Processos Gerenciais Profº Adilson Lima Planejamento da Informação 1 Teoria dos Traços x Teoria dos Estilos de Liderança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
Liderança Sumário: Conceito de “Liderança” 2. Estilos de Liderança
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Daciane de Oliveira Silva
Capacidade de exercer influência sobre pessoas;
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
DINÂMICA de GRUPOS SEGUNDA PARTE.
desenvolvimento de capacidades de liderança e de trabalho de equipa
LIDERANÇA.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
Desenvolvimento organizacional
Estilos de Liderança Liderança Geral – Sexta Aula
Líder x Liderado Silvio Dobelin.
Valor Consultoria Empresarial
Mônica Appezzato Pinazza
Trabalho em equipe Resultados dobrados
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Manejo de Recursos Naturais
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Conceitos associados a liderança:
CAPÍTULO 12 Liderança.
AUTOCRÁTICO Designado para a chefia do grupo por alguma autoridade
Apresentação.
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
LIDERANÇA Profª Denise Ferreira.
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
Empreendedorismo pode ser aprendido
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
Liderança Questões para reflexão Prova Bimestral 1
Escola de Relações Humanas
Profº Adilson Lima Planejamento da Informação Processos Gerenciais Profº Adilson Lima
Processos Gerenciais Planejamento da Informação
Liderança O que é liderança? Liderança é inata?
DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.
O que é Liderança? Liderança
Processos Gerenciais Planejamento da Informação
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Os Estilos de Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
O Papel da Liderança no Desenvolvimento do Corpo de Cristo
12.4 Liderança 12.4 Liderança Quem pode ser considerado um gestor?
Processos Administrativos Modelagem do Trabalho Aula 10
Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
Liderança Contingencial
A Liderança e seus Conceitos
LIDERANÇA REQUERIDA NESSES NOVOS TEMPOS
“TEORIAS ADMINISTRATIVAS”
1 1.
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
Prof.João Galdino. . Liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de.
Comportamento Organizacional
Prof. Sonia Loureiro Gestão do Conhecimento Profa. Sonia Loureiro GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Sonia Loureiro
Habilidades e características do líder
GESTÃO ORGANIZACIONAL
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
APRENDIZAGEM ORGANICIONAL E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Liderança.
Transcrição da apresentação:

Processos Gerenciais Profº Adilson Lima Planejamento da Informação 1 Teoria dos Traços x Teoria dos Estilos de Liderança

Liderança A Liderança está intimamente relacionada com as competências de comunicação e de transmissão de ideias. Vários autores procuraram dar uma definição a este elaborado conceito: “É um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objetivos” (Fachada, 1998) “O processo de influenciar as atividades de um individuo ou de um grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação” (Herseye Blanchhard) Liderança surge como um fator interpessoal de influência, isto é, surge como uma competência em transformar o conhecimento em ação, resultando num índice desejado de desempenho. (…) A liderança é um processo de continuo de escolhas que permitem à organização atingir os seus objetivos, num ambiente interno e externo hostil e em constante mutação.” (Sampaio, 2004) 2

Teoria dos Traços Chamada de Teoria das Características, baseia-se em que a liderança é decorrente de traços físicos, intelectuais e/ou sociais. Observando-se alguns líderes (Bill Gates, Lula, Gandhi, Obama, Hitler, por exemplo), pode-se refutar imediatamente esta teoria, considerando-se a diferença existente entre as pessoas. 3

Estilos de Liderança Tem como alicerce os tradicionais modelos: autocrático (autoritário), democrático (que ouve seus liderados) e laissez-faire, que é o “deixa rolar”. Em geral, imagina-se que o democrático é invariavelmente o melhor estilo, porém, nem sempre se tem “tempo suficiente” para ouvir seus liderados e tomar a decisão, lembrando que uma decisão é do líder e não resultado de votação ou consenso obtido com o grupo, além de Lideranças empreendedora e servidora. 4

Artigo: O valor da informação. 5

Atividade em Grupo (2p. M2) Elaborar uma apresentação (.ppt) em grupo de 4 alunos sobre: Ferramentas para o planejamento da informação na empresa Apresentação de 10 min. com a participação de todos os alunos. Apresentação 1.Título/Subtítulo 2.Conteúdo (pesquisa) 3.Referência (fonte de pesquisa) Enviar para os seguintes s: e 6