FATEC Internacional (Presencial)

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Transcrição da apresentação:

FATEC Internacional (Presencial) cpa@fatecinternacional.com.br Avaliação Institucional FATEC Internacional (Presencial) cpa@fatecinternacional.com.br

O que é a COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO? Legislação SINAES - Lei nº. 10861/04

Edna Amancio Presidente Jairo Molina Nilcemara Leal Cristiano Maciel Adenir Santos Agenor Pereira Karlla Coelho

AS 10 DIMENSÕES DO SINAES 1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 6. Organização e gestão da instituição. 2. A política para o ensino. 7. Infra-estrutura física da instituição. 3. A responsabilidade social da instituição 8. Planejamento e avaliação. 4. A comunicação com a sociedade. 9. Políticas de atendimento aos estudantes. 5. As políticas de pessoal. 10.Sustentabilidade financeira.

Método Desenvolvimento das escalas de acordo com o paradigma de desenvolvimento de medidas de construto na área de marketing: CHURCHILL JR, Gilbert A. A paradigm for developing better measures of marketing constructs. Journal of Marketing Research. v. XVI, February, p. 64-73, 1979. Desenvolvimento do Modelo Nomológico Estrutural para análise dos antecedentes e consequentes da satisfação dos alunos da FATEC Internacional: FORNELL, C. A national customer satisfaction barometer: the sweedish experience. Journal of Marketing. v.56, n.1, p. 6- 21,1992.

Método Identificação dos parâmetros da qualidade Focus Group e entrevistas em profundidade Geração dos indicadores de qualidade Pré-teste do instrumento de coleta de dados Purificação das medidas Survey para análise da saliência dos atributos Desenvolvimento do questionário final Ajustes da coordenação geral e professores

Método Análise de Saliência dos Atributos: Professor e Instituição Ideal ALPERT, Mark I. Identification of determinant attributes: a comparison of methods. Journal of Marketing Research. v. 8, may, p. 184-191, 1971.

Modelo Nomológico Estrutural Qualidade Percebida Valor Percebido Satisfação Fidelidade Atitudinal Orgulho Fonte: adaptado do barômetro sueco.

Amostra Amostra Final 17,00 IDADE 55,00 28,2414 Idade 58,8 40,7 SEXO 435 17,00 55,00 28,2414 Idade N Minimum Maximum Mean SEXO 238 58,8 165 40,7 Masculino Feminino Valid Frequency Valid Percent

Modelo Nomológico Estrutural Resultados Modelo Nomológico Estrutural Único (N.S.) Estrutura (N.S.) Professores (6,60%) 62,7% Satisfação Fidelidade Atitudinal Coordenador (9,2%) Atendimento (9,9%) Imagem (19,5%) Orgulho (41,1%) Valor Percebido(-13,3%) Fonte: adaptado do barômetro sueco. NS – não se aplica

Qualidade percebida em relação à estrutura: Resultados Qualidade percebida em relação à estrutura: Critério Média Limpeza da faculdade (salas de aula, corredores e banheiros). 8,09 Atendimento do pessoal da biblioteca. 7,71 Livros disponíveis na biblioteca. 7,12 Condições das salas de aula. 6,55 Funcionamento dos microcomputadores do laboratório de informática. 6,36 Imagem da FATEC Internacional no mercado. 6,21 Competência do coordenador do seu curso para administrar os professores. 5,98 Cordialidade no atendimento do pessoal da Secretaria Acadêmica. 5,84 Competência do coordenador do seu curso para resolver problemas dos alunos. 5,59 Qualidade da comunicação do coordenador do seu curso com os alunos. 5,51 Funcionamento do sistema acadêmico (Único/Webfácil) no site da faculdade. 4,91 Qualidade das informações prestadas pela Secretaria Acadêmica. 4,39 Comunicação da faculdade com os seus alunos. 4,11 Rapidez da faculdade para resolver problemas dos alunos. 3,74

Qualidade percebida em relação aos professores: Resultados Qualidade percebida em relação aos professores: Critério Média Pontualidade para começar a aula. 9,02 Domínio de conteúdo. 8,79 Relacionamento com os alunos em sala. 8,74 Conhecimento sobre o mercado. 8,70 Exigência suficiente nos trabalhos. 8,69 Exigência suficiente nas provas. 8,56 Clareza e objetividade na comunicação. 8,52 Objetividade (aulas sem enrolação). 8,06 Disponibilidade de material aos alunos. 8,05 Criatividade para passar o conteúdo. 7,77

Médias dos professores por curso: Resultados Médias dos professores por curso: Secretariado 9,02 Comércio Exterior 8,92 Gestão Pública 8,82 Gestão Financeira 8,80 Gestão Comercial 8,77 Logística 8,72 Gestão Empreendedora de Negócios 8,55 Segurança no Trabalho 8,32 Marketing 8,13 Gestão da Produção Industrial 8,02

Médias para Satisfação, Valor Percebido, Fidelidade e Orgulho: Resultados Médias para Satisfação, Valor Percebido, Fidelidade e Orgulho:

Médias de Satisfação por curso: Resultados Médias de Satisfação por curso: Secretariado 6,64 Segurança no Trabalho 6,35 Gestão Comercial 6,11 Comércio Exterior 6,07 Gestão Financeira 5,80 Gestão Empreendedora de Negócios 5,70 Logística 5,67 Marketing 5,24 Gestão da Produção Industrial 5,04 Gestão Pública 5,01

