QUALIDADES ESSENCIAIS DO TEXTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA 5S ORGANIZAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO
Advertisements

PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Dificuldades da Língua Portuguesa
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
PECADOS DA LÍNGUA Dez erros que comprometem a vida social e as pretensões profissionais de qualquer um.
Conselhos para melhorar a sua redação
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Sérgio Elias Vieira Cury
Vícios de Linguagem.
Vícios de Linguagem estudo.
A ESTRUTURA DO TEXTO LEGAL
Curso de Correspondência Oficial
Curso de Correspondência Oficial
Redação de textos técnicos recomendações
CARTA ARGUMENTATIVA.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Tópicos Especiais em Comunicação II
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério.
Técnicas de Apresentação
MPU -Prova Discursiva-
II Simpósio Sul-Brasileiro de Editoração Científica (II SISBEC)
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 5
Vícios de Linguagem São deformações das regras gramaticais, ou por descuido ou por desconhecimento. São eles...
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
Leitura e Produção de Textos
VÍCIOS DE LINGUAGEM Vícios de linguagem são desvios das normas da língua que ocorrem por desconhecimento dessas normas ou por descuido do emissor.
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
PRODUÇÃO TEXTUAL EXAME.
Vícios de linguagem São defeitos que devem ser evitados e representam desvios das normas gramaticais. São eles:
Importância da Leitura
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Técnicas de Redação.
A Comunicação Escrita.
Produção textual na Educação Escolar
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
PROVA BIMESTRAL 9º Ano (1º Bimestre) PROF. RAQUEL
Relatório de Auditoria
Texto Dissertativo Argumentativo
Normas para a Redação dos Trabalhos
Vícios de Linguagem.
Técnicas de comunicação oral/ escrita e Redação Técnica
Desafio Pré-vestibular
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Lojas de Informática & eletrônicos
LIVRO. “REDAÇÃO. EMPRESARIAL” de Miriam Gold - CAP. 2 PRINCIPAIS
Capítulo 3 Níveis de linguagem.
Linguagem dissertativa
Comunicação e Redação Empresarial
Comunicação e Redação Empresarial
REDAÇÃO FORENSE Faculdade Dinâmica.
Qualidades do texto.
Como redigir um bom texto?
O CONTEÚDO - conhecimento das relações sociais - concepção de vida e de mundo - análise critica - tomada de posição.
UVA – MET. PESQ. CIENT. 2ª Parte Um pequeno manual de redação para produção de texto de cunho científico. Introdução Israel Belo de Azevedo.
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
ESTILO DO TEXTO.
Redação Oficial Redação técnica usada na elaboração das comunicações e atos normativos provenientes do Serviço público.
Aula sobre a redação de trabalhos acadêmicos Profa. Lílian Moreira.
PROJETO TCC 1.
Comunicação Empresarial Prof. Ricardo Abtibol Material 3.
Disciplina: Leitura e Produção de textos Prof. Andréa Ulisses
Transcrição da apresentação:

QUALIDADES ESSENCIAIS DO TEXTO REDAÇÃO OFICIAL QUALIDADES ESSENCIAIS DO TEXTO Profa Mirian Ferrazzi mirianferrazzi@gmail.com

IMPESSOALIDADE de quem comunica de quem recebe a comunicação do próprio assunto

FORMALIDADE polidez civilidade uso do adequado pronome de tratamento

PADRONIZAÇÃO uniformidade na apresentação dos textos clareza datilográfica papéis uniformes correta diagramação

CONCISÃO “Lipoaspiração” do texto. O máximo de informações com o mínimo de palavras. Economia de palavras sim; de ideias, jamais! Eliminar clichês e redundâncias. Retirar ideias excessivas.

EXEMPLOS Informamos que a entrada, a frequência e a permanência nas dependências deste clube são terminantemente proibidas, seja qual for o pretexto, a pessoas que não fazem parte de seu quadro de sócios. É proibida a entrada de não sócios.

CLAREZA - Vocabulário simples, porém formal; - Frases curtas, mas bem estruturadas; - Períodos e parágrafos reduzidos; - Ordem direta; - Palavras ou expressões sofisticadas não são adequadas; - Não confundir simplicidade com pobreza de expressão.

COESÃO Palavras de ligação que relacionam as ideias do texto. Além de facilitarem o entendimento da mensagem, tornam o texto mais fácil de ser lido e compreendido.

EXEMPLO O Ministro não compareceu à reunião. O Ministro manifestou interesse de seu governo no assunto. Embora o Ministro não tenha comparecido à reunião, manifestou o interesse do governo no assunto.

COERÊNCIA Harmonia entre as palavras. Está intimamente relacionada ao sentido do que se quer expressar. Mensagem organizada de forma sequenciada, tendo início, meio e fim, sem contradições ou mudanças bruscas no pensamento.

EXEMPLOS Trajeto feito a pé porque não havia animal por perto. Despesa grátis. Acho bom o banco suspender o negócio do cliente para não ter aborrecimentos futuros. A máquina elétrica financiada é toda manual e velha.

