A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
A ATMOSFERA.
TEMPO E CLIMA.
A Terra e o sistema solar
Atmosfera.
Atmosfera e climatologia
Aquecimento global Aula n.º5 (90 minutos).
Atmosfera.
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
ATMOSFERA Capítulo 7 – da página 114 a página130
Sistemas Terrestres.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
AULA 01 – ESTRUTURA DA ATMOSFERA
AULA 01 – ASPECTOS GERAIS DA ATMOSFERA
1.1- Problemas ambientais Disciplina: Geografia Professora: Taís
Existe mesmo o tal “buraco” na camada de ozônio?
Atmosfera e suas camadas
O AR A Terra nasceu da colisão pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se juntaram gradualmente. À.
Camada de ar que envolve a Terra
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
CLIMATOLOGIA.
A atmosfera.
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
AULA 01 – ESTRUTURA DA ATMOSFERA
TEMA: Mudança Global O que vais aprender:
Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)
A camada de ozônio é uma “capa” formada pela concentração do gás Ozônio (O3) na atmosfera terrestre.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Atmosfera terrestre Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I
E a sua importância para os seres vivos
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Atmosfera terrestre.
Apresentação de : Ana Nogal Mónica Pereira Andreia Moura
Ar e ciência Pág: 106.
A ESTRUTURA VERTICAL DA ATMOSFERA e COMPOSIÇÃO
Dinâmica da Atmosfera.
EFEITO ESTUFA OU CAMADA DE OZÔNIO
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA REGIÕES DA ATMOSFERA.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
ATMOSFERA Camada de ar que envolve a Terra; FUNÇÃO
A VIDA NA TERRA CONDIÇÕES: Temperatura adequada; Água líquida;
Química Ambiental Cap.18 Alison H. El Khouri Bessa – 15895
PROVA BIMESTRAL 1°BIM. 6º Ano A e B
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
ATMOSFERA Neste curso, estuda-se a Meteorologia Física, que estuda os fenômenos atmosféricos relacionados diretamente com a Física e a Química como,
Atmosfera Profa. Renata Medici.
RADIAÇÃO SOLAR Representação do espectro eletromagnético
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Camadas da Atmosfera e Dinâmica dos Ventos
Revisão Prova Bimestral 6º Ano (1º Bimestre) ATMOSFERA
Química Ambiental Atmosférica
Atmosfera: Temperatura, pressão e densidade em função da altitude
Atmosfera e suas camadas
ATMOSFERA Quais as características da atmosfera e de suas camadas?
Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície.
A poluição atmosférica
Fatores de influência climática
Sistema climático global
Poluição atmosférica.
Atmosfera.
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
EFEITO ESTUFA.
Atmosfera: o ar que nos rodeia
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre, que nem sempre apresentou a mesma composição química.

Antes a atmosfera era constituída por: Hidrogênio Metano Amônia Vapor d’ água Atualmente a atmosfera é constituída por: 78% de Nitrogênio 21% de Oxigênio 1% de Dióxido de Carbono(Gás carbônico), Vapor de Água, Metano, Gases nobres (Hélio, Neônio, Argônio, Criptônio, Xenônio e Radônio)

Composição do ar na Troposfera

Importância da Atmosfera Filtra e absorve a radiação nociva Protege a Terra dos corpos celestes Controla a temperatura (equilíbrio térmico) Fonte de vida

Estrutura vertical da Atmosfera

Estrutura vertical da Atmosfera Troposfera Estratosfera Mesosfera Termosfera (ionosfera) Exosfera

Características da Troposfera Onde se processam todo o tipo de fenômenos meteorológicos. A temperatura diminui com a altitude, cerca de 0,6ºC por 100m. Contém gases, vapor de água e poeiras. Tem uma espessura de cerca 12 km no Equador e 6 km nos Polos. concentra cerca 80% do ar.

Características da Estratosfera Estende-se desde o limite da troposfera até cerca dos 50 km de altitude. Nesta camada, a temperatura mantem-se constante até cerca dos 25 km, subindo depois com a altitude. Este fato deve-se à existência do ozônio, gás que absorve uma parte importante da radiação ultravioleta (solar) que penetra na atmosfera (protegendo a Terra destes raios nocivos), e aí provoca um aumento da temperatura. Utilizada por aviões a jato que percorrem grandes distâncias, pois quase não há turbulência. O ar é muito seco.

