Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Alcance e Diretrizes da LAI
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
O Programa: Plano Estadual de Fomento à Transparência Municipal.
Transparência ativa e passiva
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Principais pontos e desafios para sua implementação
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
Gerenciamento da Integração
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Lei de Transparência e processo decisório da Administração
VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO

CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março/2013.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
A Transparência Pública e a Responsabilidade da Guarda da Informação.
TRANSPARÊNCIA E ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA DECRETO Nº /2014
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
A Lei de Acesso à Informação e o seu impacto no Governo da Bahia.
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Auditoria da Qualidade
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Catálogo de Sistemas e Bases de Dados (CSBD) Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai ago.2012.
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
Lei de Acesso à Informação Monitoramento e Apoio à Implementação Otávio Castro Neves Coordenador-Geral de Governo Aberto e Transparência Controladoria-Geral.
Seminário Valor Econômico Lei Anticorrupção – Lei nº /13 São Paulo, 25 de Agosto de 2014.
ARTIGO 19 A ARTIGO 19 trabalha para que todos e todas, em qualquer lugar, possam se expressar de forma livre, acessar informação e desfrutar de liberdade.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Paulo César Miranda Bruno 1º CONSID – Congresso Sindical da FESERP-MG.
A Lei de Acesso à Informação
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
ACESSO À INFORMAÇÃO.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
Processo no Tribunal de Contas da União. Noções Gerais processosNo âmbito do TCU, como de resto em todo o serviço público, praticamente todos os fatos.
Gestão de Documentos e Arquivos
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Pedidos de Informação: principais conceitos e boas práticas.
Responsabilização dos Agentes Públicos. LEI /11 CAPÍTULO V Das Responsabilidades Arts. 32 a 34.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Transparência no Setor Público: acessibilidade aos dados e informações do Setor Público Programa de Pós Graduação em Administração.
Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Outubro/2015 Diálogo sobre a Lei de Acesso à.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Avaliação Qualitativa das Respostas da LAI JUSTIFICATIVA Atualmente os pedidos de informações são monitorados por meio das análises dos relatórios estatísticos.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Novembro/2015 Lei de Acesso à Informação.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
Lei de Acesso à Informação para a efetivação dos Direitos Humanos.
Pedidos de informação: orientações e boas práticas.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
4.4 Implementação e Operação
Gestão Responsável em último ano de mandato TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's PAOLA CALS A. DAHER Analista.
Lei Anticorrupção Reflexos da MP 703 no controle externo exercido pelo Congresso Nacional e pelo TCU.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
1. - Facilitam a adequada instrução processual; - Agilizam a elaboração de editais, termos de referência e contratos; - Viabilizam análise jurídica mais.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
Solução de Conflitos em Pedidos de Acesso à Informação Coordenação-Geral de Recursos de Acesso à Informação Érica Bezerra Queiroz Ribeiro.
Impactos da Lei de Transparência Edmar Camata. Impactos da Lei de Transparência ASPECTOS LEGAIS Constituição Federal Princípios - Direito à informação.
Transcrição da apresentação:

Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação CGRAI/OGU/CGU-PR II ENCONTRO REDE SIC Brasília, 20de novembro de 2014 ENAP

LinguagemCidadã Linguagem Cidadã Clara Concisa Objetiva; e Adequada ao contexto sociocultural do destinatário da informação.

Por quê usar linguagem cidadã?

Evitar: Repetição LITERAL da resposta inicial, na decisão dos recursos internos; Linguagem DESNECESSARIAMENTE técnica; Linguagem FORMAL; Textos LONGOS; e Referência a exceções legais sem justificativas FÁTICAS suficientes.

Transparência Ativa x Passiva Você possui a lista de todas as bases de dados e repositórios de informações mantidos/acumulados pelo órgão? Você recebeu treinamento para uso dessas bases e repositórios? Você conhece as iniciativas que seu órgão está conduzindo para disponibilizar essas bases e repositórios em transparência ativa? Qual seu nível de envolvimento nessas iniciativas? Você conhece os site

Desafios para acesso a dados estruturados Custo da extração das informações Art. 12. O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados. Seleção dos dados de natureza pessoal sensível ou protegidos por sigilos legais Dificuldade técnica?

É direito do cidadão acessar/obter (art. 7º): orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada; informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos; informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado;

É direito do cidadão acessar/obter (art. 7º): informação primária, íntegra, autêntica e atualizada; informação sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços; informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos; e

É direito do cidadão acessar/obter (art. 7º): informação relativa: a) à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos; b) ao resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores.

Disponibilidade em Meios de Acesso Universal Art. 11, § 6º, LAI: Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, por escrito, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, procedimento esse que desonerará o órgão ou entidade pública da obrigação de seu fornecimento direto, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para realizar por si mesmo tais procedimentos. Uso inadequado do art. 11, § 6º, da LAI para solicitar reiteradamente que o cidadão se dirija ao órgão para buscar informações disponíveis em documentos e processos em tramitação ou presentes em arquivos correntes e intermediários.

Principais motivos para recurso à autoridade máxima (1º/jan a 19/nov 2014) informação incompleta informação recebida não corresponde à solicitada justificativa para o sigilo insatisfatória ou não informada ausência de justificativa legal para classificação

Solicitantes frequentes A participação social deve ser estimulada É possível solicitar informações pessoais pelo sistema e-SIC Todos os pedidos devem ser integralmente respondidos Pedidos longos devem ser respondidos em tópicos, para que o cidadão possa avaliar se tudo o que foi solicitado foi fornecido Pedidos que contem denúncia ou reclamação: resposta deve informar o canal adequado; é boa prática encaminhar o pedido à Ouvidoria e/ou ao canal adequado, para conhecimento e providências.

LAI, Controle Interno e Correição Auditoria com recomendação de providências para Transparência Ativa; e Apuração de responsabilidade disciplinar por negativa de acesso. Art. 32. Constituem condutas ilícitas que ensejam responsabilidade do agente público ou militar: I - recusar-se a fornecer informação requerida nos termos desta Lei, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa.

Publicações – Central de Conteúdo

Obrigada!