Volume de dados / filtragem – auxiliar na tomada de decisão Tempo x dinheiro / uso de informações Otimização e organização / investimento.
O que é Data Mining ?
Preparação – separação dos dados Data mining – processados Análise de dados - resultado Relação crucial DM x humano / DW – dados novos e válidos / humano = valiosos.
POR QUE USAR? Transforma grande quantidade de dados em conhecimento; Fundamental em ambientes de grande concorrência; Serve de apoio a tomada de decisão; Permite aumentar lucros e fazer uso inteligente de informações acumuladas na organização.
DIFICULDADES Alto custo; Organização e volume de dados (uso de DW); A figura do analista é imprescindível para o sucesso; Os data warehouses dobram de tamanho em média a cada 18 meses O DW do WalMart iniciou com 30 GB. Hoje é maior que 2.5 petabytes O ebay é o maior com 5 petabytes.
APLICAÇÕES – BANCOS DE VAREJO Stratton Trust era um banco com 1 milhão de clientes, visando aumentar sua rentabilidade com os clientes enviou uma "mala direta" a clientes aleatórios obteve 5% de retorno. A partir do cruzamento de dados com softwares de data mining, obtiveram três padrões potenciais de clientes, não eram os mais ricos mas tinham maior potêncial de aderir a promoção. Concentrando o investimento nos três segmentos mais receptivos recebe o mesmo número de respostas se enviasse para uma lista aleatória 10 vezes maior, obtendo a mesma receita com um custo dez vezes menor.
APLICAÇÕES – COMÉRCIO VAREJISTA Uma das maiores redes de varejo dos Estados Unidos descobriu, em seu gigantesco armazém de dados, que a venda de fraldas descartáveis estava associada à de cerveja. Em geral, os compradores eram homens, que saíam à noite para comprar fraldas e aproveitavam para levar algumas latinhas para casa. Os produtos foram postos lado a lado. Resultado: a venda de fraldas e cervejas disparou.
APLICAÇÕES – TELEFONIA A Sprint, um dos líderes no mercado americano de telefonia de longa distância, desenvolveu, com base no seu armazém de dados, um método capaz de prever com 61% de segurança se um consumidor trocaria de companhia telefônica dentro de um período de dois meses. Com um marketing agressivo, conseguiu evitar a deserção de clientes e uma perda de 35 milhões de dólares em faturamento.
Fontes fraldas-m mineracao-de-dados?start=2 quivo_datamining.pdf
Obrigado!