácia da comunicação no atendimento das expectativas da organização e dos públicos estratégicos. Ex: Pesquisa de clima organizacional (satisfação, confiança, comprometimento, participação, integração das áreas, etc)
MENSURAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E na FAB?
MENSURAÇÃO EM COMUNICAÇÃO INDICADOR DE PRODUTIVIDADE Permitirá quantificar o volume de projetos e atividades realizadas tomando-se como base as atividades permanentes de maior demanda (relações públicas, assessoria de imprensa e produção e divulgação). INDICADOR DE ASSERTIVIDADE Permitirá qualificar os projetos e atividades realizadas, considerando o grau de contribuição para o cumprimento dos objetivos constantes do Plano Setorial do CECOMSAER e da Política de Comunicação Social da Aeronáutica. INDICADOR DE COMPROMETIMENTO Permitirá avaliar o cumprimento de prazos, com relação aos programas de trabalho e à participação nos eventos propostos pelo CECOMSAER, bem como à rotatividade do efetivo da comunicação social. Nível Básico
MENSURAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
ROTEIRO Pesquisa, por quê? Conceitos de pesquisa Mensuração em comunicação
Distinguir conceitos da pesquisa aplicada à comunicação (Cp) OBJETIVO Distinguir conceitos da pesquisa aplicada à comunicação (Cp)
Hubbard (2009) – Como mensurar qualquer coisa “Se alguma coisa pode ser observada de alguma maneira, ela se presta a algum método de mensuração” Hubbard (2009) – Como mensurar qualquer coisa
AVALIAÇÃO EM COMUNICAÇÃO TEN VITOR Subdivisão de Relações Públicas Centro de Comunicação Social da Aeronáutica vitorvams@cecomsaer.aer.mil.br (61) 3966-9698