Genética: início do século XX.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Advertisements

– Bases citológicas do Mendelismo -Universalidade do modelo Mendeliano
Genética VI HERANÇA E SEXO
Introdução à Genética É a subdivisão da Biologia responsável pelo estudo da transmissão de características hereditárias Teve como precursor: Gregor Mendel.
O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Espécie 2n de cromossomos Drosófila.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
Porque são os filhos parecidos com os pais?
O gene: herança e evolução
REPRODUÇÃO ANIMAL.
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética.
Evolução Biológica Idéias:
Genética – Conceitos Básicos
Primeira e Segunda Leis de Mendel
Genética – Conceitos Básicos
GENÉTICA Profª. Rosangela Dondé
DNA e RNA.
Genética – Conceitos Básicos
Pensávamos que o nosso futuro estava nas estrelas, hoje acreditamos que está nos nossos genes. James watson.
Tema 2 – Sexualidade e Transmissão de Vida
Conceitos Fundamentais - Terminologia
DNA, GENES E CROMOSSOMAS
Entendendo a herança genética (capítulo 5)
GENÉTICA Prof. Marco Aurelio de Castro Ribeiro.
EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO.
Transmissão Genética Agentes Responsáveis.
Ciências Naturais 9º ano
Genética – Conceitos Básicos
NOÇÕES DE GENÉTICA Você é igual ao seu pai ou a sua mãe?
CROMOSSOMOS.
Introdução à Genética Séc. XVII  observação dos espermatozóides (Leeuwenhoek, 1667). Séc XIX  ambos os sexos contribuíam para formação dos descendentes.
HEREDITARIEDADE E CROMOSSOMOS SEXUAIS
Professora: Alexsandra Ribeiro
Agentes responsáveis pela transmissão genética
As origens da Genética A genética experimental teve início no jardim de uma abadia com os trabalhos de um monge.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GENÉTICA
A genética e os genes.
Capítulo 3 - Hereditariedade
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Célula Eucarionte.
Hereditariedade O que é o ADN? Como é constituído?
Genética.
Introdução à Genética. Genética é a área da Biologia que estuda a herança biológica, ou hereditariedade. Hereditariedade: é a transmissão de característica.
Hereditariedade.
Capítulo 2 - Metabolismo Celular (Cromossomos)
Professora Emanuelle Grace
Genética – Conceitos Básicos
INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que.
3º Bimestre Biotecnologia
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)
Genética e Comportamento Humano
Noções básicas de hereditariedade
Genética: 1ª Lei de Mendel
Genética e hereditariedade
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
Teorias da Evolução Teoria da Evolução ---- variedade de seres vivos
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
Genética. História da Genética Hipócrates (410 aC): Pangênese Aristósteles ( aC): Substância no sêmen Regnier Graaf (1670): Óvulos Cientistas do.
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
Conceitos fundamentais em genética.
Genética do grego genno fazer nascer é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos.gregociência geneshereditariedade.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Hereditariedade.
Transcrição da apresentação:

Genética: início do século XX. Gregos: Líquido seminal, pequenas partículas. Preformistas: Homúnculo ( Ser humano em miniatura). Wolff e Baer: Propuseram a teoria da epigênese: Combinação dos componentes masculinos e femininos. Lamarck : Teoria da herança dos caracteres adquiridos – Os seres adquiriam as variações que ocorriam no ambiente, tentando se modificar para se adaptar a ele. A partir desses estudos que Charles Darwin propôs a teoria da pangênese: Cada órgão produziam uma cópia de si mesmo, e depois eram levados pela circulação até o ovário e o testículo. No século XIX Gregor Mendel, um monge grego, analisou a distribuição de caracteres hereditários em descendências de ervilhas, que ele conseguiu em sua horta. Surgiu a teoria da transmissão dos caracteres biológicos.

Fatores genéticos: Que determinam as características dos indivíduos, esses fatores hoje chamados de genes. Mendel contribuiu para formação dos pressupostos básicos para genética. Na década 1950 se descobriu que o gene é composto de DNA. James D. Watson e Francis H. Crick, propuseram em modelo para essa molécula que é aceito até hoje.

Genética É a ciência que estuda a transmissão dos caracteres hereditários. Hereditários: É o conjunto de processos biológicos que garante a cada ser vivo receber e transmitir informações. A informação genética é transmitida através de genes (porções de informações contidos no DNA dos indivíduos.

Cada trecho do DNA responsável por uma característica é um gene. Genoma: Conjunto de genes da pessoa.

Cariograma O cariótipo: Representa o conjunto diploide (2n) de cromossomos das células somáticas de um organismo.

Cada célula que forma o corpo humano possui 46 cromossomos, onde estão os genes. 23 cromossomos do espermatozoide e 23 cromossomos óvulo formando 23 pares. Células somáticas são diploides 2n. Células de reprodução, os gametas são haploides 1n, contém apenas 23 cromossomos. Para cada característica existe um par de genes. Um par de genes pode ter características iguais – Homozigóticas ou diferentes heterozigóticas. Para representar determinado gene utiliza-se uma letra. Gene A Gene a Gene Aa

Gene dominante: O gene que impede a manifestação de seu par é denominado dominante e é representado pela letra maiúscula (A). Gene recessivo: Vem representado por letra minúscula. Se uma pessoa recebe o gene para a cor dos olhos castanho representado pela letra (A), e o outro gene para cor azul representado pela letra (a) ela terá olhos castanhos (dominante).

Homem ou mulher Na fecundação, quando o espermatozoide se funde com o óvulo, define-se o sexo do feto. 46 cromossomos 44 cromossomos somático e 2 são chamados cromossomos sexuais . Os homens possuem cromossomos XY e as mulheres, XX.

Mutações Alterações no material genético. Radiações Engenharia genética e a biotecnologia Substâncias químicas Erros na duplicação do DNA