Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa

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Transcrição da apresentação:

Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Orientações Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita

Carga Horária Total = 150 horas Leitura e reflexão de textos = 30 horas Observação e Coparticipação = 10 horas Planejamento da Regência = 40 horas Regência = 30 horas Elaboração do Relatório Final = 40 horas

Cronograma de Atividades 1) Leitura e reflexão de textos = 30 horas de 23 de março a 06 de abril 2) Observação e Coparticipação = 10 horas de 07 a 17 de abril 3) Planejamento da Regência = 40 horas de 18 de abril a 04 de maio 4) Regência = 30 horas de 01 de maio a 12 de junho 5) Elaboração do Relatório Final = 40 horas de 08 a 30 de junho

Leitura e Reflexão de Textos Texto 1 Algumas Considerações sobre o Ofício de Ensinar na Atualidade Autor: Joan Rué Texto 2 A Deliberação como Metodologia Docente Autor: Joan Rué

Observação e Coparticipação Lançar o olhar sobre um determinado objeto ou fenômeno que se deseja conhecer exige, no nosso caso, a aula de língua portuguesa. Não só o registro do que se vê, pura e simplesmente, mas, principalmente, uma profunda análise deste registro. Se caracterizada pela possibilidade de realizar algumas pequenas ações, interagindo com o professor regente e os estudantes. Digamos que é uma fase intermediária, na qual o estagiário deve participar da dinâmica da sala de aula.

Planejamento da Regência Prática de planejamento: Programa da disciplina Planos de aula

Regência Planejar e executar uma aula com atividades significativas

Objetivos da Aprendizagem Avançar em níveis mais complexos de estudos da Língua materna; Integrar-se ao mundo do trabalho, com condições para prosseguir, com autonomia, no caminho de seu aprimoramento profissional; Atuar, de forma ética e responsável, na sociedade, tendo em vista as diferentes dimensões da prática social

Objetivo Geral Aplicar os conteúdos teóricos e exercer as habilidades adquiridas ao longo da formação inicial

Objetivos Específicos Revisar orientações dos documentos curriculares nacional de língua portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio; Discutir os objetivos e a importância do estágio para a prática profissional. Refletir sobre aspectos importantes do profissional formado em Letras

Objetivos Específicos Ampliar os conhecimentos sobre métodos e abordagens de ensino de LP a partir da leitura dos documentos curriculares nacionais; Dominar a prática de planejamento de aula; Planejar e executar aulas com atividades significativas de leitura e produção textual Saber elaborar o relatório final do estágio

Metodologia Leitura e produção de resenha dos textos propostos; Participação nas tarefas de reflexão, debate no Fórum de discussão; Elaboração de plano da disciplina e planos de aula; Relatório final e documentos de Estágio;

Avaliação 1) Resenha dos textos 1 e 2 2) Discussão, no Fórum, sobre os seguintes temas: a) Os objetivos e a importância do estágio para a prática profissional. b) Aspectos importantes do profissional formado em Letras 3) Relatório de Final do Estágio Supervisionado

Referências bibliográficas BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria da Educação Básica. Brasília, Ministério de Educação, 2006. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Língua Portuguesa. Secretaria da Educação Básica. Brasília, Ministério de Educação, 2006. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf

Referências bibliográficas Menegolla, Maximiliano e Sant´Anna, Ilsa. Por que planejar? Como planejar?, Petrópolis, Vozes, 2002. Pimenta, Selma e Lima, Mª Socorro. Estágio e Docência. São Paulo, Cortez, 2004.

Referências bibliográficas Pimenta, Selma. Estágio na Formação de Professores. São Paulo, Cortez, 2005. 6ª Edição. Rué, Joan. O que Ensinar e Por Quê, São Paulo, Moderna, 2003.