História das mulheres nas religiões

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
Advertisements

CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
“E [Deus] nos revelou o mistério de Sua vontade, de acordo com Seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todos.
Baseado no livro “Revolução da Igreja” – Russell Burrill
História Política de Roma
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
Historia Geral Periodização da História
Serão os valores morais universais?
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
FILOSOFIA.
Arte Paleocristã.
Trabalho Elaborado por:
Mitologia Egípcia Cosmogonia Prof. Fábio Mesquita / Filosofia
A Religião Romana.
Cerimonial e Protocolo
Prof. Everton da Silva Correa
O RENASCIMENTO (SÉCULO XVI).
Grécia - Cultura e Sociedade.
Dia Internacional da Mulher
DISCIPULANDO OS COMUNS
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
Santa Mãe de Deus.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
O Apostolado de Maria.
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
Homenagem às Mães Rolagem automática Ligue o som.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
O mover de Deus no universo
Cotidiano dos Egípcios
Colégio Da Polícia Militar Trabalho Apresentado ao professor Arthur e Ailton na Disciplina de Historia e Geografia. Trabalho Apresentado ao professor Arthur.
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
As indiscutíveis marcas dos cristãos
Permanecer na Consagração de Vida
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Cidade-Estado: Atenas
RENASCIMENTO CULTURAL
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Professor Edley A partir de 359 a.C., o rei macedônio Filipe II, aproveitando-se do enfraquecimento das pólis em razão dos.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
SimplesmenteM ulher. Mulher Pessoa do sexo feminino, com um jeito diferente e especial de ser, com características específicas dela: sensível, sedutora,
Douglas Fernando Blanco
Lição da Escola Sabatina
Pr. Hérisson Gonçalves Mensagem.
Grécia - Cultura.
Prof. Ricardo Filosofia
Solenidade da Santíssima trindade
História da Antiguidade Clássica e Roma
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Capítulo 78 “Se alguma pessoa no mundo necessita da força e do encorajamento que a religião dá, são os responsáveis pela educação e ensino das crianças.
LEITURA: LEITURA: GÁLATAS POR QUÊ NÃO DEPOIS? HOJE, NUM MUNDO TECNOLÓGICO DE ALTA INFORMAÇÃO POR QUÊ NÃO ANTES ? NO TEMPO DE ADÃOOU DOS PATRIARCAS.
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
Do Mito à Filosofia.
ATENAS.
Grécia Antiga Mitologia.
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
DESENVOLVIMENTO DO EU O mais importante: Aparência e Popularidade Aparência e Popularidade Conceito de si mesma. Conceito de si mesma.
Terras sagradas do Nilo do Raio Egipciano… “Toda a Luz vem do Leste, toda a Iniciação do Egipto”. Cagliostro Clica só nestes pontos verdes.
C olégio do A mor de D eus Educação Moral e Religiosa Católica UL 2 a universalidade do FENÓMENO RELIGIOSO.
Linha do Tempo Idade Antiga: de 4000 a.C à 476 d.C.
A grupamento de E scolas de A brigada EMRC Educação Moral e Religiosa Católica A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO.
Grécia: período clássico e período helenístico
A Pólis grega era uma cidade com leis próprias, costumes próprios e governos próprios, completamente autónoma em relação às outras. O traço comum entre.
Religião na Antiga Grécia
Transcrição da apresentação:

História das mulheres nas religiões

História das mulheres nas religiões Na Grécia antiga a maior das divindades era a Terra (Deusa Gaia), deusa da fecundidade, criadora de tudo. Acima do deus Zeus (todo- poderoso) havia o poder do qual ele era impotente – esse poder era feminino – Moira- deusa da sorte.

História das mulheres nas religiões Na Antiguidade grego-latina existia o culto a Mãe Universal (Deusa Deméter).

História das mulheres nas religiões Na mesma proporção que os mistérios passaram a ser racionalizados, as mulheres foram perdendo sua semelhança com o sagrado, as religiões foram descaracterizando o aspecto deusa e construindo um deus masculino, e começaram os registros da história ocidental.

História das mulheres nas religiões E em toda a Grécia o papel da mulher (na aristocracia) era restrito à procriação, sem valorização familiar ou amorosa. Seu papel maternal deveria ser cumprido até que o filho cumprisse a idade de 7 anos quando então a criança lhe era retirada.

História das mulheres nas religiões A única exceção do papel da mulher na sociedade grega se dava no Pitagorismo. Na escola filosófica e confraria religiosa pitagórica a mulher detinha os mesmos direitos dos homens, seja para a educação, para a iniciação, para ministrar aulas ou cultos.

História das mulheres nas religiões Os órfico-pitagóricos formavam uma confraria religiosa consagrada ao culto das Musas (deusas da cultura). Os membros da aristocracia grega, que não puderam ingressar na irmandade, não se conformavam com o fato de que mulheres foram aceitas enquanto eles foram rejeitados. O critério de seleção era o caráter e não a posição social. A opção pela igualdade causou a perseguição e morte dos principais líderes do pitagorismo, dentre eles, Pitágoras.

História das mulheres nas religiões A mulher no contexto do Império Romano não era diferente da que fora a mulher grega, embora seu papel familiar tivesse um pouco mais de valor e as aristocratas pudessem ter mais acesso ao conhecimento. As deusas eram presentes e cultuadas, mas sua associação ao feminino parece ter sido esquecida.