Médias de Fidelidade por curso: Resultados Médias de Fidelidade por curso: Secretariado 8,25 Segurança no Trabalho 6,82 Gestão Pública 6,79 Comércio Exterior 6,74 Gestão Financeira 6,53 Logística 6,48 Gestão Empreendedora de Negócios 6,45 Marketing 6,07 Gestão Comercial 5,42 Gestão da Produção Industrial 5,24

Avaliação Institucional IMPORTANTE: Resultados da avaliação(funcionários) no link da CPA na intranet Resultados para os alunos no ÚNICO, por curso Resultados individuais dos docentes com o coordenador de curso

Clima Organizacional Fator Média Qualidade da liderança do seu chefe imediato. 7,94 Companheirismo entre os colegas de trabalho. 7,39 Imagem da empresa no mercado. 7,32 Grau de desafio das atividades realizadas no trabalho. 7,31 Respeito da empresa em relação aos funcionários. 7,04 Responsabilidade social da empresa em relação ao ambiente e à comunidade. 6,88 Clareza dos objetivos da empresa para você. 6,61 Cooperação entre os funcionários da empresa. 6,39 Políticas e gestão do departamento de Recursos Humanos da empresa. 6,30

Clima Organizacional Descrição exata das obrigações dos funcionários na empresa. 6,00 Incentivo moral da empresa para a realização das atividades do funcionário. 5,94 Ambiente de trabalho (espaço, ventilação, iluminação). 5,80 Oportunidades de carreira na empresa. 5,72 Benefícios oferecidos além do salário mensal. 5,71 Autonomia para que o funcionário tome suas próprias decisões. 5,58 Modo de avaliar e comunicar o desempenho dos funcionários na empresa. 5,56 Salário pago pela empresa em comparação a outras organizações do mesmo setor. 5,39 Reconhecimento da empresa pelo esforço do funcionário. 5,31 Comunicação entre os setores dentro da empresa. 4,75 Quantidade de treinamentos oferecidos pela empresa. 4,70 Satisfação Global 6,61

Resultado Clima Organizacional Docentes Indicador de Clima na Opinião dos Docentes Média * Organização da FATEC Internacional com os diários dos professores. 4,14 Comunicação entre os setores dentro da FATEC Internacional. 4,20 Capacidade em cumprir o que foi prometido na reunião da semana pedagógica. 4,58 Estímulo da instituição para uma exigência padronizada dos alunos. 4,79 Entrega do holerite e descrição do comprovante de pagamento. 4,80 Benefícios que a FATEC Internacional oferece além do salário mensal. 4,81 Formas de realização das provas substitutivas. 5,05 Funcionamento do sistema acadêmico (Único). 5,14 Trabalho da supervisão pedagógica no apoio aos professores. 5,45 Comunicação da supervisão pedagógica com os professores. Organização geral da FATEC Internacional. 5,50 Comunicação entre professores em relação às suas ementas. 5,52 Políticas e gestão do departamento de Recursos Humanos da empresa. 5,57 Clareza dos objetivos da FATEC Internacional. 5,59 Modo de avaliar e comunicar o desempenho dos professores. 5,60 Confiança na competência administrativa da FATEC Internacional. 5,64

Confiança nas informações que a instituição passa aos professores. 5,68 Adequação das datas e prazos das provas substitutivas em relação ao calendário. 5,77 Qualidade da reunião da semana pedagógica da FATEC Internacional. 5,79 Presença dos coordenadores na instituição nos horários de aula. 6,00 Reconhecimento pelos esforços do professor. 6,14 Orientação da coordenação para exercer o trabalho de docência. Imagem da FATEC Internacional no mercado. 6,23 Disponibilidade de recursos tecnológicos para aulas. 6,32 Confraternizações entre professores promovidas pela instituição. Abertura da supervisão pedagógica aos professores. Oportunidade de iniciativas dos professores para colaborar com a instituição. 6,33 Estímulo da FATEC Internacional para que os professores exijam mais dos alunos. 6,36 Estado de conservação dos quadros das salas de aula. 6,50 Abertura da coordenação às sugestões dos professores. 6,55 Capacidade de aprendizagem dos alunos da instituição. 6,57 Iluminação das salas de aula. 6,73 Cooperação entre os professores. 6,90 Valor do salário pago pela instituição em comparação a outras faculdades. 7,05 Respeito da FATEC Internacional em relação aos seus professores. 7,27 Autonomia para realização do trabalho de docência. 8,23

Considerações da Comissão A auto-avaliação institucional, ao mesmo tempo em que desvela dificuldades, indica possibilidades e fortalece, assim, a autoconsciência institucional. A Avaliação Institucional só terá sentido e apresentará resultados se for movida por um esforço solidário e comprometido de toda a comunidade universitária, que deverá incorporá-la à cultura institucional. Não se trata de opor avaliadores e avaliados, mas de conhecer a Instituição na sua totalidade. Não deve assumir, portanto, caráter punitivo. Seu principal objetivo deverá ser subsidiar a instituição tanto na revisão dos aspectos que mereçam ser corrigidos como no reforço de possíveis práticas e encaminhamentos positivos com vista ao seu pleno desenvolvimento.

PLANEJAMENTO 2008 Término de tabulação de dados de avaliação dos docentes realizadas em dez/2007. Entrega do relatório final à Direção Acadêmica e Direção Geral. Elaboração e aplicação de avaliações para a gestão institucional; Aplicação das avaliações previstas(presencial e EAD); Promoção de discussão com setores a partir dos resultados; Ampla divulgação dos resultados.