TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

ESTUDO DO VERBO.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
AS TICS E A ESCOLA.
BÁRBARA GUIMARÃES.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Do sonho Aos Ares.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
A História de José José é um aluno de 14 anos, que mudou da capital para viver com sua família no norte do Paraná. Na nova cidade, ingressou na 8ª serie.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
Dicas de como orientar seus estudos
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
experiências INESQUECÍVEIS!
RELATO DE EXPERIÊNCIA DATA:22/08/07.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
UM TEMPO PARA CADA COISA E CADA COISA A SEU TEMPO...
Portfólio de matemática
Novas Tecnologias: contribuições para a aprendizagem na Educação Infantil. Prof ª. Danielle Pinheiro Prof ª. Ana Clara Nogueira.
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Projeto realizado pela professora multiplicadora da sala de tecnologias educacionais, Taiza Caccia Chiodi juntamente com os professores (as) Mércia (1º
O nó de afeto.
2PPM Como os filhos sabem que cresceram?. Idade: 15 à 20 anos Trabalho: Internos/Externos diversos setores Classe: B e C Graduação: Ensino médio/ Cursando.
O Uso Pedagógico do Blog
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
PAIC 2013.
Com o tempo... Com o tempo... Com o tempo...
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Em outra oportunidade, volto a lhe perguntar.”
O que é ensinar história?
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
INFORMÁTICA.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
Divulgando a Pesquisa.
SITUAÇÕES.
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Softwares Educacionais
Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.
Transcrição da apresentação:

TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES Como criar estratégias para obter bons resultados no processo do aprender. TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES

Para começo de conversa: 1º-conhecer como se ensina e aprende hoje; 2º-conhecer as características de quem aprende; 3º-identificar a escola que atende os quesitos acima.

para estabelecer uma diretriz pedagógica para o ensino, POR QUE UMA ESCOLA NECESSITA DE UM SISTEMA DE ENSINO? para estabelecer uma diretriz pedagógica para o ensino, para se ter uma organização sequencial de conteúdos para cada série ; para atender a demanda destas novas gerações e melhorar a qualidade do ensino.

VANTAGENS DE UM SISTEMA DE ENSINO PARA O PROFESSOR o planejamento detalhado dos sistemas de ensino, aula a aula, contribui para que o professor deixe de privilegiar os conteúdos que ele tem mais facilidade. “Os professores deixam de pular assuntos que eles não entendem e perdem menos tempo passando matérias na lousa”.

Vantagens de um sistema de ensino para os pais Quando existe um plano de aulas claro: alunos e pais passam a participar e interagir mais com os professores e a escola

Vantagens de um sistema de ensino "Sistemas de Ensino" são criados para que, além dos livros, oferecer às escolas um conjunto de soluções educacionais, como portais de conteúdos on-line, avaliações de aprendizagem, vídeos educacionais, entre outros recursos.

LENDA PEDAGÓGICA Um homem foi congelado

Ao despertar, espantou-se com a existência de carros, aviões e computadores.

Quase para desistir e pedir para ser congelado novamente... Chegou a uma escola. Só reconheceu uma cena igual à de sua infância quando entrou numa sala de aula e reencontrou as carteiras, a lousa , o professor falando...

GERAÇÃO Z -De 3 a 17 anos; -Já nasceram com o chip da informática; -São altamente tecnológicos; -Seu mundo é virtual; -Não vivem sem celular, ipad, ipod; -São exigentes; -São os que mudarão o mundo; -As coisas perdem o valor rapidamente;

-Falta de expressividade na comunicação verbal; -Geração silenciosa; -Dificuldade de interação social, pois não se comunicam pessoalmente; -Preocupam com a sustentabilidade; -Caíram dentro deste contexto

VAMOS REFLETIR...

MOMENTO DE ENCONTRO Com nós mesmos; Com nossas escolhas; Com nossas atitudes; Com nossas ações, Enfim... Com os resultados.

Agora faça um transporte: Voltem lá na 1ª série?Como era sua escola? -Como era a professora(nome,como se vestia,como era...) -Tinha livros?Como eram?Lembram do nome? -Uniforme -Natal-presentes -brincadeiras

TERESA-falar o alfabeto em voz alta D- DIREITA E - ESQUERDA J - JUNTAS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R d j e e d j d j e j d e d e j e j d G H I J K L d j e e d j M N O P Q R d j e j d e S T U V X W Y Z d e j e j d e J

Ensinar e aprender acontecem diferente: AGORA- O conhecimento significativo é estável e estruturado. ANTES- O conhecimento mecânico é instável e isolado.

Quanto assimilamos daquilo que... Apenas ouvimos- 42%; Apenas lemos-52%; Ouvimos e lemos-72%

DICAS... Conte o que viveu quando estava nesta série; Interesse e se ofereça para colaborar em alguma disciplina ou assunto que tenha mais habilidade; O consciente registra suas afirmações; Faça colocações do negativo para o positivo; Premie com ações conjuntas e inesperadas; Faça combinados-funciona em qualquer idade; Demonstre sua decepção e não sua ira; Todos merecem outra chance, outro voto de confiança; Pesquise o insucesso para ajudar e não apenas cobre-o. Ouça-o para compreender.

“Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder....? Como....? Não é nosso, recordam-se....? Foi apenas um empréstimo....!" José Saramago

Teresa Cristina Citelli Gonçalves OBRIGADA A TODOS! Teresa Cristina Citelli Gonçalves