Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”

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Transcrição da apresentação:

Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”

Roteiro Turismo Pedagógico Mosaico de atrativos 1. Identidade do Produto: Mosaico de atrativos (cardápio de atrativos e conteúdos) 2. Município (s) envolvido (s): Ilhabela, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. 3. Vocações/ aptidões principais do produto (natureza preservada/ paisagens/ flora e fauna, cultura autentica, hospedagem com características diferenciadas e especiais, gastronomia típica e/ou qualidade): Atrativos de acordo com a necessidade pedagógica.

Roteiro Turismo Pedagógico 4. Segmento (s) atendido (s) (ecoturismo/ pedagógico/ cultural/ náutico/ luxo...): Turismo Pedagógico 5. Características, necessidades, preferências e expectativas dos segmentos envolvidos: operador montará de acordo com a necessidade. 6. Atrativos ícones < naturais/ histórico-culturais / manifestações - usos tradicionais e populares / realizações técnico-científicas/ acontecimentos programados > (descrição): de acordo com a necessidade pedagógica.

Roteiro Turismo Pedagógico 7. Atrativos secundários (descrição) 8. Diferencial e valores dos atrativos (unicidade): aproximadamente R$200,00/dia. Atividades realizadas nos atrativos Interpretação (Interpretar é o processo de adicionar valor à experiência de um lugar, por meio de informações e representações que realçam a história e as características culturais e ambientais): rodas de conversa e trilhas. b. Experiência desejada (que experiências queremos que o turista tenha – objetivas e subjetivas): conhecimento; mudança.

Roteiro Turismo Pedagógico 10. Equipamentos e serviços utilizados a. Hospedagem; b. Alimentação; c. Guias / operadores locais / monitores; d. Entretenimento / animação; e. Agenciamento; f. Centro de informações; g. ...

Roteiro Turismo Pedagógico 11. Gestão do produto – arranjos institucionais (quais são as pessoas envolvidas, e de que forma): agência, operadora, moradores tradicionais, profissionais. 12. Infraestrutura necessária (transporte, sinalização, saúde, segurança...) a. Acesso até o destino e no destino b. Meios de transporte até o destino e no destino

Roteiro Turismo Pedagógico 13. Operacionalização do produto: a. Periodicidade: baixa temporada – durante semana. b. Tipo de viagem (organizada, livre-itinerário...), necessidade de grupos (número mínimo / máximo): organizada c. Organização em roteiro? temático/ espacial (descrição): temático de acordo com o foco de estudo.

Roteiro Turismo Pedagógico d. Nível de dificuldade (alto/ elevado/ médio/ fácil): médio/fácil; e. Necessidade de reserva antecipada? Sim; f. Segurança; Condição física e de saúde dos turistas Condições meteorológicas e geográficas do destino Transporte de emergência de pessoas Existência de animais peçonhentos

Roteiro Turismo Pedagógico Existência de serviços de resgate na região Treinamento em primeiros socorros para os guias/ monitores Kits de Primeiros Socorros – OS Riscos das atividades realizadas Prévio conhecimento dos serviços de emergência disponíveis

Roteiro Turismo Pedagógico Localização dos hospitais mais próximos e plantão das farmácias Comunicação: telefone e rádio Equipamentos de segurança Manutenção de veículos e equipamentos g. Idade mínima: acima de 13 anos (7º ano EF)

Recomendações: - formatar de um a dois roteiros de turismo pedagógico por tema (cultura caiçara / ecossistemas/ desenvolvimento sustentável) - realizar pesquisa e/ou levantamento de dados sobre segmento - montar rede de serviços com comunidade local - eleger municípios chaves para hospedagem - definir regras de segurança