A EXISTÊNCIA DE DEUS E O PROBLEMA DO MAL

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Transcrição da apresentação:

A EXISTÊNCIA DE DEUS E O PROBLEMA DO MAL QUESTÕES DE TEODICEIA A EXISTÊNCIA DE DEUS E O PROBLEMA DO MAL

SWINBURNE “Um mundo no qual os agentes [apenas] se podem beneficiar mutuamente, mas não prejudicar-se, é um mundo no qual só têm uma responsabilidade muito limitada uns pelos outros. Se a minha responsabilidade por si se limitar à questão de saber se lhe darei ou não uma máquina de filmar e não lhe puder causar dor, tolher o seu desenvolvimento ou limitar a sua formação, não terei uma grande responsabilidade relativamente a si.” Is There a God? 99

1º contra-argumento “Se Deus não quisesse que Estaline chacinasse milhões de pessoas, não deveria ter criado a natureza que acabou por dar origem aos modelos de decisão de uma tal pessoa” Think, 175

2º contra-argumento “Não é pura e simplesmente verdade que todos ou mesmo muitos dos males que afectam os seres humanos sejam de algum modo provocados pelas decisões humanas. Devem-se a doenças, dores, carências e acidentes. Afectam os animais, assim como os seres humanos, e isso já era assim muito antes de existirem seres humanos.” Think, 175

MAL NATURAL “Os males naturais incluem quer o sofrimento físico quer mental, tanto de animais como de seres humanos, assim como o rasto de sofrimento que a doença, os desastres naturais e os acidentes, que os seres humanos não podem prever trazem consigo.” Is There a God? 97

PARADIGMA DA RESPONSABILIDADE/1

PARADIGMA DA RESPONSABILIDADE/2 “Suponha que existia noutro mundo antes de ter existido neste e que lhe era dado escolher o tipo de vida que terá neste. É‑lhe dito que terá uma vida curta, talvez de alguns minutos, apesar de ser uma vida de adulto, no sentido em que terá a riqueza de sensações e crenças características dos adultos. Pode escolher o tipo de vida que terá. Pode escolher entre ter alguns minutos de um prazer considerável, o tipo de prazer produzido por drogas como a heroína, experiência que terá sozinho e que não terá quaisquer efeitos no mundo (por exemplo, ninguém terá conhecimento dela); ou poderá ter alguns minutos de dores consideráveis, como as dores de parto, que terá consideráveis efeitos benéficos (dos quais não terá conhecimento no momento do parto) sobre os outros ao fim de alguns anos. É‑lhe dito que, se não fizer a segunda escolha, esses outros nunca existirão – de maneira que não tem nenhuma obrigação moral de escolher a segunda opção. Mas o leitor procura escolher aquilo que tornará a sua própria vida a melhor vida para si.” Is There a God? 112