Os anexos seguem em separado. Tendo em vista que o mutuário adquiriu aparelhagem para processar inseminação artificial, e que um dos touros holandeses morreu, sugerimos que se fizesse o treinamento de uma pessoa para tal função. Visitamos o açude da fazenda e, depois de longos e demorados estudos, constatamos que o mesmo estava vazio.

Empregar a forma ideal para expressar uma ideia. PRECISÃO Empregar a forma ideal para expressar uma ideia. Procurando a palavra certa; Evitando palavras desgastadas pelo uso e fórmulas feitas; Revendo criteriosamente o texto e, se necessário, reescrevendo-o.

OBJETIVIDADE Ir direto ao assunto, sem redundâncias e/ou rodeios; Identificar a ideia principal da mensagem e, depois, as secundárias; A mistura dessas ideias pode causar confusão ao leitor.

CORREÇÃO GRAMATICAL Utilizar-se da linguagem padrão, observando os princípios da gramática normativa: Ortografia, Concordância, Uso do sinal de crase, Pontuação, etc.

VÍCIOS DE LINGUAGEM Desvios em relação à norma da língua, que comprometem a qualidade do texto: - Ambiguidade - Pleonasmo - Chavões - Cacofonia - Eco - Estrangeirismo - Prolixidade - Gerundismo - Clichê - Barbarismo - Solecismo - Plebeísmo - Jargão técnico fora de contexto

AMBIGUIDADE - Mais de um sentido para a frase - Prejudica a clareza e a objetividade. Ocorre em questões de pontuação ou de colocação de palavras: Entre não espere. Entre não, espere. Entre, não espere.

O secretário comunicou ao coordenador sua promoção. O secretário comunicou sua promoção ao coordenador. O secretário comunicou ao coordenador a promoção deste.

PLEONASMO OU TAUTOLOGIA Repetição desnecessária de um termo: Em minha própria opinião pessoal... Eu tenho certeza absoluta... Comparecer pessoalmente... É expressamente proibido... Encarar de frente... Isso foi há anos atrás...

JARGÃO TÉCNICO FORA DE CONTEXTO Maneira característica e específica de um determinado grupo se comunicar: Sua mialgia só será curada com o uso de medicamentos. Infelizmente a alocação de recursos em outras áreas de risco obstaculizou a realização do briefing do projeto no prazo crítico da missão.

Duas palavras que se juntam provocando um som desagradável: CACOFONIA Duas palavras que se juntam provocando um som desagradável: Ela tinha exigido... Beijou a boca dela... Cumprimento-o por tão inusitado fato... O cliente pagará por cada remessa...

Repetição nos finais de palavras: ECO Repetição nos finais de palavras: O rigor do calor de Manaus lhe causava horror. O aumento da população sem alimento agravava seu tormento.

Palavras estrangeiras usadas de forma desnecessária: ESTRANGEIRISMO Palavras estrangeiras usadas de forma desnecessária: Off Sale Free Sine qua non Data venia

PROLIXIDADE Documentos longos, cansativos, condenados a não serem lidos (verborragia) Temos redes robustas de ativos estratégicos dos quais detemos a propriedade ou o acesso contratual, o que nos dá mais flexibilidade e velocidade para, de modo confiável, fornecer soluções logísticas abrangentes.

GERUNDISMO Locução verbal que dá ideia de futuro, com o verbo principal no gerúndio: Nosso gerente vai estar entrando em contato. Vou estar enviando seu cartão. Vai estar sendo resolvido seu problema.

CLICHÊ Lugares-comuns – modismos Frases desgastadas pelo uso excessivo Fazer uma colocação Enquanto Junto a Dirimir dúvidas Através de A nível de

Erros de grafia, pronúncia ou flexão BARBARISMO Erros de grafia, pronúncia ou flexão Excesso – exceção Onde – aonde Mau – mal Há – a – à Mas – mais Acerca de – a cerca de – há cerca de Rubrica – ruim – gratuito Os documento / os pessoal

Erros de sintaxe, concordância, regência ou colocação pronominal SOLECISMO Erros de sintaxe, concordância, regência ou colocação pronominal Fazem dois meses O pessoal saíram Paulo aspira o cargo Me disseram que

Uso de palavras vulgares ou gírias PLEBEÍSMO Uso de palavras vulgares ou gírias Ele é um advogado bacana. Este relatório ficou show de bola. Fiquei besta com a sentença.

CHAVÕES Vícios de estilo já incorporados como linguagem em textos oficiais. Alguns chavões contêm erros gramaticais ou semânticos e outros são apenas muletas que se convém evitar. Acusamos o recebimento de... Acima citado, supramencionado, em epígrafe O corrente mês... O mês em curso... Devidas providências... Providências cabíveis... Lamentamos profundamente... Devidamente atendido... Honrosa presença...

QUALIDADES ESSENCIAIS DO TEXTO REDAÇÃO OFICIAL QUALIDADES ESSENCIAIS DO TEXTO Profa Mirian Ferrazzi mirianferrazzi@gmail.com