Relacionamentos no padrão de Cristo Texto bíblico: Filemom

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Relacionamentos no padrão de Cristo Texto bíblico: Filemom 1.1-25 As Cartas Apostólicas Estudo 13 “Paz da parte de Deus” Relacionamentos no padrão de Cristo Texto bíblico: Filemom 1.1-25 Texto áureo – Filemom 1.3 “Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”

Introdução I Estamos chegando ao final do trimestre, com um dos últimos escritos de Paulo. A Carta a Filemom foi mui provavelmente escrita no primeiro aprisionamento de Paulo em Roma por ordem de César, pelos anos 60 a 62 d.C. É a única carta pessoal do apóstolo embora seja vista por muitos como pastoral também.

Foi escrita pela coincidência divina de ter Paulo se defrontado na prisão em Roma com um escravo fugitivo da cidade de Colossos, e que salvo pela pregação do apóstolo na prisão (At 28.30,31), veio a identificar-se como foragido da casa de Filemom, um amigo de Paulo, precursor do Evangelho em Colossos e Laodicéia, juntamente com Epafras. Introdução II

Introdução III Filemom seria um nobre com posses na cidade de Colossos. Convertido ao Evangelho vai tornar-se um baluarte na causa da pregação de Cristo, fazendo de sua casa “uma igreja”, e de sua esposa e filho, auxiliares especiais no ministério. Arquipo, seu filho, seria para alguns comentaristas o pastor da igreja. O fato de ter escravos, demonstra que era homem de recursos na época.

É a única carta em que Paulo aborda um assunto pessoal ou particular. A importância de Onésimo surge exatamente por isto. Por que um simples escravo, e pior de tudo, fugitivo, vai se tornar razão de ser para um dos escritos do escritor mor do Evangelho no Novo Testamento? Observem que o apóstolo chega mesmo a abordar a sua idade e doença, talvez, intitulando-se ao amigo como Paulo “o velho”. Introdução IV

A carta se torna importante para os comentaristas bíblicos por ser a única vez nos escritos neotestamentários em que um problema de ordem social marcantemente presente na vida em sociedade da época é abordado sob o prisma evangélico e cristão. A transformação de um “servo” em “irmão” é algo revolucionário para os tempos do século I da Era Cristã. Introdução V

1. Uma saudação afetuosa que expressa o reconhecimento do apóstolo ao trabalho feito por Filemom, o destinatário da carta (Fl 1.1-3): 1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso companheiro de trabalho, 2 e à nossa irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa: 3 Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. O apóstolo Paulo escreveu 13 cartas, formando a espinha dorsal do cristianismo nascente.

... ou na casa de seus amigos... 2. Paulo destaca em Filemom os três argumentos básicos para a confirmação da verdadeira vida cristã: Amor, Fé e Obras (Fl 1.4-6) Paulo na prisão... 4 Sempre dou graças ao meu Deus, lembrando-me de ti nas minhas orações, 5 ao ouvir falar do amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos; 6 para que a comunicação da tua fé se torne eficaz (as obras), no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo.   ... ou na casa de seus amigos... ... demonstrava com sua vida a presença desses três atributos do cristão.

o revigorar dos espíritos 3. Filemom exercia com a sua vida uma das maiores atribuições dadas ao crente, pela instrumentalidade do Santo Espírito de Deus: o revigorar dos espíritos daqueles que estão cansados e oprimidos (Fl 1.7): Filemom com sua atitude e palavra levantava o ânimo do que estava abatido e fraco. Filemom sabia como tratar com as pessoas de forma a revigorá-las e animá-las. 7 Pois tive grande gozo e consolação no teu amor, porque por ti, irmão, os corações dos santos têm sido reanimados.

10 sim, rogo-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; 4. Filemom vai tratar de um assunto delicadíssimo na época: a escravidão era um sistema que conferia ao Império muitas vantagens: O cidadão que quisesse libertar o seu escravo teria que arcar com injunções da “lex romana” para alforriá-lo devidamente.  8 Pelo que, embora tenha em Cristo plena liberdade para te mandar o que convém, 9 todavia prefiro rogar-te por esse teu amor, sendo eu como sou, Paulo o velho, e agora até prisioneiro de Cristo Jesus, 10 sim, rogo-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; 11 o qual outrora te foi inútil, mas agora a ti e a mim é muito útil; 12 eu to torno a enviar, a ele que é o meu próprio coração.  

Alguns escravos com inteligência e trabalho conseguiam a alforria. 5. O senso ético do apóstolo enviando o escravo fugitivo de volta para o seu “dono e senhor” (Fl 1.13-16): 13 Eu bem quisera retê-lo comigo, para que em teu lugar me servisse nas prisões do evangelho; 14 mas sem o teu consentimento nada quis fazer, para que o teu benefício não fosse como por força, mas, sim, espontâneo. 15 Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o recobrasses para sempre, 16 não já como escravo, antes mais do que escravo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, tanto na carne como também no Senhor.  Já o escravo fugitivo dificilmente a conseguiria. Com a fuga ele se tornava passível da condenação à morte segundo a Lei, pois o seu senhor era dono de sua vida.

17 Assim pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. 18 E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, lança-o minha conta. 19 Eu, Paulo, de meu próprio punho o escrevo, eu o pagarei, para não te dizer que ainda a ti mesmo a mim te deves. 20 Sim, irmão, eu quisera regozijar-me de ti no Senhor; reanima o meu coração em Cristo. 21 Escrevo-te confiado na tua obediência, sabendo que farás ainda mais do que peço. 6. Por causa disto o apóstolo vai ser muito objetivo em seu apelo a Filemom (Fl 1.17-21): Como ele está quebrando as regras sociais de uma época ele o faz com um apelo pessoal e emocional muito forte

O Evangelho trouxe para o ser humano a libertação 7. A recomendação apostólica ao final é como sempre uma expressão de um relacionamento positivo e eficaz (Fl 1.22-25): O Evangelho trouxe para o ser humano a libertação social e moral, mas... 22 E ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que pelas vossas orações hei de ser concedido. 23 Saúda-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus, 24 assim como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. 25 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito principalmente a liberdade espiritual, livrando-o da escravidão do pecado

4. Que o Senhor nos abençoe e prepare para as novas jornadas. Conclusões 1.Que lições você tirou para a sua vida da leitura e meditação nessas seis últimas cartas do apóstolo Paulo? 2.Por que todo esse trabalho que tivemos só terá sido proveitoso se realmente conseguimos crescer espiritualmente. 3. Você adotará para o seu viver algum novo tipo de procedimento em função do que estudou aqui? 4. Que o Senhor nos abençoe e prepare para as novas jornadas.