EMPREENDEDORISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

Perfil do Empreendedor
Perfil do Empreendedor
Empreendedorismo por José Dornelas.
EMPREENDEDORISMO.
O PROCESSO EMPREENDEDOR
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução “O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do.
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Os modelos de plano de negócios e sua relevância para sustentabilidade das micro e pequenas empresas Bruno L.T. Correa Rodrigo De Pretto.
Profa. Elisete santos da Silva Zagheni, Dra.
O Desenvolvimento da Visão.
Empreendedorismo.
Criatividade e inovação
Empreendedorismo, Liderança e Responsabilidade Social
Empreendedorismo nas Empresas
Definições e histórico de empreendedorismo – O espírito empreendedor
Empreendedorismo Administrador X Empreendedor Planejar Inovador
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
SEJA O SEU PATRÃO Quebre as regras, inove, corra riscos;
Aspectos Sociais da Informática
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
A importância da jovem liderança empreendedora
Oportunidades em Construção Civil
“A Administração no Empreendedorismo”
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II
Empreendedorismo – Unidade 1
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
PLANO DE NEGÓCIO.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Aquele que assume riscos e cria algo novo
Teorias Modernas de Gestão
EMPREENDEDORISMO.
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
Empreendedorismo Ser um Empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha; é conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar.
Programa Postgrado Ideia- Universidad Americana Empreendedorismo Prof. Marcelo Bárcia Jan/2013
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
IV EXPOSIÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PRAÇA DE NEGÓCIO Uma visão Empreendedora: com Responsabilidade Socioambiental.
Pós-Graduação - EAD FACINTER
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
EMPREENDEDORISMO EVOLUÇÃO HISTÓRICA.
Empreendedorismo.
Aula 01 Prof. Adriana M. Martins
Técnicas de Empreendedorismo
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Transformando idéias em negócios
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Empreendedorismo Prof. Psicol. Carla Priscila da Silva.
Qualificação Profissional – Auxiliar em Serviços Gerais
Emprendedorismo – Aula 2 ________________________
Empreendedorismo Profº. Mario L Broglio.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS II Ciência da Computação Prof. Rose Grossi Fagen – UFU Fagen – UFU Aula Aula
Gestão Organizacional eEmpreendedorismo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PARNAMIRIM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Profª RAFAELLI.
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Introdução)
Empreendedorismo “Imprendere”
Gestão de Pessoas.
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
EMPREENDEDORISMO – Aula 02
Prof. Dr. José Dornelas UEMG – Campus Frutal Curso de Administração
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (roteiro da entrevista com empreendedor) Prof. Dr. José Dornelas.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
A ULA 1 - EMPREENDEDORISMO Lea Andrade
Transcrição da apresentação:

EMPREENDEDORISMO

Hoje vamos ver…………. O que é empreendedorismo? Definições clássicas. Aplicação do empreendedorismo Quem é o empreendedor? Mitos sobre empreendedores Características dos empreendedores Qual a importância do empreendedorismo. Tipos de empreendedores

Empreendedorismo, o que é? Historicamente, empreendedorismo tem sido definido como uma maneira diferenciada de alocação de recursos e otimização de processos organizacionais, sempre de forma criativa, visando à diminuição de custos e melhoria de resultados.

Empreendedorismo, o que é? Percebe-se ainda que o termo é constantemente relacionado à criação de novos negócios, geralmente micro e pequenas empresas. Isto tem gerado certa confusão de definições, pois muitas pessoas têm considerado o empreendedorismo como sendo sinônimo do ato de abrir empresas.

Empreendedorismo, o que é? É um termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar. O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. O empreendedor acredita que pode alterar o mundo, é protagonista e autor de si mesmo.

Definições clássicas A Harvard Business School considera que empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”. O Babson College define o termo de forma ainda mais abrangente: “empreendedorismo é uma maneira holística de pensar e de agir, sempre com obsessão por oportunidades, e balanceada por uma liderança”.

Detalhando um pouco mais… O ato de empreender está relacionado à identificação, análise e implementação de oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. Isto pode ocorrer através da criação de novas empresas, mas também ocorre em empresas já estabelecidas, organizações com enfoque social, entidades de natureza governamental etc.