Características da Mesosfera Caracteriza-se pela descida da temperatura (80ºC negativos). É uma camada com temperaturas muito baixas . Camada situada perto da região central da atmosfera. Ocorre a queima dos meteoros, que são fenômenos atmosféricos, as chamadas estrelas cadentes.

Características da Termosfera É constituída por uma camada que se estende até cerca de 500km a 600km de altitude. A temperatura aumenta com a altitude, atingindo 200ºC. O nome ionosfera deve-se ao fato dos gases que a constituem, serem muito rarefeitos( pouco ar) , apresentando as moléculas sob forma de partículas eletrizadas, ou seja ,íons. Reflete as ondas de rádio. Local onde ocorrem as auroras boreal e austral. Local onde estão posicionados os satélites artificiais de órbita baixa.

Características da Exosfera A camada que está para além da ionosfera e é a parte mais externa da atmosfera. É uma camada que faz ligação entre a atmosfera e entre o espaço interplanetário. Nesta camada, o hidrogênio predomina embora o ar seja bastante rarefeito. Local onde os satélites artificiais considerados de órbitas altas são encontrados.

Os Perigos que assolam a Atmosfera EFEITO ESTUFA DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO AQUECIMENTO GLOBAL CHUVAS ÁCIDAS

Efeito estufa

Efeito Estufa O efeito estufa pode ser dito como a principal função da atmosfera para haver qualquer tipo de vida que se conhece em nosso planeta. O efeito estufa é o nome dado à capacidade que a atmosfera tem de manter a temperatura estável em nosso planeta. Sem este efeito as temperaturas teriam amplitudes térmicas enormes e assim, não haveria o desenvolvimento de qualquer tipo de vida em nosso planeta. O efeito estufa é muito importante, embora a sociedade confunda efeito estufa com o aquecimento global, que é um fenômeno que ocorre com o aumento contínuo e a longo prazo da temperatura atmosférica mundial.

Estufas Agrícolas 02

Estufa (Parte externa) As estufas são construídas com estruturas de madeira ou metálicas e revestidas por plástico ou vidro. Criação de ambiente mais agradável para trabalhar. Proteção a danos causados pela ação direta dos raios solares.

Vamos ampliar e prestar a atenção em uma das Ao ser aquecida por esta radiação, a superfície terrestre passa a emitir energia em forma de calor que é refletida de volta para o espaço. Uma parte desta energia, por causa dos gases da própria estratosfera, é refletida de volta para a superfície mantendo uma temperatura estável! 70% dos raios solares lançados na Terra são absorvidos pela Atmosfera e chegam a superfície de nosso planeta. Vamos ampliar e prestar a atenção em uma das Camadas da Atmosfera. Estratosfera

A parte Ruim do “Efeito Estufa” é realizada pela ação do homem! Como?

A parte Ruim do “Efeito Estufa” é realizada pela ação do homem! Como?

Temos, então, o famoso “Aquecimento Global”. A camada de Gás Carbônico fica mais grossa em torno da Terra retendo mais calor e aumentando o “Efeito Estufa”. Temos, então, o famoso “Aquecimento Global”.

Aquecimento global

“O que o homem planta, o homem colhe!” Consequências do Aquecimento Global

CAMADA DE OZÔNIO É na estratosfera que concentra-se um gás, que embora seja nocivo na superfície terrestre, mas que na posição em que se encontra filtra os raios nocivos do sol. Estamos falando do Ozônio.

Mas, o que é a Camada de Ozônio? A camada de ozônio é um filtro de proteção para o planeta Terra. Ela protege a superfície terrestre dos raios ultravioletas, que são nocivos à saúde humana e podem até causar câncer de pele. Essa camada vêm sendo destruída. Também pode ocorrer mudanças no metabolismo das plantas. Infelizmente, o ser humano vem destruindo essa camada. Já existe um imenso buraco nessa camada, que concentra-se principalmente nas regiões polares. Veja as imagens a seguir:

Mas, de que maneira essa camada vem sendo destruída? São várias as causas, algumas naturais, porém a principal causa é a ação do ser humano. No caso da atuação do ser humano, a destruição da camada de ozônio acontece, principalmente, pela liberação em excesso de um gás chamado CFC (clorofluorcarbono). O CFC destrói o ozônio, e é liberado pelas latinhas de spray aerossol (de desodorantes e inseticidas, por exemplo), geladeiras, aparelhos de ar condicionado e extintores de incêndio.