Professor: Fabrizio Leandro Fonsêca Fiscina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fonte: Comstock/Royalty Free
Advertisements

Inovação e difusão tecnológica
Matemática para todos Educação Básica
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
KID VINIL - Zeca Baleiro
AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO
O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Interação Homem-Máquina
Aprender ao Longo da Vida
Comportamentos predadores no ambiente de trabalho
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Por quê o computador na educação?
Informática na Educação
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Plano de Negócio Elber Sales.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
EFA – Sociedade Tecnologia e Ciência Núcleo Gerador 5: TIC DR: 1 e 2
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Bibliotecários na Sociedade da Informação:
Bibliotecários... Até quando?
O Uso Pedagógico do Blog
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
O IMPACTO DA INFORMAÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE NO JOVEM UNIVERSITÁRIO Ingrid Rainier Lacerda Barbosa Pesquisa de Mercado.
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
Sociologia e trabalho na atualidade
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
Para uma visão marxista das relações internacionais
Seminário de Produção Científica em Educação: Pesquisa e Socialização.
Sociedade de Massa Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga.
Testes de Software AULA 02 Eduardo Silvestri
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
Estruturas Organizacionais
PEDAGOGIA EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO MARKETING PESSOAL EMPREGABILIDADE 7º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO AULA 17.
Carlise Inês Kronbauer
Gabriel Bastos Machado
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA
Professor Douglas Pereira da Silva
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Era digital e mudanças sociais
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
Gestão da Tecnologia da Informação Profª MSc. Lucinéia Maia.
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
O MUNDO DO TRABALHO. Características do Trabalho  Formal x Informal  Complexo X Simples  Braçal X Intelectual  Bem remunerado X Mal remunerado  Salário.
Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
O computador como Meio e como Fim...
PUCC 1 Agenda TECNOLOGIA. PUCC 2 Tecnologia Tecnologia: conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Softwares Educacionais E a sua importância nas escolas.
Sociologia das Organizações
Estruturas Organizacionais Tradicionais Funcional Divisional/Projetos Geográfica Matricial Prof.: Wesley Vieira Borges.
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

Professor: Fabrizio Leandro Fonsêca Fiscina Tecnofobia Professor: Fabrizio Leandro Fonsêca Fiscina

Conceito Tecnofobia: é o medo da tecnologia moderna, se manifesta de formas diferentes, pode começar com o excesso de informação por ser rápido e fácil se manter atualizado.

Perfil do Tecnófabo O tecnofóbico sente medo de usar um simples telefone celular ou até mesmo um computador. Essas pessoas sentem medo de mexer no teclado e eventualmente provocar algum dano irreversível. Aparentemente não compreendem o que está aparecendo na tela, e não conseguem, ou mesmo não querem, aprender a utilizar um programa simples.

Adeptos à Tecnofobia Seus defensores possuem realmente uma aversão incontrolável a evolução tecnológica que chega até mesmo ao ponto de considerar o desenvolvimento tecnológico a fonte de diversos problemas sociais na contemporaneidade. Tem postura muitas vezes radical, se perdem na irracionalidade, principalmente porque não há como frear as inovações da técnica e da tecnologia.

Diferença entre Tecnófobos e Tecnófilos Tecnófilos: acreditam que os recursos da técnica e da tecnologia são os principais deflagradores do avanço da humanidade. Dizem, por exemplo, que o ciberespaço é uma nova e a melhor forma de comunicação e distribuição do conhecimento. Tecnófobos: enxergam os diversos aspectos contraproducentes da técnica e da tecnologia e enfatizam principalmente a passividade do homem diante da tecnologia, ou seja, uma ausência de visão crítica frente aos impactos agregados do seu uso.

Implicações Sociais da Tecnofobia Tecnofobia ou dificuldade em adequar-se às novas tecnologias, tem atingido negativamente vários programas educacionais. As dificuldades de implementação de tecnologia educacional tem decorrência da tecnofobia. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos têm demonstrado que grande parte das dificuldades de implementação de computadores em escolas públicas deve-se à resistência de professores na utilização de novas tecnologias.

Implicações Psicológicas É um distúrbio ou tipo de dificuldade que deve ser objeto de maiores estudos, pois provoca sofrimento e sentimentos de incapacidade em quem o experimenta, uma vez que hoje em dia é praticamente impossível deixar de conviver com os computadores e outros produtos inteligentes, que incluem processadores em seus circuitos.

Gráfico relacionado ao sentimento dos tecnófobos

Mercado de trabalho para os Tecnófobos As pessoas que se enquadram na classificação de tecnófobos colocam como alternativa o retorno aos modos de vida “humanizados”, de consumo, convivência e produção, anteriores àqueles vividos no capitalismo industrial. Assim, os tecnófobos partem da premissa de que esse desenvolvimento, alicerçado pela racionalidade econômica capitalista é inexorável e imutável, restando como alternativa o retorno à natureza, às artes, ao convívio comunitário e às antigas técnicas de produção de bens e serviços, como contraponto ao industrialismo.

Quantidade de pessoas que se adaptam a tecnologia