Aplicações do empreendedorismo O empreendedorismo aplica-se a uma variedade de organizações em seus vários estágios de desenvolvimento, como por exemplo: Uma pequena empresa em início de desenvolvimento Uma média empresa em fase de crescimento Uma empresa familiar em fase de profissionalização Uma ONG (Organização Não Governamental) Em entidades e órgãos públicos Em associações e cooperativas Em empresas já estabelecidas, que buscam renovação e crescimento

Por que empreendedorismo? Números da mobilidade 82% dos milionários brasileiros construíram a própria fortuna 66% das empresas privadas que estavam na lista das 50 maiores de Exame há 30 anos desapareceram do ranking 30% das fortunas brasileiras são ligadas ao agronegócio 200% foi o aumento do número de pessoas que compraram carros na Região Norte, conhecida pelo seu histórico atraso, nos últimos 15 anos 8% foi o aumento do número de milionários no Brasil num período de dois anos 65% foi o aumento da renda per capita na Região Centro-Oeste nos últimos 15 anos Fontes: IBGE, Ministério da Agricultura, USP e Inpe, Revista Exame (out/2004)

Melhores e maiores As maiores em cada fase Eis a lista das maiores companhias privadas com atuação no Brasil da década de 50 até 2004 ANO SETOR EMPRESA 1954 Indústrias Reunidas F. Matarazzo Industrial 1964 São Paulo Light S/A Serviços 1974 Volkswagen 1984 Shell 1994 Autolatina Brasil (Volkswagen) 2004 Telemar Fontes: Melhores e Maiores (de 1974 a 2004); "Quem é quem na economia brasileira", revista Visão

Fatores associados com maiores níveis de atividade empreendedora Percepção da oportunidade Fatores sociais e culturais Educação (segundo grau e universitário) Participação das mulheres Experiência Suporte financeiro para start-ups

O Empreendedor CONCEITUANDO “É a pessoa que organiza e mantém uma empresa de negócios, assumindo os riscos pelos benefícios” David McClelland

O Empreendedor “O empreendedor é aquele que destroi a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais” Joseph Schumpeter (1949) “É aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização” José Dornelas (2001) Aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativa para criar/inovar e paixão pelo o que faz Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar

Mitos sobre o empreendedor Mito 1: Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Realidade: Enquanto a maioria dos empreendedores nasce com um certo nível de inteligência, empreendedores de sucesso acumulam habilidades relevantes, experiências e contatos com o passar dos anos. A capacidade de ter visão e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo.

Mitos sobre o empreendedor Mito 2: Empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos Realidade: tomam riscos calculados evitam riscos desnecessários compartilham o risco com outros dividem o risco em “partes menores”

Mitos sobre o empreendedor Mito 3: Os empreendedores são “lobos solitários” e não conseguem trabalhar em equipe Realidade: São ótimos líderes Criam times Desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes, fornecedores e muitos outros

Algumas características dos empreendedores São visionários Sabem tomar decisões São indivíduos que fazem a diferença Sabem explorar ao máximo as oportunidades São determinados e dinâmicos São dedicados São otimistas e apaixonados pelo que fazem São independentes e constroem seu próprio destino São líderes e formadores de equipes São bem relacionados (networking) São organizados Planejam, Planejam, Planejam Possuem conhecimento Assumem riscos calculados

Qual a importância do empreendedorismo Para a sociedade: É o responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social. O empreendedorismo é a melhor arma contra o desemprego Implica na idéia de sustentabilidade.

Qual a importância do empreendedorismo Para o indivíduo: Geração de autonomia, auto-realização, busca do sonho.

Tipos de empreendedores Nato Que aprende Corporativo Social Necessidade Herdeiro (sucessão familiar)

Tipos de empreendedores POR OPORTUNIDADE Aqueles focados em desenvolver negócios com visão de futuro e para atender demandas do mercado

Tipos de empreendedores POR NECESSIDADE Aqueles que empreendem por falta de alternativa, com visão de curto prazo, e com foco na subsistência.

Para a próxima aula Leitura das páginas: 2 a 5 da apostila do SEBRAE

BIBLIOGRAFIA DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. DORNELAS, J.C.A; TIMMONS, J.A.; SPINELLI, S. CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: Empreendedorismo para o século 21.adaptação da 8ª edição americana. São Paulo: Elsevier, 2010. Apostila SEBRAE – Disciplina de Empreendedorismo – maio/2007, São Paulo. DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa, 30 ed. São Paulo:Editora Cultura, 2006.